Curso de ITIL Foundation

ATEC Tecnologias de Informação Site

Objetivos

  • Permitir aos participantes compreender como adotar e adaptar na sua organização as melhores práticas para a gestão de serviços de TI descritas no ITIL.
  • Compreender os conceitos e princípios de base subjacentes à gestão do ciclo de vida dos serviços de TI e ao quadro integrado de processos que implementa essa gestão.
  • Descrever os diferentes processos e funções que constituem o quadro de referência ITIL, fornecendo orientações práticas sobre o modo de os aplicar com sucesso na gestão de serviços TI.
  • Preparar os participantes para se candidatarem com sucesso ao exame ITIL Foundation Certificate in IT Service Management.

Destinatários

Profissionais de TI, Equipas de Suporte Técnico, Gestores de Projetos e de Negócios, qualquer membro de uma equipa envolvido na entrega de serviços de TI.

Pré-Requisitos

O curso é lecionado em português mas é importante que para aproveitar ao máximo os conhecimentos que serão transmitidos, os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês. Os slides e a bibliografia recomendada para o curso estão escritos em Inglês, e as perguntas do exame de certificação (por escolha múltipla) são em Inglês.

Conteúdos Programáticos

De acordo com a estrutura do curso, os participantes deverão no final do mesmo ter adquirido competências em:

  • Introdução
    • Background do ITIL
  • O Service Management (Gestão de Serviço) enquanto prática
    • Conceitos de Serviço e Gestão de Serviço
    • Definição e distinção entre Funções, Papéis e Processos
    • Modelo de processos e características dos processos
  • O Ciclo de Vida de um Serviço
    • Conceito de ciclo de vida de um serviço
    • Estrutura, âmbito, componentes e interfaces no ITIL
    • Principais objectivos, âmbito e valor para o negócio das etapas de Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operations e Continual Service Improvement.
  • Fases do Ciclo de Vida de Serviço
  • (Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operations e Continual Service Improvement):
    • Compreensão e descrição dos Princípios Chave e Modelos de Gestão de Serviço.
    • Descrição dos Processos de Gestão de Serviço, respectivo contributo para o Ciclo de Vida de Serviço.
    • Descrição dos objectivos de alto nível, âmbito, conceitos básicos, actividades, papéis e interfaces dos processos nucleares (Service Level Management, Change Management, Incident Management and Problem Management).
    • Conceitos básicos e papéis relacionados com os processos restantes.
  • Funções
    • Função de Service Desk
    • Conceitos e relacionamento das funções:  
      • Technical Management  
      • Application Management  
      • IT Operations Management
  • Papéis
    • Abordagem dos papéis chave na Gestão de Serviço e conhecer os restantes papéis.
  • Tecnologia e Arquitectura
  • Esquema de qualificações ITIL
  • Exame de certificação simulado
  • Exame de certificação ITIL Foundation

Duração (horas)

30

Nº Mínimo de Participantes

4

Certificação

Certificado de Formação Profissional. ITIL Foundation Certificate, na sequência da passagem com sucesso do respetivo exame de certificação, a fazer após a formação.

Preço (por pessoa)
Isento de IVA ao abrigo do Artº 9º do CIVA, nº 10

1750 €
Inscrição Online Escolher Data Curso

Voltar atrás

Partilhe esta informação

Os seus dados
Por favor preencha o seu nome
Por favor preencha o seu e-mail.
Destinatário
Por favor preencha o e-mail destinatário
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Não trataremos qualquer dado pessoal aqui registado.

Partilhe Connosco
as suas necessidades

Empresa
Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor preencha a empresa.
Por favor indique o n.º de telefone.
Em que está a pensar
Por favor preencha o projeto/tema.
Por favor preencha o objetivo
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Pedido de Informação

Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor preencha a empresa.
Por favor preencha o telefone.

Por favor escolha o seu pedido
Por favor preencha a mensagem.
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.