
O que é afinal a “Moderação” ?
O termo Moderação é um termo utilizado em variadíssimos contextos, sendo que provavelmente surge com mais frequência no contexto televisivo quando se fala na moderação de debates ou painéis de opinião.
Independentemente do contexto em que tem vindo a ser utilizado, desde a antiga Grécia à atualidade, o termo moderar sempre teve por base o significado de regrar, regular, conter nos limites justos, pôr no meio-termo.
Presentemente, num mundo cada vez mais competitivo e exigente, a moderação ocupa uma posição de destaque no campo da resolução de problemas em contexto organizacional. Nesta envolvente, o seu objetivo primordial centra-se em auxiliar um grupo de trabalho na inquirição de soluções para um determinado problema. Com base nesta premissa, a moderação é uma ferramenta indispensável num contexto organizacional, em que o chavão melhoria contínua é condição “sine qua non”.
Porquê optar por um trabalho de grupo moderado?
A vantagem de um trabalho de grupo moderado reside no envolvimento e contribuição ativa de todos os participantes na discussão. A sessão de trabalho torna-se mais dinâmica e envolvente, obtendo-se uma maior diversidade e riqueza de ideias e sugestões com vista à resolução da problemática em questão.
Sendo o resultado algo obtido em conjunto e com a concordância de todos, a aceitação do mesmo é consequentemente imediata e a motivação para a sua implementação e concretização é desencadeada de forma intrínseca. Afinal, todos os envolvidos são responsáveis pelo desfecho do trabalho de grupo percorrido.
Outro aspeto a favor de um trabalho de grupo orientado por um moderador consiste na neutralidade e imparcialidade deste face ao tema / problema alvo da sessão de ser trabalho. O facto de não estar diretamente envolvido ou afetado, permite-lhe conduzir o grupo de forma objetiva e estruturada pelo processo de reflexão e discussão, garantindo que todos os participantes estejam em pé de igualdade e que todos os contributos sejam válidos e considerados de igual forma no resultado final.
O Método
1. Disposição da Sala
Opta-se por um semicírculo de cadeiras sem mesas para que todos os participantes possam ter contato visual entre si e deste modo poderem entrar em diálogo e partilha de ideias criando um ambiente de abertura e proximidade
2. Meios auxiliares específicos
Os materiais utilizados são uma parte integrante ao método, nomeadamente o flipchart, quadros de afixação e outros materiais necessários para levar a cabo as dinâmicas inerentes à moderação e garantir um processo de visualização adequado.
3. Trabalhar de acordo com o Ciclo da Moderação
A moderação de um workshop/reunião pressupõe o percorrer do ciclo da moderação, constituído por 6 fases: 1ª Introdução, 2ª Recolha, 3ª Seleção, 4ª Exploração, 5ª Resultado, 6ª Fecho. Estas 6 fases estruturam o decorrer da discussão de grupo e garantem um debate organizado, tal como a obtenção de resultados durante as sessões de trabalho.
4. Visualização da discussão de grupo
A moderação vive da visualização, pelo que os contributos dos participantes são registados de uma forma estruturada em flipchart ou em quadros de afixação. Essa informação ficará sempre exposta durante todas as fases de trabalho servindo assim de fio condutor à discussão. No final do workshop/reunião, tudo é fotografado para se elaborar um relatório fotográfico a ser entregue ao cliente.
5. Utilização de métodos específicos
Desde o momento de apresentação do tema ao feedback final sobre o decorrer da sessão de trabalho, o moderador recorre a métodos específicos que permitem explorar o tema de vários ângulos analisando, por exemplo, quais são os problemas e possíveis soluções ou quais as causas de um determinado problema ou impedimentos a possíveis soluções… Existem também ferramentas que simplesmente visam angariar ideias resultando depois no mapeamento das mesmas através de um mapa mental, por exemplo.
6. Postura do Moderador
O moderador deverá idealmente ser alguém não afeto ao tema para que possa de forma neutra e isenta conduzir a sessão de trabalho, orientar o grupo no seu debate em direção ao objetivo proposto e minimizar situações de conflito que possam ocorrer entre os participantes. Desta forma, é de vital importância que conheça e desempenhe conscientemente o seu papel.
7. Orientação do grupo através da colocação de questões
Para a obtenção dos resultados pretendidos, é de crucial importância que o moderador domine e adote técnicas de questionação, que por um lado ajudam a orientar o grupo no seu debate e por outro lado estimulam o sentido critico, por forma a que o grupo questione as decisões tomadas, incitando deste modo a uma reflexão mais aprofundada sobre o tema. Esta abordagem também permite recolher dos participantes toda a informação e know how necessário à análise da temática.