Participamos ativamente em consórcios, nomeadamente para o desenvolvimento de projetos que permitam antecipar as necessidades do mercado europeu e nacional ao nível da formação em diversas áreas técnicas e tecnológicas, mas também para a partilha de novos métodos e tecnologias de aprendizagem. Atualmente participamos nos seguintes projetos de cooperação:
TRIREME - Digital & Green skills towards future of the Mobility Ecosystem
2024 – 2028
SOBRE O PROJETO
O setor dos transportes e da mobilidade é central para alcançar a neutralidade climática até 2050, para a qual a e-mobilidade e o hidrogénio desempenharão um papel fundamental. Por outro lado, a transformação digital e os novos serviços proporcionarão oportunidades de oferecer novos modelos de negócio, incluindo aplicações de TI em novos processos de produção e de retalho. Com isto em mente, o projeto TRIREME irá apoiar a colaboração setorial em matéria de competências no ecossistema global de mobilidade.
Os parceiros (31 no total) estão a desenvolver:
- Estratégia de cooperação para as competências na mobilidade;
- Análise das competências para o setor;
- Programas de formação chave reconhecidos a nível Europeu;
- Plano de ação para a sustentabilidade dos resultados do projeto;
PARCEIROS
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• ASA – Automotive Skills Alliance
• ACEA - European Automobile Manufacturers’ Association
• CECRA – The voice of European vehicle dealers and repairs
• CLEPA – European Association of Automotive Suppliers
• ETRMA – European Tyre & Rubber manufacturers´ association
• VSB – Technical University of Ostrava
• APTE – Association for Promoting Electronics Technology
• Asociatia Transilvania IT Cluster
• Mylia – Brand di Adecco Formazione S.r.l
• IndustriALL – European Trade Union
• Ceemet – European Tech & Industry Employers
• Stuttgart Region Economic Development Corporation
• ISCN – International Software Consulting Network
• University of Maribor
• Newton University
• IInterTradeCard
• Eupportunity
• SPIN360
• Fondazione Giacomo Brodolini Srl SB
• Budapest University of Technology and Economics (BME)
• HETEL
• SERNAUTO
• East Automotive Alliance (EAA)
• UCRS - Education Center Ringkøbing Skjern
• Mobinov – Automotive Cluster Portugal
• EuroSPI 2
• Graz University of Technology
• SFC - Sistemi Formativi Confindustria
• VAMIA
• Chalmers University of Technology
PAÍSES
Bélgica
República Checa
Roménia
Portugal
Itália
Espanha
Alemanha
Áustria
Eslovénia
Hungria
Polónia
Dinamarca
Suécia
CaBatt - Capacity Building for Battery Teachers in VET
2023 – 2025
SOBRE O PROJETO
A formação profissional, bem como de professores e formadores qualificados, para a indústria emergente de baterias é necessária. Com este projeto, pretendemos capacitar formadores em toda a Europa com competências e redes de parceria, reforçando a capacidade dos prestadores de EFP para fornecer formação de qualidade para o sector. Este projeto baseia-se nas necessidades encontradas no projeto Erasmus+ ALBATTS.
Os parceiros (5 no total) estão a desenvolver:
- 5 cursos para formadores no setor das baterias, em formato blended learning, com eventos de aprendizagem a decorrer na Noruega, Suécia, Finlândia, Portugal e República Checa;
- Crachás digitais (“digital badges”) para cada curso, para facilitar o reconhecimento da formação;
PARCEIROS
• VAMIA - coordenador
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• Skelleftea kommun
• Fagskulen Vestland
• VSB – Technical University of Ostrava
PAÍSES
Portugal
Suécia
Finlândia
República Checa
Noruega
Voltage - Vocational Training for Optimal Learning and Growth in the European Battery Industry
2024 – 2028
SOBRE O PROJETO
O projeto VOLTAGE visa a criação de Centros de Excelência Profissional (CoVEs), promovendo fortes parcerias com a indústria e assim criar uma plataforma onde convergem conhecimentos, competências e recursos, facilitando a integração perfeita do EFP no sector das baterias. Um dos principais objectivos do projeto é o reforço das capacidades dos prestadores de EFP e dos formadores, através de formações e iniciativas de desenvolvimento profissional.
Os parceiros (14 no total) estão a desenvolver:
- Um fórum para a cooperação entre formadores;
- Cursos para formadores;
- Curricula e programas de formação reconhecidos para o setor;
- Iniciativas para aumentar a atratividade da EFP e do setor;
PARCEIROS
• Merinova Technology Centre
• VAMIA
• e-mobil BW
• Technische Akademie Schwäbisch Gmünd
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• Mobinov – Automotive Cluster Portugal
• The Gothenburg Region (GR)
• Göteborgs Tekniska College
• Business Region Göteborg (BRG)
• EIT Manufacturing North
• Lindholmens Tekniska Gymnasium
• Nösnäsgymnasiet
• Bursa Coskunoz Egitim Vakfi (Coskunoz Vakfi)
• Coşkunöz Kalıp Makina
PAÍSES
Portugal
Suécia
Alemanha
Turquia
Finlândia
Hybrid Elevate - Hybrid Teaching: Empowering Educators for the Future
2023 – 2025
SOBRE O PROJETO
Hybrid Teaching: Empowering Educators for the Future é um projeto com duração de dois anos, financiado pela Comissão Europeia, que visa capacitar o corpo docente para o ensino híbrido flexível e institucionalizar o conhecimento através de um sistema de microcertificação. Os quatro parceiros do projeto estão empenhados em desenvolver atividades que irão certamente melhorar o ensino híbrido, garantindo uma experiência de aprendizagem equitativa tanto para alunos offline como online, contribuir para aumentar a integridade dos alunos com menos oportunidades, melhorar o desenvolvimento profissional dos professores e a inovação na educação através de experiências com novas abordagens pedagógicas.
PARCEIROS
• Vilniaus Kolegija (VIKO) | Coordenador
• EUROPA-UNIVERSITÄT FLENSBURG (EUF)
• STICHTING NHL STENDEN HOGESCHOOL (NHLS)
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
PAÍSES
Lituânia
Alemanha
Países Baixos
Portugal
IQATP - Improving the Quality of Aligned Training Programs in Renewable Energy Department
2024 – 2026
SOBRE O PROJETO
O projeto visa desenvolver e apoiar programas educativos práticos na área das energias renováveis, alinhando os resultados de aprendizagem com as Competências Verdes Europeias (GreenComp). Estes objetivos pretendem contribuir para a criação de um currículo comum e sustentável a nível europeu, reforçar a empregabilidade dos estudantes e apoiar o desenvolvimento contínuo de alunos e professores. Através da cooperação internacional e setorial, o projeto promove um programa educativo baseado em competências, acompanhado de processos de avaliação que garantem a qualidade e a relevância da aprendizagem.
PARCEIROS
• Ankara Teknoket College Vocational and Technical High School | Coordenador
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• SREDNO OPSHTINSKO UCHILISHTE NIKOLA KAREV STRUMICA
• Iniciativi za grajdansko obshtestvo
PAÍSES
Turquia
Portugal
Bulgária
Macedónia do Norte
AutoCredify - Accelerating Automotive Green and Digital Skills with Micro-credentials
2025 – 2028
SOBRE O PROJETO
A transição verde e digital está a remodelar indústrias, a transformar modelos de negócio e a redefinir as exigências de competências em setores como o automóvel e as TIC. Em resposta, este projeto desenvolve uma abordagem inovadora de antecipação de competências adaptadas ao setor da manutenção automóvel, destinada a trabalhadores semiqualificados a técnicos (EQF 3-5). O objetivo do projeto é captar as necessidades emergentes de competências a um nível granular e baseado em tarefas e traduzi-las em soluções de aprendizagem exequíveis.
No centro do projeto está um sistema escalável de microcredenciais (MCs), estruturado em torno de uma gestão robusta, inovação pedagógica, avaliação fiável e sustentabilidade financeira. Concebido em conjunto com as principais partes interessadas, este sistema irá apoiar percursos dinâmicos de requalificação e reciclagem profissional, oferecendo cursos curtos e direcionados que melhoram a empregabilidade e a resiliência profissional.
O projeto investiga também a fiabilidade e a adoção de microcredenciais nos sistemas de EFP, abordando a garantia da qualidade, a integração com as qualificações tradicionais e a sustentabilidade a longo prazo. Ao colmatar o fosso entre a rápida evolução tecnológica e o ensino profissional, capacitamos os trabalhadores e os candidatos a emprego para prosperarem num mercado de trabalho em rápida evolução.
PARCEIROS
• Fondazione Giacomo Brodolini Srl SB | Coordenador
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• ASA – Automotive Skills Alliance
• ACEA - European Automobile Manufacturers’ Association
• Gobierno de Navarra
• SAMiEDU
• Diplomasafe
• INA – Instituto Nacional de Administração, I.P.
• Donapea
• CIP Huarte
• Etelä-Savon maakuntaliitto
• Virgen del Camino
• IndustriALL – European Trade Union
• CECRA – The voice of European vehicle dealers and repairs
PAÍSES
Portugal
Espanha
Itália
Bélgica
Finlândia
Dinamarca
AutoEFa - Virtual Open Course on Automotive Environmental Footprint Guidelines
2024 – 2027
SOBRE O PROJETO
O AutoEFa é um consórcio internacional que visa capacitar profissionais e futuros profissionais para promover a sustentabilidade no setor automóvel. Através de uma abordagem moderna de edutainment — ensino por meio do entretenimento — o projeto desenvolve um MOOC (Massive Open Online Course) interativo, de alta qualidade.
No culminar do trabalho dos parceiros, o projeto tem como objectivos:
- Criar um MOOC inovador sobre métodos relativos à Pegada Ambiental de Produto (PEF – Product Environmental Footprint) e Pegada Ambiental Organizacional (OEF – Organisational Environmental Footprint), recorrendo a elementos interativos como jogos, storytelling e outras ferramentas interativas que permitam tornar a aprendizagem mais atraente;
- Atender às necessidades em evolução na área das competências verdes e digitais, promovendo o upskilling (aperfeiçoamento) e reskilling (recapacitação) da força de trabalho com base em estudos de mercado e feedback de stakeholders do setor automóvel;
- Oferecer microcredenciais digitais (badges, alinhadas com padrões de qualificação europeus, reforçando o reconhecimento das competências adquiridas em toda a União Europeia e impulsionando a empregabilidade dos participantes;
- Integrar o curso nos ecossistemas educacionais da UE, garantindo elevada visibilidade, sustentabilidade e relevância a longo prazo;
PARCEIROS
• University of Zilina (UNIZA) | Coordenador
• VSB - Technical University of Ostrava (VSB-TUO)
• Silesian University of Technology (SUT)
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• Spin360
• SCOVECO
• EDUCOS
• ACEA - European Automobile Manufacturers’ Association
• ASA – Automotive Skills Alliance
PAÍSES
Portugal
República Checa
Eslováquia
Polónia
Itália
BIDS – Bridging Inclusion, Digitalisation and Sustainability
2023 – 2025
SOBRE O PROJETO
O projeto visa criar e reforçar parcerias para apoiar a implementação de estratégias de internacionalização para os prestadores de EFP e apoiar a mobilidade de pessoal e de estudantes entre dois continentes, ao mesmo tempo que cria um modelo para a integração das prioridades do programa Erasmus+, inclusão, digitalização e sustentabilidade, nas estratégias dos prestadores de EFP.
Os parceiros (9 no total) estão a desenvolver módulos de formação:
- Digitalização, para explorar as oportunidades digitais mais recentes e relevantes;
- Inclusão, para reforçar as competências interculturais e aumentar a autoestima;
- Sustentabilidade, para se prepararem para um futuro mais sustentável e serem cidadãos mais dedicados;
PARCEIROS
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• Aventus
• Kainuu Vocational College (KAO)
• Vocational College Lappia
• Luovi Vocational College
• New Brunswick Community College (NBCC)
• The Nova Scotia Community College (NSCC)
• Tradium
• Turku Vocational Institute – TAI
PAÍSES
Portugal
Dinamarca
Finlândia
Canadá
Países Baixos
NGS - NEW GENERATION STORAGE
01.01.2022 – 31.12.2025 | LÍDER DO CONSÓRCIO: DST - SOLAR, S.A
DESCRIÇÃO DA AGENDA
O Pacto de Inovação New Generation Storage (NGS) encontra-se completamente alinhado com a estratégia de transição energética da União Europeia até 2040, e o repto para a eletrificação completa da mobilidade até 2035. Tendo por base um modelo estruturado em 8 Work Packages que abarcam a totalidade da cadeia de valor de produção de componentes, packs e reciclagem de baterias, propõe-se a agregação de valor a cada etapa do processo, culminando num objetivo comum: a criação de um novo ecossistema tecnológico na área das baterias que se irá destacar a indústria nacional no mercado global. Através da cooperação de 47 entidades pretende-se transformar estruturalmente o tecido produtivo nacional, criando as condições necessárias - ao nível tecnológico e recursos humanos - para um ecossistema industrial capacitado para a produção em massa de tecnologias inovadoras, e uma cadeia-de-valor completa que permita a gestão de fim-de-vida de referência a nível mundial.
Objetivos, Atividades e Resultados Esperados
O WP1 “Refinação e Valorização Avançada” visa a instalação de uma grande refinaria e ações relacionadas a processos sustentáveis de refinação e valorização, visando implementar uma linha industrial inovadora e aprimorada para o processamento de lítio, através da tecnologia sustentável baseada em eletrólise de membrana.
O WP 2 “Células, Módulos e Componentes” visa a instalação e operação de linhas de fabricação de células/módulos e o desenvolvimento de elétrodos, ligantes, eletrólitos e separadores novos e mais seguros e sustentáveis, em estreita relação com o WP1 e WP5.
O WP3 “Montagem de Baterias” prevê a instalação de três linhas de montagem produtivas para módulos de baterias estacionárias para a indústria automotiva; prevê ainda a integração de cabeamento, conectores e invólucros, bem como sistemas de gerenciamento de energia e eletrônicos de controle, modelagem e desenvolvimento do produto proposto.
O WP4 “Integração e Aplicação” inclui cinco linhas piloto relacionadas com: a conexão de baterias à rede para gestão da rede elétrica; o uso de baterias para diferentes finalidades - residencial, comercial e industrial; a integração de bateria em estações de carregamento rápido; a integração de bateria em veículos. Essas linhas piloto permitirão a definição de tecnologia e conhecimento que será aplicado ao uso de baterias numa ampla gama de situações.
O WP5 “Reciclagem e Segunda Vida” inclui linhas de ação relacionadas à reciclagem de materiais e componentes de baterias, desmontagem de baterias e baterias de segunda vida. Além disso, a reciclagem dos elementos da bateria permitirá a alimentação do WP1, criando um projeto circular totalmente fechado.
O WP6 “Formação e Cursos Avançados” é transversal a todo o Pacto de Inovação NGS e tem o objetivo de capacitar recursos humanos nas empresas envolvidas no NGS, bem como fornecer formação altamente especializada para futuros estudantes de mestrado e doutorado, promovendo qualificações técnicas e universitárias nas empresas.
O WP7 “Plataforma Tecnológica e Empreendedorismo” é também transversal a todo o Pacto de Inovação e inclui linhas de ação com o objetivo de desenvolver e implementar uma Plataforma Tecnológica, que irá apoiar a indústria nacional a posicionar-se como um importante ator internacional no setor de baterias. O principal objetivo desta Plataforma é apoiar a inovação de mercado (do laboratório à fábrica) para o pleno desenvolvimento e adoção no mercado de soluções tecnológicas, apoiando-as em todas as etapas necessárias de desenvolvimento ao longo da cadeia de valor.
O WP8 “Disseminação e Gestão” é estrutural para todo o projeto e tem como objetivo comunicar e divulgar os objetivos globais e resultados do NGS, pretendendo promover amplamente este Pacto entre os intervenientes do setor (comunidade científica e mercado). Inclui também a gestão técnica do Pacto NGS.
Assim, o pacto NGS entregará 18 PPS, nomeadamente:
-
PPS1 - Tecnologia sustentável para a refinação de lítio;
-
PPS2 - Plataforma preditiva baseada em Machine Learning;
-
PPS3 - Novo processo de reconversão para a valorização de sub-produtos de HCI com vista à produção de LiCI;
-
PPS4 - Novos processos para a produção-piloto de baterias inovadores, recorrendo a diferentes tecnologias, tais como: baterias flexíveis, baterias em estado-sólido em filme fino e baterias estruturais;
-
PPS5 - Novo serviço para a testagem e validação laboratorial das novas soluções catódicas desenvolvidas;
-
PPS6 - Novos invólucros disruptivos para células prismáticas e cilíndricas;
-
PPS7 - Novos processos para a testagem e certificação de baterias;
-
PPS8 - Nova tecnologia para o carregamento rápido de packs de baterias;
-
PPS9 - Sistema modular de gestão de energia;
-
PPS10 - Novos processos sustentáveis para a reciclagem de baterias de ião de lítio;
-
PPS11 - Novos processos industriais e serviços para aplicações de 2ª vida de baterias;
-
PPS12 - Novos módulos de formação e capacitação no setor das baterias;
-
PPS13 - Plataforma e Rede colaborativa NGS;
-
PPS14 - Sistemas digitais para a gestão de energia;
PRO.TO.TYPE – PROactive auTOmoTive workers mastering dYnamic future Perspectives
2022 – 2024
SOBRE A INICIATIVA
O aumento do risco dos trabalhadores qualificados e pouco qualificados não conseguirem fazer uma contínua transição das suas funções e do seu perfil profissional, devido ao seu afastamento relativamente à aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento profissional e ao facto de terem um conjunto de competências e atitudes que tendem a tornar-se obsoletas, juntamente com percursos de formação contínua pouco atrativos por parte dos prestadores de formação, são os problemas abordados pelo novo projeto PRO.TO.TYPE, em que a ATEC está envolvida.
Os parceiros (9 no total), incluindo entidades formadoras e representantes empresariais, irão desenvolver: (i) uma solução digital que permita fomentar no público-alvo um compromisso para com a aprendizagem ao longo da vida; e (ii) um jogo sério educacional em formato digital, que possa ser parcialmente utilizado em atividades práticas no posto de trabalho, que promoverá o desenvolvimento de um quadro de competências e atitudes úteis para a transição de funções e perfis profissionais.
PAÍSES
Itália
Alemanha
Portugal
França
RIVET (Responsibility in internationalization of Vocational Education and Training)
2022 – 2024
SOBRE A INICIATIVA
O projeto RIVET pretende dar um passo em frente para uma internacionalização mais responsável da Educação e Formação Profissional, levando a que mais organizações considerem a sustentabilidade nas suas estratégias de internacionalização. Por conseguinte, os objetivos específicos do projeto RIVET são:
-
Melhorar as estratégias de internacionalização dos Parceiros, considerando critérios e indicadores de sustentabilidade;
-
Capacitar os parceiros para aplicarem o método de Revisão por Pares para avaliar a estratégia internacional e outras atividades;
-
Integrar a Revisão por Pares como um método para avaliar estratégias e outras actividades;
-
Melhorar a perceção de organizações europeias de Educação e Formação Profissional sobre como integrar a sustentabilidade nas estratégias de internacionalização.
O projeto produzirá os seguintes quatro resultados:
-
Relatório sobre o estado da arte da internacionalização e o aspeto da responsabilidade nos países parceiros;
-
Catálogo de critérios e indicadores;
-
Instrumento de auto-avaliação digital;
-
Material de aprendizagem para aplicação da metodologia de Revisão por Pares.
A implementação do projeto baseia-se no desenvolvimento destes quatro resultados, os quais contribuirão diretamente para os objetivos do projeto. A fim de apoiar os resultados serão realizadas seis atividades de formação, contribuindo para testar e avaliar os resultados desenvolvidos. Para atingir o máximo de organizações fora do consórcio e contribuir para maximizar o seu impacto, o projeto implementará também um plano de disseminação, que incluirá a organização de seis eventos multiplicadores (três presenciais e três online), para obter o feedback de potenciais utilizadores dos produtos e para assegurar a sustentabilidade do projeto. Está prevista a sensibilização através de amplas redes a nível local, regional, nacional e europeu.
Coordenado pela ATEC em Portugal, o projeto tem como parceiros o bit Schulungscenter (Áustria), Kainuun ammattiopisto e Hengitysliittory/Ammattiopisto Luovi (Finlândia), Aventus (Países Baixos), BBS Syke EUROPASCHULE (Alemanha) e Belgrade Business and Arts Academy of Applied Studies (Sérvia).
PAÍSES
Portugal
Finlândia
Alemanha
Países baixos
Áustria
One World Mixed Reality
2021 – 2024
SOBRE A INICIATIVA
O ensino a distância tem vindo a ganhar terreno na educação e formação profissional (EFP) e a pandemia deu um estímulo muito importante no seu desenvolvimento. Contudo, a grande maioria das instituições de EFP têm pouca experiência em ambientes virtuais de aprendizagem e as soluções encontradas são frequentemente longas e desafiantes e podem ser cansativas tanto para os formandos como para os formadores.
O projeto One World Mixed Reality, no qual a ATEC se encontra a participar, irá criar ambientes de ensino e ferramentas relacionadas mais estimulantes, incluindo ferramentas que permitam o acompanhamento eficaz e à distância da formação em posto de trabalho, baseadas em tecnologia de realidade virtual e aumentada, com casos práticos no setor dos serviços automóvel e de veículos pesados.
PAÍSES
Finlândia
Alemanha
Portugal
Estónia
Países baixos
ETN4VET – European e-Transport Network for VET
2021 – 2023
SOBRE O PROJETO
O sector dos transportes encontra-se numa fase de transformação sem precedentes, com a utilização de energia fóssil a ser reduzida rápida e dramaticamente e a ser substituída por motorizações elétricas (e-Transporte). Esta tecnologia está em muito rápido desenvolvimento e requer novas competências para as pessoas que vendem, prestam serviços e reparam estes veículos e, por conseguinte, também para a educação e formação profissional (EFP).
Além desta mudança, há outros fatores que aumentam o desafio para a entidades de EFP no campo do e-Transporte:
▸ o crescimento acelerado da tecnologia (especialmente para esta nova tecnologia);
▸ o enorme crescimento na disponibilidade e utilização de novos veículos elétricos;
▸ o fosso de competências/desadequação entre o e-Transporte, a EFP e as necessidades do mercado de trabalho.
A fim de superar este desafio e acompanhar a evolução contínua da tecnologia e das exigências, é necessária uma cooperação mais estreita entre as organizações de EFP e as empresas do sector do e-Transportes, tornando possível a partilha de novos conhecimentos e experiências disponíveis.
O projeto Erasmus+ ETN4VET - European e-Transport Network for VET e os seus parceiros pretendem contribuir para reduzir o fosso de competências entre o setor dos e-Transportes, as entidades de EFP e as necessidades do mercado de trabalho, através da colaboração, para partilhar o conhecimento mais recente, otimizar a cooperação e desenvolver redes adequadas e competências de networking nas entidades de EFP.
PAÍSES
Países baixos
Dinamarca
Estónia
Finlândia
França
Alemanha
Itália
Noruega
Portugal
Espanha
Suécia
DIGITAL VET 4 ALL – Co-existing in the digital era
2021 – 2023
SOBRE O PROJETO
As mudanças em curso no Ensino e Formação Profissional (EFP) exigem diferentes tipos de mecanismos de apoio ao pessoal docente, incluindo a necessidade de competências digitais para integrar as tecnologias digitais no ensino. O objetivo do projeto DIGITAL VET 4 ALL é, assim, aumentar a competência dos professores e formadores, aumentando a sua prontidão digital e ajudando-os a utilizar a tecnologia de formas novas e inovadoras para apoiar a aprendizagem dos seus alunos.
O consórcio é constituído por 9 parceiros de 7 países diferentes, que irão desenvolver uma sala de professores virtual para que os professores e formadores de EFP possam partilhar, comunicar, co-criar e experimentar diferentes métodos e práticas de ensino e orientação virtuais e mistas e também um modelo inovador para as mobilidades híbridas para permitir a cooperação internacional, mesmo em situações difíceis, e para aqueles com menos oportunidades de viajar.
PAÍSES
Finlândia
Polónia
Alemanha
Portugal
Eslovénia
Estónia
Islândia
NETKOM 4.0 – Netcompetence For A Digitized Working World 4.0
2020 – 2023
SOBRE O PROJETO
A digitalização do mundo do trabalho, especialmente no contexto da Indústria 4.0 e de uma nova cultura de aprendizagem digital, requer competências reforçadas dos formandos, o que requer que os formadores preparem os jovens para as exigências profissionais da melhor forma possível no âmbito do ensino e formação profissional inicial e contínua.
Assim, este projeto, a desenvolver por um consórcio de cinco países europeus (Noruega, Alemanha, Lituânia, Áustria e Portugal), tem como objetivo desenvolver e testar novas abordagens de profissionalização de formadores na educação e formação profissional inicial e contínua europeia no contexto da Indústria 4.0.
Para este efeito, cada instituição parceira irá desenvolver um dos seguintes conceitos de aprendizagem, com base na sua experiência individual:
- Robôs colaborativos na indústria 4.0;
- Promoção do pensamento interdisciplinar na Indústria 4.0 com "Lojas de Ciência";
- Conceitos de aprendizagem para segurança na Internet das Coisas (IoT);
- Realidade aumentada com dados em direto;
- Planeamento e controlo da produção em autênticos ambientes industriais 4.0;
- Conceitos para cooperação em locais de aprendizagem 4.0.
Numa segunda fase, formadores de todos os parceiros terão a oportunidade de receber formação sobre cada um dos conceitos desenvolvidos, num modelo em que os próprios formadores se tornam os formandos a fim de desenvolver uma experiência de aprendizagem independente, com um intercâmbio intensivo, tanto a nível profissional como pedagógico. Espera-se que esta forma de profissionalização de formadores tenha um efeito mais duradouro do que os formatos convencionais e que os conceitos sejam incorporados nas instituições parceiras correspondentes. Pode também ser transferida como conceito de formação complementar para outras áreas. Através do website do projeto, outras partes interessadas podem beneficiar dos conceitos e transferi-los para as suas próprias instituições.
PARCEIROS
• Europa-Universität Flensburg | Coordenador
• Vilniaus Technologiju Kolegija
• HTL St. Pölten
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• Regionales Bildungszentrum Eckener-Schule AöR
• Gewerbliche Schulen des Lahn-Dill-Kreises
• Fagskolen Tinius Olsen
PAÍSES
Alemanha
Lituânia
Áustria
Portugal
Noruega
TRAIN2SUSTAIN – Train to Sustain-developing capacity
to teach sustainability in VET
2020 – 2023
SOBRE O PROJETO
O projeto Train2sustain é um projeto transversal com de dois anos. O objetivo é desenvolver as competências de formadores do ensino e formação profissional (EFP) para orientar os seus colegas e alunos nas áreas da Sustentabilidade, Economia Circular e Lean combinados de forma inovadora. A abordagem da formação visa ser interativa, experimental e inclusiva.
Dentro do projeto, há cinco parceiros de EFP na Finlândia, Dinamarca, Áustria e Portugal, todos trabalhando com questões de sustentabilidade, economia circular e/ou Lean. O trabalho será desenvolvido em cooperação com parceiros associados da vida profissional, e os princípios Lean serão trazidos do projeto Erasmus + já terminado Lean for Work e Lean for Life. Esta parceria estratégica desenvolve e produz abordagens inovadoras para o desenvolvimento profissional das competências dos formadores EFP em sustentabilidade combinadas com o Lean, a fim de formar fomrandos para a vida profissional. O objetivo é fornecer a todos os formandos competências valiosas em sustentabilidade no momento da qualificação.
PARCEIROS
• Vamia – Vocational College | Coordenador
• Espoon Seudun koulutuskuntayhtymä – Omnia
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• EUC Syd
• bit Schulungscenter
PAÍSES
Finlândia
Portugal
Dinamarca
Áustria
LEAN4.0SG – Integrating lean and industry 4.0 in VET training:
A “learn by doing” serious games design tool
2020 – 2022
SOBRE O PROJETO
As empresas começam a detetar um conceito emergente nos seus processos de melhoria contínua e inovação: a confluência do Lean e a implementação de projetos da Indústria 4.0. Consequentemente a falta dessas competências nos jovens qualificados da educação e formação profissional (EFP) é também uma realidade. Como qualquer conceito emergente, é necessário tempo para que sejam incluídos nos curricula de EFP, mas no século 21, a inovação não pode esperar.
Para resolver esse problema, a indústria deve ter um papel ativo na definição e formação de competências essenciais e a colaboração entre o ecossistema de negócios, formação, inovação e desenvolvimento tecnológico é essencial.
Neste contexto, empresas europeias de três países, Portugal, Espanha e República Checa, estão a promover um projeto de parceria estratégica com o objetivo de melhorar os resultados da educação e formação profissional através do desenvolvimento de uma metodologia educacional digital inovadora, baseada na simulação de jogos sérios, orientado para experiências reais, e integrando sistemas Lean de melhoria contínua, com sistemas da Indústria 4.0, num novo conceito denominado Lean 4.0, e validado por empresas e centros de formação profissional.
PARCEIROS
• Caar – Cluster de Automoción de Aragón | Coordenador
• Autoklastr
• Aitiip
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• TastyAir
PAÍSES
Espanha
República Checa
Portugal
Automotive Skills Alliance
SOBRE A INICIATIVA
A indústria Automóvel está a passar por uma transformação sem precedentes relacionada com o impacto da pandemia COVID-19, assim como por uma transformação de longo prazo no caminho de se tornar mais verde e digital e atingir a neutralidade carbónica em 2050. Esta transição está já a ter um impacto muito significativo nos mais de 13 milhões de pessoas que estão empregadas na atual cadeia de valor do setor.
A ATEC, orgulha-se de fazer parte do projeto Erasmus+ Alliance for Batteries Technology, Training and Skills (ALBATTS) que é focado na identificação das competências e profissões de futuro deste setor, o qual tem (e terá) um papel fundamental no setor automóvel (na mobilidade elétrica em especial), de modo a identificar as necessidades chave para as entidades de educação e formação em toda a Europa, reagindo de forma flexível às necessidade do mercado de trabalho. A ATEC e os seus parceiros apoiam, assim, a nova iniciativa da Comissão Europeia – Skills Agenda – em particular a ideia da criação de um pacto para as competências no setor Automóvel (“Pact for Skills for Automotive”).
PARCEIROS
• Parceiros do projeto ALBATTS
• AIC – Automotive Intelligence Center
• ANFIA – Associazione Nazionale Filiera Industria Automobilistica
• CECRA
• Ceemet – European Tech & Industry Employers
• Clepa – European Association of Automotive Suppliers
• EACN – European Automotive Cluster Network
• East Automotive Alliance
• EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training
• ETRMA – European Tyre & Rubber Manufacturers Association
• Enginuity
• FH Joanneum – University of Applied Sciences
• GTI – Gestamp Technology Institute
• IDESCOM
• Politécnico de Viseu
• IndustriAll
• Muegyetem 1782
• Mondragon Unibersitatea
• pwc
• Sernauto
• Sistemi Formativi Confindustria
• Symbol
• Transilvania IT Cluster
• TU Graz
• University of Twente
• Universidade do Minho
• Uppsala Universitet
PAÍSES
Suécia
República Checa
Portugal
Bélgica
Finlândia
Roménia
Noruega
Áustria
Irlanda
Itália
Eslovénia
Albatts – Alliance for Batteries Technology, Training and Skills
2019 – 2023
SOBRE O PROJETO
O ALBATTS (Aliança para as competências no setor das Baterias) é um projeto europeu considerado o único consórcio que apoia a transição para a eletrificação do transporte e energia verde na Europa, no que diz respeito às competências e educação necessárias na cadeia de valor das baterias.
Ao reunir 20 organizações de 11 países europeus, o ALBATTS visa estabelecer uma linha de orientação em relação à procura e oferta de competências, cobrindo todo o ciclo de vida da cadeia de valor das baterias, desde a produção de células até aos sistemas de baterias em aplicações estacionárias e móveis. Os parceiros irão mapear o estado atual da tecnologia e projetar um roteiro para a sincronização entre a procura e a oferta de competência, identificando e combinando as necessidades com o fornecimento de serviços de educação e formação.
O objetivo é tornar a Europa um player competitivo no ecossistema de baterias, permitindo que a indústria europeia tenha uma força de trabalho altamente qualificada e experiência no desenvolvimento e produção de baterias.
O projeto decorre de 2020 a 2024, com um orçamento de 4 milhões de euros e inclui os principais stakeholders do setor das baterias, incluindo indústrias, organizações de I&D, empresa de TI, entidades públicas, associações setoriais europeias, centros de educação e formação e universidades, de 11 países parceiros da UE. Durante os 4 anos do projeto os parceiros irão definir novas funções e novos currículos para o setor das baterias. As instituições de educação e formação do ensino médio e pós-secundário ao ensino superior, aos mestrandos e estudos de doutoramento, entre as quais a ATEC, cooperarão na criação de uma oferta de formação, levando em consideração a análise das necessidades do setor.
PARCEIROS
• Skellefteå municipality | Coordenador
• AIA – Automotive Industry Association
• ATEC – Associação de Formação para a Indústria
• Eupportunity
• MERINOVA Technology Centre
• VAMIA
• VŠB – Technical University of Ostravaz
• ACEA – European Automobile Manufacturers Association
• APIA – Automotive Manufacturers and Importers Association
• Corvus Energy
• EFACEC Energia, Máquinas e Equipamentos Eléctricos, S.A.
• Universidade do Porto
• HE3DA®
• ISCN – International Software Consulting Network
• Northvolt
• Realizeit
• SPIN 360
• Universidade de Maribor
• Universidade de Vaasa
• Vestland fylkeskommune
PAÍSES
Suécia
República Checa
Portugal
Bélgica
Finlândia
Roménia
Noruega
Áustria
Irlanda
Itália
Eslovénia