Curso de Integração Empresarial de Quadros
Nível 6 de Qualificação
Duração do Curso
O curso terá a duração total de 1783 horas. À duração total, e dentro do período da Formação Prática em Contexto de Trabalho (de acordo com a organização que irá acolher os formandos), os formandos poderão beneficiar de um ou mais períodos de férias, no máximo de 22 dias úteis.
Certificações
Aos formandos que concluam o Curso com aproveitamento será atribuído um Certificado de Formação Profissional.
.
Bolsas e Subsídios
Aos formandos do Curso de Integração Empresarial de Quadros são aplicados os mesmos Apoios Sociais atribuídos aos formandos dos Cursos de Especialização Tecnológica.
Para mais detalhe, consulte os nossos Apoios Sociais.
Objetivos
O Curso de Integração Empresarial de Quadros (CIEQ) destina-se a todos os detentores de um Curso Superior (Licenciatura ou Mestrado) de qualquer área do conhecimento. Além de favorecer o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, o curso tem como objetivo promover a integração profissional de desempregados habilitados com Curso Superior, preferencialmente em organizações industriais, mas também noutro tipo de organizações empresariais, através da valorização da experiência prática em contexto de trabalho.
Assim, no final do Curso de Integração Empresarial de Quadros, os formandos deverão ficar aptos a:
- Executar de forma eficiente as tarefas inerentes ao posto de trabalho preenchido na empresa, dentro de uma determinada área funcional e de acordo com as suas qualificações e experiência adquirida;
- Ocupar um cargo numa determinada estrutura organizacional, pondo em prática a experiência profissional adquirida durante 1 ano;
- Assumir os comportamentos relativos ao saber estar no desempenho da função, tendo em conta as exigências do mercado de trabalho em geral e do enquadramento organizacional em que estão inseridos;
- Demonstrar uma atitude pró-activa e dinâmica no desempenho da sua atividade profissional.
Atividades Principais
Aprendizagem Formal (175h)
Esta componente traduz-se me formação transversal sujeita a avaliação. Engloba temáticas comportamentais e outras de carácter transversal, potenciadoras da aquisição de competências interrelacionais e conhecimentos de aspetos organizacionais. A saber:
- O Profissional do Séc. XXI;
- Ferramentas de produtividade profissional;
- Comunicação em contexto profissional e assertividade;
- O novo trabalho em equipa;
- Orientação para o cliente;
- Técnicas de apresentação em vários contextos e impacto pessoal;
- Ferramentas de produtividade pessoal;
- Resolução criativa de problemas;
- Noções elementares de legislação laboral/ novo regime de teletrabalho;
- Ferramentas básicas da qualidade;
- Metodologia Lean e organização do trabalho;
- Novas formas de trabalho das organizações do séc. XXI;
- Noções de inteligência emocional, gestão de conflitos e resiliência;
- Sensibilização à Higiene e Segurança no Trabalho e Ergonomia no posto de trabalho;
- Noções gerais de estruturação de um projeto;
- Marketing pessoal e técnicas de procura de emprego, empregabilidade e mobilidade europeia.
Aprendizagem Informal (358h)
A componente de Aprendizagem Informal diz respeito a momentos de aprendizagem assentes em partilha de boas práticas, networking e desenvolvimento de projetos.
Formação Prática em Contexto de Trabalho (1250h)
A formação prática em contexto de trabalho corresponde ao estágio em empresa parceira.
O que dizem os nossos Parceiros sobre este curso?
"A parceria entre a Ferrovial Serviços e a ATEC, é uma parceria que efetivamente funciona, uma espécie de relação de simbiose, onde ambas as organizações beneficiam da cooperação exercida, uma relação que teve o início no ano de 2014. Durante este período recebemos estagiários dos cursos de Integração empresarial de quadros e curso de especialização tecnológica em gestão de redes e sistemas informáticos que continuam ainda hoje nos nossos quadros.
O Curso de Integração Empresarial de Quadros e o Curso de Especialização Tecnológica são uma mais valia porque permite apetrechar o estagiário de um leque de competências transversais que são um valor acrescentado para qualquer organização. É também um apoio chave, na transição dos jovens da Universidade, para o mercado de trabalho.
Para além disso, temos recebido estagiários na área da automação industrial sendo o feedback sobre o know how dos mesmos bastante positivo. A parceria da ATEC é sem dúvida uma mais valia para nós, tendo em conta a excelência do ensino e as competências com que os seus alunos saem para o mercado de trabalho."
Nuno Couto, Ferrovial
Pré-Requisitos
- Habilitações mínimas: Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado;
- Idade, entre os 22 e os 30 anos;
- Sem experiência profissional relevante na área de conhecimento.