Realidade Aumentada e Realidade Virtual na Indústria

A Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) são mais conhecidas entre o público em geral pela sua utilização em aplicações de entretenimento. Por exemplo, nos jogos ou aplicações similares envolvendo óculos ou aplicativos de realidade virtual os utilizadores podem “entrar” em realidades e contextos normalmente fora do alcance da esmagadora maioria de nós.

 

Por Manuel Costa, Gestor de Formação e Consultoria na área de Energia e Sistemas de Automação | 09 de março, 2020

 

A RA é uma variação da tecnologia RV. Enquanto que a RV imerge completamente o utilizador dentro de um ambiente virtual (não físico), a RA permite ao utilizador visualizar o mundo real com objetos virtuais em sobreposição com os objetos reais, em resumo a RV substitui a realidade enquanto a RA complementa-a.

Embora estes desenvolvimentos em vertentes mais lúdicas tenham sido amadurecidos apenas há alguns anos, a indústria tem experimentado e aplicado a RA e a RV, sobretudo na visualização aumentada ou virtualizada de processos, há pelo menos duas décadas.

Num ambiente industrial, a RA pode facilmente substituir todo o tipo de manuais e documentação técnica em suporte papel, mostrando em tempo real e no contexto correto a informação respeitante a qualquer equipamento ou processo que esteja a ser visualizado pelo técnico, aumentando de forma muito significativamente a sua capacidade de resposta no terreno. A visualização é a utilização imediata deste tipo de tecnologia, embora na realidade seja possível muito mais. Dois campos de utilização surgem cada vez mais relevantes na Era 4.0: A aprendizagem de novas competências e a tomada de decisões.

realidade aumentada

                                                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Figura 1 | Realidade Aumentada
Fonte da imagem: https://www.channelfutures.com/technologies/augmented-reality-virtual-reality-more-than-fun-and-games

 

Learn by doing é uma metodologia que tem sido utilizada desde que existe a relação Mestre – Aprendiz. É um processo lento, que carece da disponibilidade e vocação do mestre para ensinar, mas extraordinariamente eficaz no processo de aquisição de novas competências e na retenção do conhecimento num ambiente industrial. Com a integração da RV e da RA neste domínio é possível potenciar este método:

  • Integrando os Aprendizes e o Mestre num ambiente virtual ou aumentado, é possível socializar o processo de aprendizagem, por outras palavras, as tarefas podem ser realizadas em equipas que interagem com os mesmo processos e objetos, além disso esta socialização pode aumentar de forma significativa o número de Aprendizes por Mestre;
  • Num ambiente virtual é possível ensaiar processos perigosos e dispendiosos financeiramente sem qualquer risco;
  • A disponibilidade do Mestre para o processo deixa de ser tão relevante, se as competências e conhecimentos retidos por ele puderem ser incorporadas e modelados nos ambientes virtuais ou aumentados, então o processo pode ser replicado sempre que necessário;
  • Os manuais e tutoriais podem ser integrados de forma natural numa realidade aumentada, ensinando passo a passo de forma clara e objetiva.

Estas tecnologias têm, também, um lado menos positivo associado à sua implementação, que, no entanto, não deve ser dissuasor da sua utilização. Destacamos os seguintes aspetos que podem criar uma barreira à sua eficaz implementação:

  • Dificuldade na utilização das tecnologias;
  • Diminuição do foco do aprendiz;
  • Possível dissociação da realidade, podendo diminuir a perceção de perigo do processo.

No capítulo das tomadas de decisões na era do Big Data, torna-se imperativo que os Decision Makers possam tomar as decisões corretas no momento devido:

  • Filtragem da informação mediante os campos relevantes;
  • Validade contextual;
  • Validade temporal.

A RV e RA podem ajudar neste problemática, conferindo os dados exatos, no contexto certo, com os parâmetros definidos, num único modelo digital, garantindo que potenciais informações incorretas, descontextualizadas e obsoletas não irão inquinar o processo decisório.

Os diferentes Decision Makers ​​podem visualizar os dados relevantes usando um painel virtual: máquinas, processos, infraestrutura, operações, pessoas, indicadores financeiros, todos eles podem estar disponíveis.

No modelo virtual podem ser feitas alterações, como instalar uma nova máquina, redesenhar um processo, redistribuir as equipas de trabalho. Como tudo isso é feito num ambiente virtual ou aumentado, não se coloca a questão do risco, e todos os Stakeholders podem ver no modelo, exatamente quais as potenciais consequências de uma mudança para a sua área de intervenção.

Não será necessário exibir todos os dados num ambiente virtual, pois isso torná-lo-ia extremamente complexo. A opção mais eficaz será adequar os ambientes às necessidades dos decisores. Por exemplo para um Decision Maker da área financeira o modelo pode simplesmente exibir uma folha de Excel com todos os seus KPI relevantes.

A Realidade Virtual e da Realidade Aumentada são, assim, um conjunto de ferramentas de apoio à tomada de decisão, que tornarão as decisões mais rápidas, mais precisas e mais preditivas. O potencial destas tecnologias é imenso, existe ainda, no entanto, um longo caminho a percorrer no seu desenvolvimento e eficaz implementação.

Atenta às necessidades das empresas, a ATEC, está a desenvolver soluções para apoiar o tecido empresarial para que tudo se torne mais simples. Atualmente, a área de Automação e Robótica e de Instrumentação e Controlo disponibilizam uma alargada gama de cursos de formação, que se tem revelado um importante apoio na qualificação das Equipas Técnicas e de Engenharia de várias empresas do tecido industrial nacional e internacional.

 

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