Curso de Integração Empresarial de Quadros

Nível 6 de Qualificação

ATEC Curso Integração Empresarial de Quadros mob

 

Duração do Curso

O curso terá a duração total de 1783 horas. À duração total, e dentro do período da Formação Prática em Contexto de Trabalho (de acordo com a organização que irá acolher os formandos), os formandos poderão beneficiar de um ou mais períodos de férias, no máximo de 22 dias úteis.

Certificações

Aos formandos que concluam o Curso com aproveitamento será atribuído um Certificado de Formação Profissional.

.

Bolsas e Subsídios

Aos formandos do Curso de Integração Empresarial de Quadros são aplicados os mesmos Apoios Sociais atribuídos aos formandos dos Cursos de Especialização Tecnológica.

Para mais detalhe, consulte os nossos Apoios Sociais.

Objetivos

O Curso de Integração Empresarial de Quadros (CIEQ) destina-se a todos os detentores de um Curso Superior (Licenciatura ou Mestrado) de qualquer área do conhecimento. Além de favorecer o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, o curso tem como objetivo promover a integração profissional de desempregados habilitados com Curso Superior, preferencialmente em organizações industriais, mas também noutro tipo de organizações empresariais, através da valorização da experiência prática em contexto de trabalho.

Assim, no final do Curso de Integração Empresarial de Quadros, os formandos deverão ficar aptos a:

  • Executar de forma eficiente as tarefas inerentes ao posto de trabalho preenchido na empresa, dentro de uma determinada área funcional e de acordo com as suas qualificações e experiência adquirida;
  • Ocupar um cargo numa determinada estrutura organizacional, pondo em prática a experiência profissional adquirida durante 1 ano;
  • Assumir os comportamentos relativos ao saber estar no desempenho da função, tendo em conta as exigências do mercado de trabalho em geral e do enquadramento organizacional em que estão inseridos;
  • Demonstrar uma atitude pró-activa e dinâmica no desempenho da sua atividade profissional.

 

Atividades Principais

Aprendizagem Formal (175h)

Esta componente traduz-se me formação transversal sujeita a avaliação. Engloba temáticas comportamentais e outras de carácter transversal, potenciadoras da aquisição de competências interrelacionais e conhecimentos de aspetos organizacionais. A saber:

  • O Profissional do Séc. XXI;
  • Ferramentas de produtividade profissional;
  • Comunicação em contexto profissional e assertividade;
  • O novo trabalho em equipa;
  • Orientação para o cliente;
  • Técnicas de apresentação em vários contextos e impacto pessoal;
  • Ferramentas de produtividade pessoal;
  • Resolução criativa de problemas;
  • Noções elementares de legislação laboral/ novo regime de teletrabalho;
  • Ferramentas básicas da qualidade;
  • Metodologia Lean e organização do trabalho;
  • Novas formas de trabalho das organizações do séc. XXI;
  • Noções de inteligência emocional, gestão de conflitos e resiliência;
  • Sensibilização à Higiene e Segurança no Trabalho e Ergonomia no posto de trabalho;
  • Noções gerais de estruturação de um projeto;
  • Marketing pessoal e técnicas de procura de emprego, empregabilidade e mobilidade europeia.

 

Aprendizagem Informal (358h)

A componente de Aprendizagem Informal diz respeito a momentos de aprendizagem assentes em partilha de boas práticas, networking e desenvolvimento de projetos.

 

Formação Prática em Contexto de Trabalho (1250h)

A formação prática em contexto de trabalho corresponde ao estágio em empresa parceira.

 

 

 

O que dizem os nossos Parceiros?

  • "A parceria entre a Ferrovial Serviços e a ATEC, é uma parceria que efetivamente funciona, uma espécie de relação de simbiose, onde ambas as organizações beneficiam da cooperação exercida, uma relação que teve o início no ano de 2014. Durante este período recebemos estagiários dos cursos de Integração empresarial de quadros e curso de especialização tecnológica em gestão de redes e sistemas informáticos que continuam ainda hoje nos nossos quadros.

    O Curso de Integração Empresarial de Quadros e o Curso de Especialização Tecnológica são uma mais valia porque permite apetrechar o estagiário de um leque de competências transversais que são um valor acrescentado para qualquer organização. É também um apoio chave, na transição dos jovens da Universidade, para o mercado de trabalho.

    Para além disso, temos recebido estagiários na área da automação industrial sendo o feedback sobre o know how dos mesmos bastante positivo. A parceria da ATEC é sem dúvida uma mais valia para nós, tendo em conta a excelência do ensino e as competências com que os seus alunos saem para o mercado de trabalho."

    Nuno Couto
    Human Resources
    @Ferrovial

  • "O meu trajeto profissional não seria possível sem o projeto CIEQ da ATEC. Recordo-me da minha situação de recém licenciado, onde estava com muitas dificuldades em obter um estágio na minha área.Passaram quase 2 anos e não conseguia ter qualquer oportunidade no mundo empresarial.

    Felizmente, através deste projeto da ATEC, devido aos contactos e ligações com empresas parceiras, foi-me permitido de forma simples a minha integração numa empresa. Esta integração aconteceu através de um estágio numa empresa na qual fui inserido no Departamento de Recursos Humanos.

    É uma empresa da qual me orgulho muito e que me deu a oportunidade de evoluir profissionalmente e de agora pertencer, atualmente, ao quadro efetivo." "

    Ângelo Monteiro
    Operational Direction and Human Resources
    @NORS

  • "Este programa contribui positivamente para a minha vida profissional. Consegui adquirir não só conhecimentos técnicos e comportamentais como criar contactos dentro da empresa muito importantes para o desempenho das minhas funções. É uma passagem muito importante para nos dar confiança e bagagem para enfrentar os desafios corporativos e pessoais."

    Patrícia Oliveira
    Training Specialist and Human Resources and Organisation
    @Volkswagen Autoeuropa




    "Programa muito bem estruturado com um programa formativo rico e um bom equilíbrio (70/30) entre acções de TOJ e formações na ATEC. Gostaria de salientar que qualquer uma das acções de formação lecionadas na ATEC ainda hoje fazem parte do meu dia-a-dia, como exemplo, condução de reuniões, técnicas de apresentação, liderança, comunicação, entre outros.

    Considero fundamental a componente de TOJ, pois quando entramos para uma fábrica com a dimensão da Autoeuropa onde os processos já estão tão bem estruturados e instaurados, é fundamental existir um acompanhamento próximo das tarefas diárias do nosso futuro quotidiano, assimilando assim os novos processos de uma forma muito mais consistente. Por último, considero a formação base de alemão essencial quer seja para viagens, conferências, interpretação de textos escritos, etc."

    João Batata
    Finish Coordinator Team A and Production // Assembly
    @Volkswagen Autoeuropa




    "Sendo o CIEQ maioritariamente composto por jovens com formação técnica (engenharias), é um excelente programa que permite o desenvolvimento sobretudo de softskills (ex: resiliência, colaboração, comunicação, etc) sem nunca descurar as hardskills, passando também pela cultura/ visão/ missão organizacional que caracteriza a VW Autoeuropa e suas metodologias de trabalho.

    É muitíssimo importante no sentido de criar uma primeira rede de contactos dentro da fabrica, que acaba por ser muito útil ao longo do tempo. Acima de tudo e porque a fabrica tem a tradição de desenvolver este tipo de programas, a integração nas diferentes áreas da fabrica é muito facilitada por todos os colaboradores que, com excelente espirito, que nos é característico, dão as boas vindas aos novos membros CIEQ."

    Egas Bastos
    Production Supervisor and Assembly
    @Volkswagen Autoeuropa




    "Os CIEQ's permitiram uma integração na empresa suave, os soft skills que aprendemos na ATEC, juntamente com o acompanhamento na empresa e o networking feito, faz com que rapidamente nos sintamos confortáveis na função que ocupamos.

    Fiz com este programa amizades que levarei para o resto da vida, e existe uma cumplicidade acima da média neste grupo, pelos desafios que vamos superando em conjunto e pelo espírito que o curso ajuda a criar.

    É, no fundo, um curso que todos os novos profissionais deveriam ter, abrindo o horizonte a temas que não se ouve com frequência noutros fóruns."

    Ricardo Cardoso
    Process Engineer - Backend Construction - Shift D and Engineering / Bodyshop
    @Volkswagen Autoeuropa

 

Pré-Requisitos

  • Habilitações mínimas: Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado;
  • Idade, entre os 22 e os 30 anos;
  • Sem experiência profissional relevante na área de conhecimento.

Voltar atrás

Qualificação de Licenciados e Mestres

O Curso de Qualificação de Licenciados e Mestres, designado por Curso de Integração Empresarial de Quadros (CIEQ), é destinado a Licenciados e Mestres de qualquer área de conhecimento. Além de favorecer o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, o curso tem como objetivo promover a integração profissional de jovens habilitados com Curso Superior, preferencialmente em organizações industriais, mas também noutro tipo de organizações empresariais, através da valorização da experiência prática em contexto de trabalho.

Destinatários

  • Titulares de um curso de superior, Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado;

  • Idade, entre os 22 e 30 anos;

  • Sem experiência profissional relevante na área de conhecimento

Certificação

  • Certificado de Formação Profissional

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se ao Curso de Integração Empresarial de Quadros (CIEQ), deverá efetuar a sua candidatura no site da ATEC com a máxima antecedência possível. Devido à elevada procura, as candidaturas são encerradas assim que houver um número de candidatos que garanta a constituição da respetiva turma.

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada (poderá ser necessária a apresentação dos originais para comprovar a sua autenticidade):

  • Certificado de Habilitações da Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado. Este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal. 
  • Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, perurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários. 

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso. 


Conheça o processo em mais detalhe aqui.

Processo de Seleção

Após efetuar a sua candidatura será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos. Este processo é composto por duas fases:

  • 1ª fase Entrevista e Assessment Center
  • 2ª fase Entrevista na Empresa de Acolhimento  

O processo de seleção para esta curso está condicionado à existência de um match entre a área de formação do candidato e as necessidades das empresas que fazem parte deste programa de formação e da aprovação nas duas fases de seleção. Para este curso serão selecionados 20 candidatos.

 

Por favor consulte aqui a informação relativa aos Apoios Sociais e depois proceda para a Candidatura

 

Voltar atrás

 

Curso de Técnico/a de Fabrico e Manutenção de Cunhos e Cortantes

Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação (Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho)

ATEC Curso Tecnico de Fabrico e Manutencao Cunhos e Cortantes mob

Duração do Curso

O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.675 horas), com 9 meses em Formação Prática na Empresa.

Certificações

Certificado de Qualificações de Nível 4

Equivalência ao 12º ano de escolaridade

Bolsas e Subsídios

Consulte os nossos Apoios Sociais

Objetivos

Técnico/a de Fabrico e Manutenção de Cunhos e Cortantes é o/a profissional que orienta e desenvolve trabalhos na área de moldes e de ferramentas cunhos e cortantes, relativamente ao seu fabrico, preparação, execução, montagem, ajustamento, manutenção e reparação utilizando técnicas e meios manuais e mecanizados apropriados.

Atividades Principais

  • Analisar dimensões, tolerâncias, tipo de acabamentos, formas, natureza dos materiais e outras especificações técnicas;
  • Planear e preparar as operações de fabrico e reparação de cunhos e cortantes, consultando e analisando documentos técnicos;
  • Planear e desenvolver as atividades relacionadas com a preparação de trabalho, ajuste, montagem e teste de funcionamento de conjuntos mecânicos, de acordo com as especificações técnicas e de qualidade definidas;
  • Executar cunhos e cortantes, de acordo com as especificações;
  • Reparar cunhos e cortantes, de acordo com as deficiências verificadas;
  • Montar, desmontar e proceder à manutenção de cunhos e cortantes, sistemas pneumático-hidráulicos e outros sistemas mecânicos;
  • Avaliar as dimensões, formas, estados de superfície e outras características da peça, comparando-as com as especificações técnicas.

 

Saídas Profissionais

  • Técnico/a de Fabricação e Manutenção de Cunhos e Cortantes;
  • Serralheiro/a Mecânico/a;
  • Técnico/a de Maquinação Convencional;
  • Técnico/a de CNC.

Conhece as empresas parceiras neste curso

Estas são algumas das nossas empresas parceiras que acolhem estágios curriculares do curso de Técnico/a de Fabrico e Manutenção de Cunhos e Cortantes.

Logotipos Empresas Parceiras Estagios Formacao Profissional ATEC Manutencao Fabrico Cunhos e Cortantes

 

 

Pré-Requisitos

  • 9º Ano até 12º ano incompleto
  • Idade entre 15 e 25 anos
  • Aprovação nas provas de seleção
  • Inscrição no Centro de Emprego da área de residência

Voltar atrás

Técnico/a de Refrigeração e Climatização (EFA +23 anos)

Educação e Formação de Adultos - Nível 4 de Qualificação

ATEC Curso Tecnico Climatizacao e Refrigeracao mob

Duração do Curso

O curso tem a duração de 2095h, decorrendo em horário pós-laboral, das 19:00 às 23:30. 

Certificações

Certificado de Qualificação de Níve 4

Equivalência ao 12º ano de escolaridade

Bolsas e Subsídios

Consulte os nossos Apoios Sociais.

Objetivos

Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 23 anos e com o 9º ano de escolaridade concluído, ou 12º ano de escolaridade ou Licenciatura. No caso de os candidatos já terem o 12º ano de escolaridade completo ou Licenciatura, apenas frequentam a componente técnica, sendo no final do curso atribuído o certificado de Nível 4 de qualificações. 

O curso visa proporcionar uma formação de dupla certificação (no caso de candidatos com 9º ano) a adultos não qualificados ou sem qualificação adequada para efeitos de inserção no mercado de trabalho, através da qualificação de nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Refrigeração e Climatização.

Este curso permite ainda o acesso à certificação de Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização (TIM 3) pela ADENE – Agência para a Energia, conforme requisitos legais aplicáveis

O curso transmite conhecimentos nos vários setores tecnológicos referentes à área da refrigeração e climatização, dotando os participantes com conhecimentos sobre a instalação, diagnóstico, reparação e manutenção de equipamentos de refrigeração e climatização tanto a nível doméstico como empresarial.

Atividades Principais

Desenvolver um conjunto de atividades e procedimentos que permitam garantir a rentabilidade e um adequado funcionamento de sistemas refrigeração (comerciais e industriais) e/ou de climatização (domésticos, comerciais e industriais) de acordo com as normas de higiene, segurança e ambiente (Eficiência energética).

  • Programar, organizar e coordenar a execução da instalação e da manutenção destes sistemas;
  • Coordenar e supervisionar a instalação de unidades de acordo com os requisitos e especificações dos fabricantes;
  • Coordenar e supervisionar a manutenção preventiva, corretiva e sistemática, garantindo o adequado funcionamento da instalação, equipamentos e outros componentes associados ao sistema;
  • Prestar esclarecimentos e efetuar recomendações aos clientes no sentido da utilização correta e otimizada do sistema, relativamente a soluções no mercado que promovam a saúde e bem-estar. (Filtros/sistemas de ventilação COVID);
  • Executar ou colaborar na execução de orçamentos relativos à instalação e/ou à manutenção de sistemas;
  • Elaborar relatórios e documentos de controlo relativos à sua atividade de forma a obter uma rápida resposta para futuras intervenções/histórico do Sistema.

Consulte o Programa do curso para mais detalhe. 

Conteúdos Técnicos

  • Termodinâmica aplicada;
  • Desenho técnico;
  • Eletricidade e eletrónica;
  • Instrumentação e controlo;
  • Tecnologia mecânica;
  • Prática de instalações elétrica;
  • Organização da produção;
  • Programação de autómatos;
  • Gestão de Stocks.

Saídas Profissionais

Após o curso, pode trabalhar na área da Refrigeração Doméstica, Refrigeração Comercial, Refrigeração Industrial e Refrigeração Marítima e de Transportes, exercendo uma das seguintes funções:

  • Técnico/a de Refrigeração e Climatização;
  • Técnico/a de Refrigeração;
  • Técnico/a de Climatização;
  • Técnico/a de Frio.

 

Conhece as nossas empresas parceiras neste curso

Estas são algumas das nossas empresas parceiras que acolhem estágios curriculares do curso de Técnico/a de Refrigeração e Climatização. 

 

Logotipos Empresas Parceiras Estagios Formacao Profissional ATEC Refrigeracao Climatizacao

 

 

Pré-Requisitos

  • 9º ano de escolaridade, ou 12º ano ou Licenciatura;
  • Idade igual ou superior a 23 anos;
  • Aprovação nas provas de seleção.

Voltar atrás

Cursos de Educação e Formação de Adultos

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigem-se a candidatos com:

  • 9º ano de escolaridade ou 12º ano ou Licenciatura
  • idade igual ou superior a 23 anos
  • empregados e desempregados

Os candidatos que já possuam o 12º ano de escolaridade ou habilitações superiores (Licenciatuta), apenas podem frequentar a componente tecnológica. Aos participantes que concluam com sucesso, será facultado o certificado de Nível 4 de qualificações. 

Certificação

  • Conferem o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se deverá efetuar a sua candidatura no site da ATEC com a máxima antecedência possível. Devido à elevada procura as candidaturas são encerradas assim que houver um número de candidatos que garanta a constituição da respetiva turma, que poderá ocorrer entre 1 a 2 meses antes do início do curso.

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada (poderá ser necessária a apresentação dos originais para comprovar a sua autenticidade):

  • Certificado de Habilitações do 9º ano ou 12º ano ou licenciatura. Este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal. 
  • Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, perurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários. 

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores. 

Processo de Seleção

Após efetuar a sua candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista e Testes Psicotécnicos. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:

  • Entrevista 70%
  • Testes Psicotécnicos 30%

Esta avaliação final irá determinar a entrada no curso, uma vez que são admitidos os 20 candidatos que obtiverem o melhor resultado. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos serão informados por e-mail, pelo que deve aguardar o nosso contacto.

Os candidatos que não obtiverem uma vaga recebem um email a informar que se encontram como suplentes para o caso de haver desistências. Serão efetuadas substituições de candidatos até no máximo 4 semanas após o início do curso. Caso o candidato não entre para o curso indicado na ficha de candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo. 

Qualquer comunicação que necessite de efetuar com o Departamento de Recrutamento & Seleção de Formandos deverá ser endereçada para os endereços de email que a seguir se indicam, identificando-se com o nome que preencheu na ficha de candidatura e indicando o curso ao qual se candidatou.

Por favor consulte aqui a informação relativa aos Apoios Sociais e depois proceda para a Candidatura

 

Voltar atrás

 

Partilhe esta informação

Os seus dados
Por favor preencha o seu nome
Por favor preencha o seu e-mail.
Destinatário
Por favor preencha o e-mail destinatário
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Não trataremos qualquer dado pessoal aqui registado.

Partilhe Connosco
as suas necessidades

Empresas e Particulares
Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor indique o n.º de telefone.
Em que está a pensar
Por favor preencha o projeto/tema.
Por favor preencha o objetivo
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Pedido de Informação

Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor preencha a empresa.
Por favor preencha o telefone.

Por favor escolha o seu pedido
Por favor preencha a mensagem.
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Download PDF do Curso

Por favor preencha os seguintes campos para poder fazer download da ficha do curso:

Por favor insira o seu nome.

Por favor insira um e-mail correcto.

Por favor escolha uma das opções.

A fim de proceder, tem que concordar com a nossa política de tratamento de dados pessoais.