Baterias automóveis. O que difere nos veículos elétricos e híbridos?

A bateria de alta tensão é essencial para o bom funcionamento de um veículo elétrico e híbrido. Esta deve fornecer rapidamente e de forma fiável importantes quantidades de energia por forma a conseguir movimentar o veículo.

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As baterias mais utilizadas até aos dias de hoje são as de hidretos metálicos. Mas atualmente os fabricantes começam a dar preferência às baterias de ions de lítio porque permitem reduzir de forma significativa o tamanho e o peso das mesmas e permitem ter uma maior autonomia.

É necessário que as baterias utilizadas nos veículos elétricos e híbridos trabalhem na gama de uma determinada temperatura. Uma temperatura superior a 40º C reduz a vida útil da bateria, assim como uma temperatura inferior a -10º C reduz o rendimento e a potência da mesma. Picos de carga temporárias ligados a fluxos de recuperação elevados, provocam um aquecimento considerável das células. As temperaturas externas elevadas durante o verão, podem fazer com que facilmente a temperatura de 40º C seja atingida provocando um envelhecimento mais rápido e falhas prematuras na bateria. Os construtores baseiam-se numa duração de vida útil do veículo para calcular a vida útil da bateria (mais ou menos 8 a 10 anos). Uma modificação da gestão da temperatura pode assim influenciar no processo de deteorização da bateria.

Até ao momento a forma mais comum de refrigerar as baterias destes veículos é através do ar do habitáculo que se encontra mais ou menos a uma temperatura de 22º C e que é aspirado do interior do habitáculo e empurrado de forma a atravessar o conjunto de baterias.

Mas existem inconvenientes neste sistema:

  • Fraca eficácia de refrigeração
  • O ar aspirado do habitáculo não pode ser utilizado para reduzir uniformemente a temperatura
  • Esforço considerável de canalização do ar
  • Ruídos no habitáculo provocados pelo ventilador
  • As condutas criam uma ligação direta entre o habitáculo e a bateria (desgaseificação da bateria)
  • Criação de poeiras e sujidade sobre as baterias. Esta camada conjuntamente com humidade pode provocar ou proporcionar o que se chama de corrente de fuga da bateria.

As novas gerações de baterias como é o caso do VW Gte, são refrigeradas pelo líquido de refrigeração. Trata-se de um circuito independente e blindado por questões de segurança. Caso exista falta de líquido no reservatório estamos perante um cenário perigoso e só o técnico devidamente habilitado poderá verificar essa falta de líquido.

O circuito do líquido de refrigeração para os componentes de alta tensão incorpora:

  • O carregador de bateria de alta tensão
  • O módulo eletrónico de potência e controlo
  • A bateria de alta tensão

No caso de falta de líquido o mesmo pode estar em fuga para o interior de um destes elementos.

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