Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias não superiores, que conferem o nível 5 de qualificação, e que preparam os participantes com uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação.
Destinatários
- Jovens titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente;
- Jovens que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tenham estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário;
- Jovens titulares do nível 4 de qualificação;
- Jovens titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.
Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados.
Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.
Certificação
- A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).
Plano Adicional
O Plano Adicional é um conjunto de horas de formação que antecede o curso sempre que há candidatos selecionados que:
- não concluíram o ensino secundário (a conclusão de um Curso de Especialização Tecnológica com plano adicional confere 12º ano e nível 5);
- de acordo com os resultados do Processo de Seleção não detêm os conhecimentos base necessários para o curso.
De acordo com o regulamento dos Curso de Especialização Tecnológica, candidatos licenciados, mestrados e doutorados não podem frequentar o plano adicional.
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se deverá efetuar a sua candidatura no site da ATEC com a máxima antecedência possível. Devido à elevada procura, as candidaturas são encerradas assim que houver um número de candidatos que garanta a constituição da respetiva turma, que poderá ocorrer entre 1 a 2 meses antes do início do curso.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada (poderá ser necessária a apresentação dos originais para comprovar a sua autenticidade):
- Certificado de Habilitações do 12º ano, caso já o tenha concluído. Se ainda estiver a frequentar o 12º ano deverá enviar o certificado posteriormente para os seguintes endereços de email:
recrutamento.selecao@atec.pt (para cursos a inciiar em Palmela, Cascais e Carregado)
infoporto@atec.pt (para cursos a iniciar em Matosinhos e São João da Madeira)
Este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal. - Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, perurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso.
Processo de Seleção
Após efetuar a sua candidatura será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista, Testes Psicotécnicos e uma Prova de Aferição de Conhecimentos técnicos. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:
- Entrevista 50%
- Testes Psicotécnicos 25%
- Prova de Aferição de Conhecimentos 25%
Esta avaliação final irá determinar a entrada no curso, uma vez que são admitidos os 20 candidatos que obtiverem o melhor resultado.
Assim que a análise dos resultados esteja concluída, todos os candidatos serão informados por e-mail, pelo que deve aguardar o nosso contacto. Os candidatos que não obtiverem uma vaga recebem um e-mail a informar que se encontram como suplentes para o caso de haver desistências. Serão efetuadas substituições de candidatos durante o decorrer do Plano Adicional, ou na inexistência do mesmo, até 4 semanas após o início do curso.
Caso o candidato não entre para o curso indicado na ficha de candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo. Qualquer comunicação que necessite de efetuar com o Departamento de Recrutamento & Seleção de Formandos deverá ser endereçada para os emails já indicados no Processo de Candidatura, identificando-se sempre com o nome que preencheu na ficha de candidatura e indicando o curso ao qual se candidatou.
Por favor consulte aqui a informação relativa aos Apoios Sociais e depois proceda para a Candidatura.