Léxico Lean

O-Q


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Rácio entre a carga e a capacidade. Mede a parte da capacidade ocupada pela carga pedida ao sistema de operações (produção ou serviço). Deve ser sempre inferior a 100% para garantir a satisfação dos pedidos e evitar a formação de filas de espera infinitas.

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Trata-se de uma abordagem rápida a um assunto específico. É um modo de formação muito objetivo e que pretende alcançar rápidos resultados. Em vez de procurar ensinar tudo de uma vez, opta-se por ensinar um aspecto de cada vez. Muito utilizado no âmbito do Total Productive Maintenance e na generalidade das situações Lean.

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Conceito utilizado em sistemas produtivos caraterizado pela produção de um único artigo de cada vez (lot size = 1), em cada posto de trabalho.

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Operações ou atividades de fabrico, operações de montagem, operações de atendimento a clientes, operações de processamento de informação, etc. Regra geral, o termo operações é utilizado para se referir a atividades ligadas à satisfação dos pedidos dos clientes, para empresas industriais as operações referem-se às atividades de produção e de montagem bem como as atividades de suporte (ex. manutenção, compras, qualidade, entre outras), para empresas de serviços a definição é mais difícil atendendo à particularidade de cada serviço.

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Refere-se a uma empresa, uma entidade que tem clientes e fornecedores numa dada cadeia de fornecimento (supply chain). Termo usado em logística e SCM (Supply chain management) para se referir à empresa na cadeia de fornecimento.

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Rendimento ou Eficiência Global do Equipamento. Indicador e conceito de melhoria, parte do Total Productive Maintenance e que mede a utilização operacional efetiva de um equipamento face ao seu potencial.
O indicador OEE obtém-se multiplicando três fatores (OEE = Disponibilidade x Velocidade x Qualidade): Disponibilidade: traduz paragens tais como avarias, mudanças de série, abastecimento.
Velocidade: traduz as perdas devidas a micro-paragens e baixa velocidade.
Qualidade: traduz as perdas devidas a rejeição e recuperação de produção defeituosa.

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O processo que, numa cadeia de valor organizada à luz dos princípios Lean Production, marca o ritmo para a cadeia inteira. Trata-se do ponto da cadeia onde é transmitida a informação da procura.

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Método utilizado para auxiliar na determinação de quais máquinas/processos devem ser utilizados e ligados na configuração de uma célula de produção.

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Conhecido como o Ciclo da Melhoria ou Ciclo de Deming, conceito introduzido por W. Edwards Deming, é um método que propõe, para qualquer projeto de melhoria, a seguinte sequência: Plan (Planear): Definir âmbito, objetivos, equipa, meios e calendário.
Do (Fazer): Definir e implementar as melhorias
Check (Verificar): avaliar os resultados obtidos face aos objetivos.
Act (Actuar): Normalizar a melhoria ou reiniciar o ciclo, consoante os resultados obtidos.

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Trata-se de um ficheiro de todas as peças utilizadas no processo produtivo e onde estão registados todos os dados relevantes tais como referência, designação, consumo, utilização, armazenagem, peso, dimensões, tipo e dimensões de embalagem, tamanho de lote, frequência de reaprovisionamento, fornecedor, prazo de entrega, etc.
O PFEP é fundamental na implementação de toda a logística do Lean Production.
Ver também: Abastecimento normalizadosupermercado

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O pitch traduz o tempo ou ciclo de consumo de uma embalagem de produto acabado.
Obtém-se o takt pela quantidade de embalagem. No caso de o produto final ser individualmente embalado, o pitch é igual ao takt.
Ver também: HeijunkaTakt

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É o primeiro passo no processo de gestão. Consiste na seleção dos objetivos mensuráveis e nas decisões das ações que levarão à realização desses objetivos. Trata-se de reunir os meios e definir os modos de ação para alcançar objetivos.

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A palavra japonesa poka yoke significa 'à prova de erros' e é usada para designar sistemas e dispositivos incorporados no processo produtivo que impedem a ocorrência de um engano ou que de imediato o tornam evidente. O conceito Poka Yoke é parte integrante de um sistema de produção sem desperdício, impedindo os erros e obrigando a reagir de imediato em caso de problemas.
Ver também: Jidoka

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Abreviatura para “partes por milhão”. Unidade de medida dos defeitos de qualidade em processos de fabrico com grande maturidade de organização e de gestão.

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É um tipo de fabrico/produção que se carateriza pelo fabrico de um produto ou famílias de produtos (ie, artigos similares) numa área específica (célula).

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Forma de fabrico em pequenas quantidades, numa série de passos sequenciais. Baseada na estratégia Just in Time

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É a quantidade de produção por unidade de entrada (mão de obra, equipamento e capital). Existem diferentes maneiras de medir a produtividade. Por exemplo, numa fábrica, a produtividade deve ser medida com base no número de horas que se leva para produzir uma peça, enquanto no setor de serviços a produtividade deve ser medida com base na receita gerada por um funcionário, dividido pelo seu salário.

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Ordenação e periodização de atividades associadas a tempos de trabalho de forma a que cada recurso (colaborador, máquina, ferramentas) não realize tarefas para além do tempo disponível (leva em conta o fator de capacidade finita, ao contrário do MRP).

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Significa fluxo puxado e é outra das componentes implementação do Lean Production.
Trata-se de um sistema de controlo de fluxos em que a produção de um processo fornecedor é despoletada e regulada pelo consumo do processo a cliente jusante.
O processo a jusante fornece ao processo fornecedor, dentro da mesma fábrica ou situado a grande distância, informação sobre os produtos que necessita, qual a quantidade, quando e onde os necessita.

Esta informação assume normalmente a forma de Kanban e obedece ao princípio do nivelamento.
O processo a montante só fabrica e fornece o produto na sequência das instruções recebidas.
É o oposto da produção empurrada, em que os processos fornecedores fabricam lotes consideráveis de acordo com um planeamento centralizado e os enviam ao processo a jusante, sem terem em conta o seu ritmo de consumo.
O Pull Flow utiliza, segundo os casos, os corredores FIFO e os supermercados para conectar os processos.
Ver também: FIFO, Supermercado

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Um processo de fabricação onde os produtos são empurrados pelo sistema através do seu envio para a próxima operação automaticamente após a finalização da operação anterior. Caraterizado por sistemas de planeamento e controlo muito rígidos e baseados em previsões e, nada orientado ao mercado.

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Sistema de controlo visual utilizado em áreas de trabalho, normalmente sob a forma de um quadro (elétrico ou eletrónico), que mostra o atual status do sistema de produção e pode também ser utilizado para alertar as pessoas para problemas ou pedidos de intervenção.

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Método utilizado no design e desenvolvimento de produtos que garante que os requisitos e desejos do cliente são levados em consideração. O QFD utiliza equipas de trabalho transversais, que incluem membros da Engenharia, Operações, Marketing e Processos. Em primeiro lugar recebe-se o feedback dos clientes para se definirem os requisitos dos novos produtos. A esses requisitos é dado um peso ou ponderação e os próprios clientes avaliam os produtos da empresa em comparação com os concorrentes. Isto permite aferir quais os fatores que o cliente de facto valoriza e como integrar essas especificações no contexto industrial e tecnológico da empresa.

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