Tecnologia ao serviço do ambiente

Filtro de partículas para motores a gasolina de injeção direta

A proteção da atmosfera é indiscutivelmente, cada vez mais, um tema prioritário para a Comissão Europeia.

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Esta preocupação traduz-se, por um lado, na criação e endurecimento de normas e diretivas, nos diversos setores de atividade, que limitam a poluição atmosférica, e por outro lado, tem impulsionado a evolução tecnológica na senda de soluções mais amigas do ambiente.

Nesta linha, entra em vigor a Norma Europeia 6C com novas limitações para a emissão de poluentes, designadamente as partículas finas emitidas tanto pelos motores a Diesel como pelos motores a Gasolina. Até ao momento, somen

te os motores a Diesel eram portadores de Filtro de Partículas (FAP).

Contudo, testes comprovam que o motor de injeção direta de gasolina pode emitir até 10 vezes mais partículas que um motor diesel. Decorrente deste facto, a Norma Europeia 6C determina que os veículos com motorização de injeção direta de gasolina sejam também eles equipados com um filtro para retenção de partículas, o Gasoline Particle Filter (GPF), específico para motores de gasolina de injeção direta.

 

Este tipo de filtro deverá ter uma retenção até 75%, em todos os seus estados de funcionamento e carga do motor. Os testes antipoluição realizados neste momento nos veículos são realizados em condições reais de circulação do veículo, pois só desta forma se pode perceber o verdadeiro impacto ambiental destes sistemas durante a condução em pequenos trajetos e durante a condução em cidade.

No entanto ainda não existe especificação da descrição da tecnologia a ser utilizada pelos fabricantes por forma a responder às novas limitações.

Nos caso dos GPF, o tratamento das partículas torna-se mais simples e fácil em relação a um motor a diesel.

A temperatura dos gases de escape no motor a gasolina é mais elevado que no motor diesel, o que por sua vez facilita a eliminação das partículas ou seja a regeneração do mesmo.

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Por outro lado, no processo de fabrico dos GPF podem utilizar-se materiais mais baratos e, posteriormente, não existe a necessidade de aditivos ao combustível como acontece nas motorizações a diesel para baixar a temperatura da queima das partículas ou para a redução das emissões de óxido de azoto (NOx).

A regeneração é induzida naturalmente assim que o filtro se encontre à temperatura necessária para se dar então esta reação química dentro do mesmo.

Este processo simplesmente ocorre quando o condutor retira o pé do acelerador ou em processo de plena carga, garantido desta forma o perfeito funcionamento e sincronismo do binário disponível do nosso motor.

 

A eliminação praticamente contínua limita a quantidade de partículas a ser regenerada de cada vez que existe o processo de regeneração, o que leva a que o consumo de combustível não seja aumentado como acontece nos motores a diesel com as prés e pós injeções.

O custo do GPF, para os motores de gasolina de injeção direta, é, sensivelmente, cinco vezes mais barato que um FAP, para as motorizações Diesel.

No caso da manutenção e revisão não está previsto nenhum tipo de intervenção ou manutenção específica para os filtros de partículas nos motores de gasolina de injeção direta “GPF”.

A ATEC atualiza continuamente os conteúdos das ações de formação por forma a cumprir com as novas normativas e demais legislação que vai sendo publicada. Desta forma, asseguramos a atualidade das nossas formações. Especificamente na área automóvel a ATEC disponibiliza aos profissionais diversas ações de formação contínua, de atualização e de certificação. Para mais informações consulte os nossos cursos da área automóvel aqui.

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