Pneumática: mais conhecimento, menos custo

Quando falamos em movimentos pneumáticos, o mais habitual é pensarmos nos movimentos do nosso automóvel ou da nossa bicicleta. No entanto, existem muitos outros movimentos para além do movimento de rotação dos pneumáticos, tais como movimentos lineares, angulares e de percussão.

Hoje em dia qualquer empresa dos mais diversos ramos de atividade tem sistemas automatizados movidos por energia pneumática. Muitas vezes estes sistemas e equipamentos têm avarias nos diversos movimentos referidos. Para a resolução dessas avarias é recorrente que os técnicos de manutenção das empresas optem pela substituição de componentes e não pela resolução da própria avaria. Esta prática tem custos elevados para as empresas, custos esses muitas vezes desnecessários.

Como podem as empresas resolver este tipo de avarias?

Possibilitando aos seus técnicos de manutenção conhecimentos mais aprofundados de pneumática e de esquemas pneumáticos, assim como conhecimentos sobre o funcionamento dos componentes de trabalho, respetiva potência e sinal.

É fundamental que os técnicos tenham conhecimento da constituição e funcionamento de aparelhos pneumáticos, a par com a leitura e interpretação de esquemas pneumáticos e diagramas de funcionamento simples. Os técnicos devem saber localizar e eliminar pequenas avarias, interpretando os esquemas e diagramas de funcionamento.

Na grande maioria das vezes, as avarias são causadas por simples desafinações ou mesmo por sujidade, que contribuem para um deficiente funcionamento dos movimentos nos equipamentos de trabalho, comando ou de sinal. Se os colaboradores da empresa souberem identificar o problema evitam o investimento na compra de novos componentes.

Sabe como se pode alterar o movimento linear alternativo de um cilindro pneumático de duplo efeito para um movimento de percussão (vibratório)?

Observe o esquema em baixo representado e verifique como é possível fazer essa alteração. Tenha em atenção as normas de segurança que obrigam a utilização das duas mãos nos start, tal como indicam as setas.

ATEC Esquema pneumatico

 

Equipamento Necessário:

1) 2 Válvulas 3/2 NF de acionamento muscular e recuperação por mola;

2) 1 Válvula de simultaneidade função “E”;

3) 2 Válvulas direcionais 5/2 NA de acionamento pneumático, biestável;

4) 1 Cilindro pneumático de duplo efeito.

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