Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias não superiores, que conferem o nível 5 de qualificação, e que preparam os participantes com uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação.
Destinam-se a Candidatos:
- com idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação;
- titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente;
- titulares do nível 4 de qualificação;
- titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.
Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados. Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.
Certificação
- A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).
Processo de Candidatura
A candidatura a um CET deve ser efetuada online na página do curso pretendido aquando da abertura de inscrições. As candidaturas são encerradas assim que houver um número de candidatos que garanta a constituição da respetiva turma, que poderá ocorrer entre 1 a 2 meses antes do início do curso.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada (poderá ser necessária a apresentação dos originais para comprovar a sua autenticidade):
- Certificado de Habilitações do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente ou de grau de ensino superior. Este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de anexar um Certificado de Habilitações de equivalências emitido em Portugal.
- Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, percurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
Aos candidatos estrangeiros serão ainda solicitados os seguintes documentos:
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a sua candidatura será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista e Teste Psicotécnico. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:
ENTREVISTA - a entrevista tem um peso de 75% no processo de seleção e durante a mesma são consideradas as seguintes dimensões: motivação, autonomia, resolução de problemas, relacionamento interpessoal e desenvolvimento pessoal.
A Entrevista é classificada numa escala de 1 a 4. Para que o aprecer seja favorável à integração doc andidato no curso, este tem que no mínimo obter uma classificação final igual ou superior a 2.6. A dimensão da motivação pode, por si só, excluir um candidato do curso, caso não seja:
- observável que o candidato saiba a que curso se está a candidatar e que conheça os conteúdos do mesmo;
- visível um verdadeiro interesse pela área do curso;
- claro que o candidato reúne todas as condições (familiares, financeiras ou outras) que permitam concluir o curso com sucesso.
TESTE PSICOTÉCNICO - o teste psicotécnico tem um peso de 25% no processo de seleção. Será aplicado um teste que avalia a Inteligência Geral, cujo resultado é classificado numa escala de 1 a 10. Caso o resultado do teste seja igual ou inferior a 4, o candidato fica automaticamente na condição de suplente.
Finalizado o processo de seleção, são admitidos para o curso os 20 ou 22 candidatos (dependendo do curso) que obtiverem os melhores resultados. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail acerca do seu resultado de acordo com a seguinte escala:
- Candidato selecionado - candidato situa-e entre os primeiros 20 ou 22 lugares no ranking e tem uma vaga no curso;
- Candidato suplente - candidato tem uma colcoação na posição 21 ou inferior no ranking e poderá ser integrado no curso no caso de haver desistências.
- Candidato não selecionado - candidato não atingiu os resultados mínimos no processo de seleção e não será considerado para o curso.
Caso surjam vagas, serão efetuadas substituições de formandos, sendo que a integração de candidatos após a data de início do curso está sujeita a uma entrevista adiconal com o propósito de verificar se o candidato tem conhecimentos e/ou experiência profissional na área.
NOTAS:
- Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção, de acordo com as vagas do mesmo.
- Candidatos que concluíram no respetivo ano um curso na ATEC não necessitam de percorrer o processo de seleção, estando a sua entrada no curso dependente da conclusão com aproveitamento do curso e de um parecer pedagógico. Estes candidatos têm prioridade de entrada.
- Caso o número mínimo de candidatos necessário à viabilização do curso fique comprometido devido à falta de candidaturas ou a um elevado número de desistências, o curso poderá ser adiado ou cancelado.
- Qualquer comunicação que necessite de efetuar com o Departamento de Recrutamento & Seleção de Formandos deverá ser endereçada para o email recrutamento.selecao@atec.pt (Palmela e Cascais) ou candidaturas.matosinhos@atec.pt (Matosinhos), identificando-se sempre com o nome que preencheu na ficha de candidatura e indicando o curso ao qual se candidatou.
Cursos de Especialização Tecnológica disponíveis
Consulte os Cursos de Especialização Tecnológica disponíveis nas nossas instalações em Palmela, Matosinhos e Cascais. Os cursos podem decorrer no formato presencial ou híbrido (B-Learning).

Curso de Especialização Tecnológica em
Automação, Robótica e Manutenção Industrial
Em Palmela e Matosinhos

Curso de Especialização Tecnológica em
Gestão e Controlo de Energia
Em Palmela e Matosinhos

Curso de Especialização Tecnológica em
Mecatrónica Automóvel Plan. e Controlo de Processos
Em Palmela, Matosinhos e Cascais

Curso de Especialização Tecnológica em
Mecatrónica Automóvel de Veículos Elétricos e Híbridos
Em Palmela e Matosinhos

Curso de Especialização Tecnológica em
Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
Em Palmela e Matosinhos

Curso de Especialização Tecnológica em
Gestão de Redes e Sistemas Computacionais
Em Palmela e Matosinhos
Formação APOIADA POR

