Endomarketing – Uma nova Visão

O que é o Endomarketing e o que pode potenciar nas organizações de hoje?

 

As empresas procuram constantemente a diferenciação das suas marcas e produtos com o objectivo de se tornarem cada vez mais competitivas. Da mesma forma, concentram esforços em valorizar as pessoas que nela trabalham e com isso obter a satisfação dos seus colaboradores. Atuam assim, por acreditar que os recursos humanos representam um dos seus principais diferenciais comparativos. Dentre as formas de promover a motivação das pessoas, a prática de Endomarketing é, provavelmente, a mais conhecida e, por outro lado, também a mais controversa.

 

Gostaríamos de seguida de vos apresentar uma visão diferenciada da importância do Endomarketing, demonstrando a consistência e a aplicabilidade de um conceito inovador que combina a preocupação com as pessoas e o foco em resultados operacionais, tendo como premissa básica que a qualidade da relação das empresas com o seu mercado e os clientes é uma consequência da sua relação com o seu público interno.

 

Primeiramente, Endomarketing não deve ser entendido apenas como o resultado de comunicação interna e gestão de informação, constituindo um processo educativo que objectiva integrar pessoas e gerar motivação. Motivação não pode ser espontaneamente gerada, nem extraída através da comunicação; ela é propriedade exclusiva e intransferível do indivíduo, podendo apenas ser estimulada por uma série de factores que, em conjunto ou combinados, nas proporções certas àquela pessoa, poderão aumentar a sua percepção de valor da sua motivação individual. Trata-se de uma forma mais pragmática de ver o papel do marketing interno, uma vez que colaboradores mais comprometidos terão maior produtividade e, por consequência, a empresa afere melhores lucros e resultados.

 

Endomarketing

Tendo como fundamento a proposta aqui apresentada, dá-se a partir da conclusão que, segundo a escola clássica de administração, ao existir um composto de marketing é necessário que exista também um Composto de EndomarketingTP, onde cada componente é correlato a um dos conhecidos 4 P ́s, onde:

 Ambiente está para Ponto, e possui duas dimensões: tangível e intangível. A primeira refere-se às instalações físicas da empresa e seus atributos. A intangível reúne

todos os aspectos pertinentes do Clima Organizacional, ou seja, as qualidades do ambiente interno, percebidas pelos membros da organização que influenciam o seu comportamento.

 

Comunicação está para Promoção, e significa o canal de informações entre a empresa e o seu público interno. Trata-se da forma como a empresa “fala” às pessoas próximas e congrega os factores constituintes desta.

 

Empresa está para Produto, logo, para a gestão de marketing interno, a empresa é, de facto, o próprio produto “vendido” às pessoas, assim como tudo aquilo que a organização “entrega” em troca do trabalho do indivíduo, o que chamamos de Fluxo de Benefícios.

 

Trabalho está para Preço, pois significa o valor “pago” pelo indivíduo por tudo que recebe da empresa. Portanto, quanto mais “cara” lhe for a sua empresa, tanto maior será a qualidade do seu trabalho, do seu desempenho e, assim, da sua motivação e comprometimento.

 

 Assim, é  necessário esclarecer alguns pontos tratados de maneira equivocada pelas empresas em geral. Primeiro, o fluxo de informações na empresa é importante, mas o seu principal objectivo não deve ser fomentar a integração e sim subsidiar as pessoas de conhecimento, para apoiar o processo de tomada de decisão. Segundo, a motivação não é estimulada apenas por comunicação interna, e sim por diversos factores, nas doses certas, trabalhados à luz do Composto de EndomarketingTP. E ainda, sendo o desempenho económico-financeiro da empresa uma consequência de como ela interage com o seu público interno, deve-se ter como certo que a empresa que estabelecer a remuneração como principal vínculo com o seu colaborador, apenas conseguirá diferenciar-se no mercado pelos preços baixos que praticar.

 

Para finalizar, não devemos alimentar a ilusão quanto ao por quê zelar pela satisfação dos colaboradores: não devemos fazer a gestão de Endomarketing pensando apenas em tornar as pessoas menos sensíveis à variável salário, mas sim em construir vínculos mais sólidos entre a empresa e o seu público interno, preferencialmente de maneira integrada à cadeia produtiva da qual a organização faz parte.

 

Fica evidente que esta nova visão proposta reflecte com grande amplitude os anseios estratégicos da empresa, uma vez que abrange as diferentes dimensões relacionadas à interacção entre capital e trabalho, estabelecendo o  firme foco em resultados, tornando o Endomarketing uma peça fundamental para a gestão de nossas empresas.

 

Para mais informações poderá consultar também o artigo “As 25 leis do Endomarketing”.

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