Resumo
Hoshin Kanri é um processo de gestão que alinha, vertical e horizontalmente, as funções e as atividades de uma organização com os seus objetivos estratégicos. É geralmente utilizado quando a transformação Lean é iniciada. Começa como um processo de planeamento Top / Down com 7 etapas, no qual os objetivos estratégicos são comunicados primeiro à organização e em seguida colocados em ação.
Este curso online em formato Flash Training destina-se aos profissionais que queiram compreender como ir para além das ferramentas e criar sistemas de gestão eficazes para aumentar o desempenho e criar uma cultura Lean sustentável. Durante este Flash Training iremos partilhar consigo o conhecimento base para que lhe seja possível delinear o seu planeamento de forma estruturada, utilizando a abordagem Hoshin Kanri.
Irá adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos que lhe irão permitir:
– Compreender os conceitos e princípios-chave de Hoshin Kanri;
– Definir o processo e ferramentas Hoshin Kanri;
– Ganhar conhecimentos práticos e competências no planeamento e implantação do Hoshin Kanri na sua organização.
Com a duração de 90 minutos, o curso é totalmente gratuito, sendo realizado através da plataforma Microsoft Teams.
Agenda
15:30 ― Hoshin Kanri: Ganhar Vantagem Competitiva com esta abordagem de Gestão Lean
Maria João Melo – Engª e Formadora Lean ∙ Six sigma ∙ Indústria 4.0 @ATEC
– O que é Hoshin Kanri e de onde veio?
– Planeamento e conceitos-chave do Hoshin Kanri;
– Principais benefícios do planeamento Hoshin Kanri;
– Planeamento Hoshin: Utilização da Process Street para implementar o processo Hoshin Kanri.
16:50 ― Sessão de Perguntas & Respostas
17:00 ― Conclusão
Oradora
Maria João Melo estudou Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho, fez a sua certificação de Black Belt Lean Six Sigma na Xerox Corporation, em Dublin. É certificada como Sponsor e Finance representative em Lean Six Sigma pela Xerox Corporation. Tirou uma pós-graduação em e-marketing, no IPAM. É certificada Project Management Professional pelo PMI.
A sua experiência profissional foi iniciada na Xerox Portugal como Analista de pós-venda, onde apoiou vendas diretas e indiretas no negócio. Integrou a divisão de marketing como gestora de produto da área de Soluções de Gestão Documental integradas com os equipamentos digitais, assim como os programas de parcerias com fornecedores. Integrou a divisão financeira como Pricing Manager, tendo a responsabilidade de análise de rentabilidades dos negócios. Posteriormente foi convidada a ser analista financeira, tendo a responsabilidade de fazer o controlo e análise das margens dos negócios da Companhia e da área de serviço. A sua experiência em Gestão de Projetos, passa pela implementação de projetos de impressão e contabilização em empresas do setor automóvel, outros grupos empresariais e Universidades, assim como na área da saúde, como consultora da New Angle.
Atualmente é formadora da ATEC, com maior enfoque nas áreas de: Lean, Six Sigma, Gestão da Manutenção, Indústria 4.0 e Lean 4.0, Gestão de Projetos. Professora convidada da Nova SBE em Gestão da qualidade, processos e SPC e em Gestão de Projetos.
Desenvolveu vários projetos Lean e Six Sigma, Análise do modelo de negócios de equipamentos de produção nos parceiros, que se traduziu num crescimento médio de 10% em revenue na venda de equipamentos de produção no canal indireto; Desenvolvimento de um Projeto Lean Six Sigma numa companhia aérea, no centro de reprografia, que permitiu melhorar a linha de produção e finalização da documentação, entre outros. Como Lean Six Sigma Deployment Manager e Coach, geriu o processo de certificação de 15 Green Belts, em Lean Six Sigma, tendo a responsabilidade da seleção do pipeline de projectos com a gestão, desenvolver a relação de mentoria com os candidatos através de reuniões face-to-face, acompanhar os candidatos na sua aprendizagem e aplicação das competências e métodos Lean Six Sigma, comunicar localmente o progresso dos candidatos, assegurar a visibilidade do LSS. Responsável pelo o assessment dos candidatos, em 10 Áreas de competências, da Prática Lean Six Sigma. Suporte em termos de coaching e formação no desenvolvimento de projetos de melhoria contínua em diversas áreas: financeira, marketing, vendas, logística, utilizando ferramentas tais como, 5S, Process Cycle Efficiency, Value Stream Mapping; VOC analysis; Lean Methods, Project Management, Kaizen, Project Risk Analysis, Risk Measurement & Mitigation, Design of Experiments; Total Productive Maintenance (TPM).
A Formação
Curta duração: sessão de 1h30, permite aprender de forma rápida e instantânea. Uma excelente opção para quem não tem muito tempo disponível mas que precisa de estar atualizado/a.
Formato Digital: a aula será em sala virtual com Formador experiente na área de Mecatrónica Automóvel, com esclarecimento de dúvidas em tempo real, conferindo todo o rigor da formação presencial.
Foco: é um curso intensivo sobre tópicos específicos, sendo realizado em turma reduzida para uma melhor aprendizagem.