A acelerada evolução tecnológica com que as empresas se deparam, cria enormes desafios ao nível das equipas técnicas. A implementação de sistemas de automação e a crescente digitalização dos processos industriais impõem a criação de novos perfis profissionais, os quais ainda não existem na sua totalidade.
Para que as empresas estejam na linha da frente, preparando adequadamente a sua evolução tecnológica, a Requalificação (UpSkilling) e Reconversão (ReSkilling) das suas equipas técnicas apresentam-se, atualmente, como a única solução para garantir a sua e sustentabilidade.
A ATEC pretende ser um parceiro presente para apoiar os seus Clientes a ultrapassar estes desafios, colocando à disposição das empresas programas específicos com conteúdos e metodologias inovadoras que associam a formação técnica, à formação comportamental e a ferramentas de melhoria contínua, estas últimas cada vez mais imprescindíveis no perfil dos colaboradores.
Para apoiar os nossos Clientes no processo de UpSkilling, desenvolvemos ferramentas robustas ao nível do mapeamento de competências das equipas técnicas para avaliar adequadamente os conhecimentos individuais de cada técnico, e da equipa no seu todo, e desta forma, desenhar o programa mais ajustado à sua evolução e requalificação profissional.
A automatização dos processos tem como consequência menos positiva a redução de equipas não especializadas. Sabendo a importância de cada ativo humano dentro de uma empresa, o processo de ReSkilling das equipas assume um papel preponderante. Através deste processo será possível que um operador, que já conhece o processo industrial e vive os valores da empresa, integre um programa de reconversão profissional para evoluir para técnico de manutenção, por exemplo.
Os 3 eixos de atuação do ReInventing People:
Novas exigências
tecnológicas
no mercado de trabalho.
E agora?
Requalificação | UpSkilling:
Solução para Colaboradores especializados que necessitem de incrementar as suas competências técnicas e comportamentais para acompanhar a crescente digitalização e automatização dos processos industriais.
Reconversão | ReSkilling:
Solução para colaboradores não especializados, reconvertendo-os em técnicos especializados com as características essenciais para o crescimento do negócio. As competências são mapeadas em conjunto com a empresa e os colaboradores são direcionados para um perfil profissional a ser desenvolvido com um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Recrutamento | Recruiting:
Solução que prevê o recrutamento e desenvolvimento de novos colaboradores de acordo com as necessidades da empresa Cliente. O processo de seleção dos candidatos é feito em conjunto com a empresa o que permite adequar aos objetivos da empresa e do programa a desenvolver.
Qual é o Processo de cada Eixo de atuação?
FASE 1. REUNIÃO COM O CLIENTE
Reunião com o Cliente para conhecer a necessidade de evolução das suas Equipas.
FASE 2. VISITA ÀS INSTALAÇÕES
Visita às instalações para avaliar a tecnologia instalada, processos e conhecer as especificidades do Cliente.
FASE 3. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
Mapeamento das competências dos colaboradores que dará origem a um relatório individual sobre cada Técnico e sobre o grupo em geral.
FASE 4. PREPARAÇÃO DO PROGRAMA
Preparação da proposta do programa de formação UpSkilling tendo como base o instrumento de mapeamento de competências. Esta etapa é realizada em estreita articulação com o Cliente.
FASE 5. EXECUÇÃO DO PROG. UPSKILLING
Execução do programa de formação UpSkilling com acompanhamento de um Coordenador de projeto ATEC.
FASE 1. REUNIÃO COM O CLIENTE
Reunião com o Cliente para conhecer a necessidade de reconversão profissional das suas Equipas.
FASE 2. VISITA ÀS INSTALAÇÕES
Visita às instalações do Cliente para conhecer as áreas, onde os colaboradores irão desempenhar as suas futuras tarefas, após o programa de formação ReSkilling.
FASE 3. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
Mapeamento das competências dos colaboradores que dará origem a um relatório individual e que tem como objetivo principal conhecer o nível de conhecimento existente em cada colaborador na ótica da nova função.
FASE 4. PREPARAÇÃO DO PROGRAMA
Preparação da proposta do programa de formação ReSkilling tendo como base o instrumento de mapeamento de competências. Esta etapa é realizada em estreita articulação com o Cliente. O programa integra uma componente de Training on Job para preparar adequadamente os colaboradores à nova função.
FASE 5. EXECUÇÃO DO PROG. RESKILLING
Execução do programa de formação ReSkilling com acompanhamento de um Coordenador de projeto ATEC.
FASE 6. TRAINING ON JOB
Realização da componente Training on Job articulada com o programa de formação ReSkilling. O seu desenvolvimento pode ser realizado paralelamente com a componente teórico-prática ou após a sua conclusão. A coordenação desta etapa poderá ser da responsabilidade do Cliente ou da ATEC.
FASE 7. RELATÓRIO FINAL
Relatório final de cada colaborador integrado no programa de formação ReSkilling nas dimensões técnicas e Soft Skills, promovendo a informação das áreas de desenvolvimento individual necessárias para a sua evolução na função.
FASE 1. REUNIÃO COM O CLIENTE
Reunião com o Cliente para conhecer as necessidades de recrutamento, definir os perfis a recrutar e desenvolvimentos do plano de formação para responder às necessidades específicas identificadas.
FASE 2. DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA
Divulgação do programa de recrutamento pelos diferentes meios de comunicação alinhado com as indicações do Cliente.
FASE 3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
DOS CANDIDATOS
Recrutamento dos candidatos e respetiva seleção com recurso a ferramentas como sejam, Provas de aferição técnica, Testes psicotécnicos, Assessment Center e Entrevistas motivacionais. Apresentação e validação dos candidatos com o Cliente.
FASE 4. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO
Desenvolvimento do programa nas instalações do Cliente ou nas instalações da ATEC, com acompanhamento do coordenador do projeto ATEC. Elaboração de relatório individual intermédio dos formandos (Avaliação técnica e Soft Skills) para avaliar a sua performance e implementar eventuais necessidades de melhoria.
+ FASE 5. COMPETÊNCIAS DE TUTORIA
Possibilidade de integração de um módulo de desenvolvimento de competências de tutoria para as equipas que acompanharão o Training on Job do programa, nomeadamente na criação dos Planos Individuais de Atividades (PIA) de acordo com o perfil de competências da função.
FASE 6. RELATÓRIO FINAL
Elaboração do relatório final de cada formando, nas dimensões técnica e Soft Skills, para as necessárias tomadas de decisão do Cliente.
FASE 7. ENTREGA DE DIPLOMAS
Apoio na preparação e desenvolvimento da cerimónia de reconhecimento e entrega de diplomas aos formandos.
Quais são as Áreas de Intervenção?