Gestão da Qualidade - Conceitos Básicos
O curso de Gestão da Qualidade - Conceitos Básicos pretende capacitar os formandos com conhecimentos e competências no âmbito da gestão e capacitação relacionadas com auditorias ao sistema de gestão da qualidade.
Objetivos
- Compreender a necessidade de Gestão Organizacional;
- Compreender os conceitos gerais relativos à gestão da qualidade;
- Conhecer e compreender o conteúdo da norma NP EN ISO 9001:2015;
- Conhecer as orientações necessárias para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;
- Conhecer as Sete Ferramentas Básicas da Qualidade;
Destinatários
- Quadros Médios e Superiores das organizações.
- Outros colaboradores/as com participação ativa na gestão da qualidade.
Metodologia
Método ativo, recorrendo a formação teórico-prática orientada para a resolução de situações reais do quotidiano profissional.
Pré-Requisitos
Não aplicável
Conteúdos Programáticos
Gestão Organizacional:
- Visão, Missão e Valores de uma organização;
- Importância de relacionar a Visão com os Objetivos, Metas e Planos de ação;
- Contexto Externo e Interno de uma Organização;
- Diferentes tipos de estratégia.
Qualidade:
- Introdução à Qualidade;
- Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade;
- A Norma NP EN ISO 9001:2015;
- Contexto da Organização;
- Liderança;
- Planeamento;
- Suporte;
- Operacionalização;
- Avaliação de Desempenho;
- Melhoria.
As Sete Ferramentas Básicas da Qualidade (conceitos básicos):
- O que são e para que servem.
Auditorias da Qualidade:
- Tipos de Auditoria;
- Definições e conceitos básicos;
- Requisitos, responsabilidades e funções dos auditores e dos auditados.
Formato
Duração
21hHorário
09:00-17:00Certificação
Certificado de Formação ProfissionalPreço
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10