Léxico Lean

K-L


O oposto de Kaizen. Mudar para pior.

É uma palavra forte na cultura japonesa que significa 'mudança radical, reforma' e que em alguns contextos se pode traduzir por 'revolução'. Desafia os paradigmas dominantes que paralisam a evolução da organização.

Em japonês, a palavra 'KAIZEN' significa 'melhorias de baixo custo', com envolvimento de todas as pessoas da organização, desde diretores até aos operadores.

Termo que inicialmente se referia aos esforços de rápida mudança de layouts de processos com o objetivo de melhorar o seu desempenho. Atualmente referem-se a workshops de melhoria.

Ferramenta fundamental da produção em fluxo puxado, o kanban regula a movimentação ou o fabrico de materiais em função do consumo.
Existem dois tipos básicos de kanban: o kanban de produção que indica a uma unidade produtiva (linha, célula...) o produto e respetiva quantidade a fabricar para repor o que foi consumido a jusante; e o kanban de movimentação que autoriza a retirada de um produto de um armazém, designado Supermercado, para um processo a jusante.
O kanban clássico assume a forma de um cartão ou etiqueta onde constam dados tais como a referência do produto, a quantidade a produzir, o processo fornecedor, o processo cliente, o ciclo de reaprovisionamento, etc.
Ver também: Heijunka, Pull Flow

Método de avaliação de Sistemas de Medida por atributos. O Kappa permite estimar a concordância entre avaliações categóricas fornecidas por duas ou várias técnicas ou observadores. Permite quantificar o grau de discordância e mostra se é necessária uma ação de melhoria. Um resultado de 1 corresponde a uma concordância perfeita.
Ver também: Just in Time

Metodologia de análise e resolução de problemas desenvolvida por Charles Kepner e Benjamin Tregoe. Também conhecida por 'Is/Is Not' baseia-se na análise diferencial da descrição do problema de forma a facilitar a descoberta da causa raiz do mesmo.

Estratégia ou filosofia de gestão do conhecimento gerado pelas organizações. O conhecimento pode ser “arquivado” e processado através de sistemas informáticos, estando assim disponível a todos os colaboradores. Uma outra forma de gestão de conhecimento é a sua ligação intrínseca às pessoas, sendo estas as responsáveis pela distribuição do conhecimento, também com a ajuda de meios informáticos.

Métricas de índole estratégica normalmente associadas ao Balanced scorecard.

Tempo necessário para realizar uma dada tarefa, trabalho, produto ou serviço. É um tempo composto pelo tempo útil (ex: tempo de processamento) e o tempo não produtivo (ex: avarias, armazenamento, transportes e setups).

Termo de origem inglesa que significa magro. Algo que contém apenas o que é necessário.

Metodologia de conceção e desenvolvimento de meios produtivos (linhas, células, máquinas e posto de trabalho) que tem por objetivo a obtenção, no mais curto espaço de tempo, de meios de baixo custo, fiáveis e bem adaptados ao Lean Production.
O Lean Process Design procura combater o desperdício de meios habitualmente observado em empresas que utilizam os velhos paradigmas de desenvolvimento e aquisição de equipamentos.

O Lean Production é um sistema integrado de desenvolvimento, produção, qualidade, logística e fornecedores que tem por objetivo servir o cliente utilizando a menor quantidade de recursos tais como capitais, mão-de-obra, materiais, equipamento, energia, etc.
O LPS otimiza a cadeia de valor como um todo, eliminando as atividades sem valor acrescentado, reduzindo o lead time e aproximando-o do tempo de valor acrescentado.
O termo lean production foi utilizado pela primeira vez por John Krafcik do MIT e tem sido bastante divulgado pelo Lean Enterprise Institute.
Ver também: Muda

Iniciado pela Maytag e pela TBM, o Lean Sigma é a abordagem atual mais rápida e efetiva para a melhoria nos negócios. Combinando a “eliminação rápida do desperdício e redução do lead time” do Lean com o “foco em qualidade e a melhoria de rendimento” do Seis Sigma, o Lean Sigma oferece às empresas um impulso de melhoria sem precedentes numa fração do tempo da implementação tradicional do Six Sigma.

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