Curso de Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes
Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação (Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho)
Duração do Curso
O Curso terá a duração de 3.275 horas, com 9 meses em Formação Prática na Empresa.
Certificações
• Certificado de Qualificações
• Equivalência ao 12º ano de escolaridade
Bolsas e Subsídios
Cursos Financiados. Consulte os nossos Apoios Sociais.
Objetivos
O/A Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes efetua a instalação, a configuração e a manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
Atividades Principais
• Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.
• Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (email, web, proxy, firewall, etc.), sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
• Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), web e email.
Pré-Requisitos
• 9.º ano de escolaridade, sem conclusão do ensino secundário
• Idade inferior a 25 anos
• Aprovação nas provas de seleção
• Inscrição no Centro de Emprego da área de residência