Cooperação Internacional

Participamos ativamente em consórcios internacionais, nomeadamente para o desenvolvimento de projetos que permitam antecipar as necessidades do mercado europeu e nacional ao nível da formação em diversas áreas técnicas e tecnológicas, mas também para a partilha de novos métodos e tecnologias de aprendizagem. Atualmente participamos nos seguintes projetos de cooperação financiados pelo programa Erasmus+ :

Programa Erasmus mais da uniao europeira ATEC cooperacao internacional projetos


 

NETKOM40 Netcompetence for a digitized Working world 40 ATEC


NETKOM 4.0 – Netcompetence For A Digitized Working World 4.0
2020 – 2023


SOBRE O PROJETO

A digitalização do mundo do trabalho, especialmente no contexto da Indústria 4.0 e de uma nova cultura de aprendizagem digital, requer competências reforçadas dos formandos, o que requer que os formadores preparem os jovens para as exigências profissionais da melhor forma possível no âmbito do ensino e formação profissional inicial e contínua.

Assim, este projeto, a desenvolver por um consórcio de cinco países europeus (Noruega, Alemanha, Lituânia, Áustria e Portugal), tem como objetivo desenvolver e testar novas abordagens de profissionalização de formadores na educação e formação profissional inicial e contínua europeia no contexto da Indústria 4.0.

Para este efeito, cada instituição parceira irá desenvolver um dos seguintes conceitos de aprendizagem, com base na sua experiência individual:
- Robôs colaborativos na indústria 4.0;
- Promoção do pensamento interdisciplinar na Indústria 4.0 com "Lojas de Ciência";
- Conceitos de aprendizagem para segurança na Internet das Coisas (IoT);
- Realidade aumentada com dados em direto;
- Planeamento e controlo da produção em autênticos ambientes industriais 4.0;
- Conceitos para cooperação em locais de aprendizagem 4.0.

Numa segunda fase, formadores de todos os parceiros terão a oportunidade de receber formação sobre cada um dos conceitos desenvolvidos, num modelo em que os próprios formadores se tornam os formandos a fim de desenvolver uma experiência de aprendizagem independente, com um intercâmbio intensivo, tanto a nível profissional como pedagógico. Espera-se que esta forma de profissionalização de formadores tenha um efeito mais duradouro do que os formatos convencionais e que os conceitos sejam incorporados nas instituições parceiras correspondentes. Pode também ser transferida como conceito de formação complementar para outras áreas. Através do website do projeto, outras partes interessadas podem beneficiar dos conceitos e transferi-los para as suas próprias instituições.

 

PARCEIROS

Europa-Universität Flensburg | Coordenador

Vilniaus Technologiju Kolegija

HTL St. Pölten

ATEC – Associação de Formação para a Indústria

Regionales Bildungszentrum Eckener-Schule AöR

Gewerbliche Schulen des Lahn-Dill-Kreises

Fagskolen Tinius Olsen

 

PAÍSES

Alemanha bandeira projetos ATEC Alemanha

Lituania bandeira projetos ATEC Lituânia

Austria bandeira projetos ATEC Áustria

Portugal bandeira projetos ATEC Portugal

Noruega bandeira projetos ATEC Noruega

 

 

 


 

Train to Sustain developing capacity to teach sustainability in VET Projetos Internacionais ATEC


TRAIN2SUSTAIN – Train to Sustain-developing capacity
to teach sustainability in VET

2020 – 2023


SOBRE O PROJETO

O projeto Train2sustain é um projeto transversal com de dois anos. O objetivo é desenvolver as competências de formadores do ensino e formação profissional (EFP) para orientar os seus colegas e alunos nas áreas da Sustentabilidade, Economia Circular e Lean combinados de forma inovadora. A abordagem da formação visa ser interativa, experimental e inclusiva.

Dentro do projeto, há cinco parceiros de EFP na Finlândia, Dinamarca, Áustria e Portugal, todos trabalhando com questões de sustentabilidade, economia circular e/ou Lean. O trabalho será desenvolvido em cooperação com parceiros associados da vida profissional, e os princípios Lean serão trazidos do projeto Erasmus + já terminado Lean for Work e Lean for Life. Esta parceria estratégica desenvolve e produz abordagens inovadoras para o desenvolvimento profissional das competências dos formadores EFP em sustentabilidade combinadas com o Lean, a fim de formar fomrandos para a vida profissional. O objetivo é fornecer a todos os formandos competências valiosas em sustentabilidade no momento da qualificação.

 

PARCEIROS

Vamia – Vocational College | Coordenador

Espoon Seudun koulutuskuntayhtymä – Omnia

ATEC – Associação de Formação para a Indústria

EUC Syd

bit Schulungscenter

PAÍSES

Finlandia bandeira projetos ATEC Finlândia

Portugal bandeira projetos ATEC Portugal

Dinamarca bandeira projetos ATEC Dinamarca

Austria bandeira projetos ATEC Áustria

 

+ INFO

 

 

 


 

LEAN4.0SG learn by doing lean industry 4.0 Projetos Internacionais ATEC


LEAN4.0SG – Integrating lean and industry 4.0 in VET training:
A “learn by doing” serious games design tool

2020 – 2022


SOBRE O PROJETO

As empresas começam a detetar um conceito emergente nos seus processos de melhoria contínua e inovação: a confluência do Lean e a implementação de projetos da Indústria 4.0. Consequentemente a falta dessas competências nos jovens qualificados da educação e formação profissional (EFP) é também uma realidade. Como qualquer conceito emergente, é necessário tempo para que sejam incluídos nos curricula de EFP, mas no século 21, a inovação não pode esperar.

Para resolver esse problema, a indústria deve ter um papel ativo na definição e formação de competências essenciais e a colaboração entre o ecossistema de negócios, formação, inovação e desenvolvimento tecnológico é essencial.

Neste contexto, empresas europeias de três países, Portugal, Espanha e República Checa, estão a promover um projeto de parceria estratégica com o objetivo de melhorar os resultados da educação e formação profissional através do desenvolvimento de uma metodologia educacional digital inovadora, baseada na simulação de jogos sérios, orientado para experiências reais, e integrando sistemas Lean de melhoria contínua, com sistemas da Indústria 4.0, num novo conceito denominado Lean 4.0, e validado por empresas e centros de formação profissional.

 

PARCEIROS

Caar – Cluster de Automoción de Aragón | Coordenador

Autoklastr

Aitiip

ATEC – Associação de Formação para a Indústria

TastyAir

PAÍSES

Espanha bandeira projetos ATEC Espanha

Republica Checa bandeira projetos ATEC República Checa

Portugal bandeira projetos ATEC Portugal

 

+ INFO

 

 

 


 

Pact for Skills for Automotive Ecosystem Projetos Internacionais ATEC


Pact for Skills for Automotive Ecosystem


SOBRE A INICIATIVA

A indústria Automóvel está a passar por uma transformação sem precedentes relacionada com o impacto da pandemia COVID-19, assim como por uma transformação de longo prazo no caminho de se tornar mais verde e digital e atingir a neutralidade carbónica em 2050. Esta transição está já a ter um impacto muito significativo nos mais de 13 milhões de pessoas que estão empregadas na atual cadeia de valor do setor.

A ATEC, orgulha-se de fazer parte do projeto Erasmus+ Alliance for Batteries Technology, Training and Skills (ALBATTS) que é focado na identificação das competências e profissões de futuro deste setor, o qual tem (e terá) um papel fundamental no setor automóvel (na mobilidade elétrica em especial), de modo a identificar as necessidades chave para as entidades de educação e formação em toda a Europa, reagindo de forma flexível às necessidade do mercado de trabalho. A ATEC e os seus parceiros apoiam, assim, a nova iniciativa da Comissão Europeia – Skills Agenda – em particular a ideia da criação de um pacto para as competências no setor Automóvel (“Pact for Skills for Automotive”).

 

PARCEIROS

Parceiros do projeto ALBATTS
AIC – Automotive Intelligence Center
ANFIA – Associazione Nazionale Filiera Industria Automobilistica
CECRA
Ceemet – European Tech & Industry Employers
Clepa – European Association of Automotive Suppliers
EACN – European Automotive Cluster Network
East Automotive Alliance
EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training
ETRMA – European Tyre & Rubber Manufacturers Association
Enginuity
FH Joanneum – University of Applied Sciences
GTI – Gestamp Technology Institute
IDESCOM
Politécnico de Viseu
IndustriAll
Muegyetem 1782
Mondragon Unibersitatea
pwc
Sernauto
Sistemi Formativi Confindustria
Symbol
Transilvania IT Cluster
TU Graz
University of Twente
Universidade do Minho
Uppsala Universitet

 

PAÍSES

Suecia bandeira projetos ATEC Suécia

Republica Checa bandeira projetos ATEC República Checa

Portugal bandeira projetos ATEC Portugal

Belgica bandeira projetos ATEC Bélgica

Finlandia bandeira projetos ATEC Finlândia

Romenia bandeira projetos ATEC Roménia

Noruega bandeira projetos ATEC Noruega

Austria bandeira projetos ATEC Áustria

Irlanda bandeira projetos ATEC Irlanda

Italia bandeira projetos ATEC Itália

Eslovenia bandeira projetos ATEC Eslovénia

 

 

 


 

Albatts Alliance for Batteries Technology Training Skills Projetos Internacionais ATEC


Albatts – Alliance for Batteries Technology, Training and Skills
2019 – 2023


SOBRE O PROJETO

O ALBATTS (Aliança para as competências no setor das Baterias) é um projeto europeu considerado o único consórcio que apoia a transição para a eletrificação do transporte e energia verde na Europa, no que diz respeito às competências e educação necessárias na cadeia de valor das baterias.

Ao reunir 20 organizações de 11 países europeus, o ALBATTS visa estabelecer uma linha de orientação em relação à procura e oferta de competências, cobrindo todo o ciclo de vida da cadeia de valor das baterias, desde a produção de células até aos sistemas de baterias em aplicações estacionárias e móveis. Os parceiros irão mapear o estado atual da tecnologia e projetar um roteiro para a sincronização entre a procura e a oferta de competência, identificando e combinando as necessidades com o fornecimento de serviços de educação e formação.

O objetivo é tornar a Europa um player competitivo no ecossistema de baterias, permitindo que a indústria europeia tenha uma força de trabalho altamente qualificada e experiência no desenvolvimento e produção de baterias.

O projeto decorre de 2020 a 2024, com um orçamento de 4 milhões de euros e inclui os principais stakeholders do setor das baterias, incluindo indústrias, organizações de I&D, empresa de TI, entidades públicas, associações setoriais europeias, centros de educação e formação e universidades, de 11 países parceiros da UE. Durante os 4 anos do projeto os parceiros irão definir novas funções e novos currículos para o setor das baterias. As instituições de educação e formação do ensino médio e pós-secundário ao ensino superior, aos mestrandos e estudos de doutoramento, entre as quais a ATEC, cooperarão na criação de uma oferta de formação, levando em consideração a análise das necessidades do setor.

 

PARCEIROS

Skellefteå municipality | Coordenador
AIA – Automotive Industry Association
ATEC – Associação de Formação para a Indústria
Eupportunity
MERINOVA Technology Centre
VAMIA
VŠB – Technical University of Ostravaz
ACEA – European Automobile Manufacturers Association
APIA – Automotive Manufacturers and Importers Association
Corvus Energy
EFACEC Energia, Máquinas e Equipamentos Eléctricos, S.A.
Universidade do Porto
HE3DA®
ISCN – International Software Consulting Network
Northvolt
Realizeit
SPIN 360
Universidade de Maribor
Universidade de Vaasa
Vestland fylkeskommune

 

PAÍSES

Suecia bandeira projetos ATEC Suécia

Republica Checa bandeira projetos ATEC República Checa

Portugal bandeira projetos ATEC Portugal

Belgica bandeira projetos ATEC Bélgica

Finlandia bandeira projetos ATEC Finlândia

Romenia bandeira projetos ATEC Roménia

Noruega bandeira projetos ATEC Noruega

Austria bandeira projetos ATEC Áustria

Irlanda bandeira projetos ATEC Irlanda

Italia bandeira projetos ATEC Itália

Eslovenia bandeira projetos ATEC Eslovénia


+ INFO

 

 

 


 

QMS4VET Quality Management Systems for Vocational Education Training Projetos Internacionais ATEC


QMS4VET – Quality Management Systems
for Vocational Education and Training

Integration of Learning Outcomes into Quality Management and Harmonization of Quality Standards in VET in Europe
2018 – 2020


SOBRE O PROJETO

O projeto tem como objetivo partilhar, analisar e avaliar práticas implementadas em cada um dos parceiros, através da realização de workshops com peritos de cada parceiro, com o intuito de criar um manual de implementação passo-a-passo das práticas analisadas e assim melhorar os sistemas de gestão da qualidade de cada um.

Em 2019 a ATEC teve a oportunidade de participar em workshops na Holanda e na Escócia, assim como organizar um workshop para os parceiros, no qual partilhou de que forma utiliza o Microbit na formação profissional de nível 4 de qualificação e como integra os exames alemães da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) em alguns dos seus Cursos de Especialização Tecnológica.

 

PARCEIROS

Stichting Regionaal Opleidingen Centrum Aventus | Coordenador

ATEC – Associação de Formação para a Indústria

BBS Syke EUROPASCHULE

bit Schulungscenter GmbH

West Lothian College

Kainuun ammattiopisto

PAÍSES

Paises Baixos bandeira projetos ATEC Países baixos

Portugal bandeira projetos ATEC Portugal

Alemanha bandeira projetos ATEC Alemanha

Austria bandeira projetos ATEC Áustria

Escocia bandeira projetos ATEC Escócia

Finlandia bandeira projetos ATEC Finlândia

 

+ INFO

 

 

 


 

leanskills Lean for work lean for life Projetos Internacionais ATEC


#LEANSKILLS – Lean for work and Lean for life
Train the trainer to teach Lean Skills in VET
2018 – 2020


SOBRE O PROJETO

Esta parceria estratégica foi criada com o objetivo de desenvolver profissionalmente as competências LEAN de Professores e Formadores da Educação e Formação Profissional (EFP), através de uma abordagem interativa, experimental e inclusiva, para que estes possam desenvolver estas competências nos seus alunos e Formandos.
O projeto terá a duração de dois anos, sendo de desenvolvimento intersetorial.

Neste projeto foram já desenvolvidos os materiais necessários para que os Formadores possam desenvolver competências de LEAN nos seus formandos de forma inovadora, designadamente um manual com informação teórica, um conjunto de exercícios e jogos Lean para aplicar em sala de aula, juntamente com tutoriais em vídeo para uma mais fácil apropriação pelos formadores, diversos ambientes virtuais em 360º com a teoria Lean a algumas tarefas para os formandos, e finalmente um manual para os formadores com as instruções necessárias para a aplicação dos materiais desenvolvidos.

 

PARCEIROS

Vamia | Coordenador

Onderwijsgroep Tilburg

ATEC – Associação de Formação para a Indústria

Escuela Professional Comarcal Lea-Artibaii

Leartiker Scoop

PAÍSES

Finlandia bandeira projetos ATEC Finlândia

Paises Baixos bandeira projetos ATEC Países baixos

Portugal bandeira projetos ATEC Portugal

Espanha bandeira projetos ATEC Espanha

 

+ INFO

 

 

 


 

Partilhe esta informação

Os seus dados
Por favor preencha o seu nome
Por favor preencha o seu e-mail.
Destinatário
Por favor preencha o e-mail destinatário
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Não trataremos qualquer dado pessoal aqui registado.

Partilhe Connosco
as suas necessidades

Empresas e Particulares
Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor indique o n.º de telefone.
Em que está a pensar
Por favor preencha o projeto/tema.
Por favor preencha o objetivo
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Pedido de Informação

Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor preencha a empresa.
Por favor preencha o telefone.

Por favor escolha o seu pedido
Por favor preencha a mensagem.
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Download PDF do Curso

Por favor preencha os seguintes campos para poder fazer download da ficha do curso:

Por favor insira o seu nome.

Por favor insira um e-mail correcto.

Por favor escolha uma das opções.

A fim de proceder, tem que concordar com a nossa política de tratamento de dados pessoais.