Percurso de Formação Modular em Efetuar Desenho Técnico de Peças

FMC pagina cursos site

 

Descrição e Organização

A Unidade de Competência  UC02421 - Efetuar Desenho Técnico de Peças, com a duração de 50 horas, tem como objetivo promover a aquisição de conhecimentos e competências essenciais para a elaboração de desenhos técnicos de peças, de acordo com as normas da indústria.

Ao longo da formação, serão abordados os princípios do desenho técnico, incluindo representação de vistas, cortes, secções e cotagem, bem como a interpretação de especificações técnicas. A componente prática permite desenvolver a capacidade de executar e interpretar desenhos com rigor, utilizando métodos e técnicas adequados nomeadamente, utilizando ferramentas (software) de apoio à modelação 3D .

No final, os formandos estarão aptos a representar peças de forma correta e precisa, cumprindo normas técnicas, requisitos de qualidade e segurança, e adequando os desenhos às funções e características dos componentes.

 

A formação vai decorrer em formato Presencial nas instalações da ATEC sitas no Freixieiro, Matosinhos.

Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

 

Certificações

A conclusão com aproveitamento da Unidade de Competência (UC) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.

Apoios Sociais

A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.

São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:

  • Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração. 
  • Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
  • Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
  • Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.

Atividades Principais e Programa

UC02421 - Efetuar Desenho Técnico de Peças

Competências a desenvolver:

- Representação de vistas, cortes, secções e cotagem, bem como a interpretação de especificações técnicas;

- Executar e interpretar desenhos utilizando ferramentas (software) de apoio à modelação 3D .

 

Saídas Profissionais

  • Desenho Técnico

Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?

A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:

  • Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
  • Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
  • Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
  • Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes. 

Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
  2. Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass RGB 120cm

Pré Requisitos

  • Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano.

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.

 

 

 

Partilhe esta informação

Os seus dados
Por favor preencha o seu nome
Por favor preencha o seu e-mail.
Destinatário
Por favor preencha o e-mail destinatário
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Não trataremos qualquer dado pessoal aqui registado.

Partilhe Connosco
as suas necessidades

Empresas e Particulares
Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor indique o n.º de telefone.
Descreva a sua necessidade
Por favor preencha o projeto/tema.
Por favor preencha o objetivo
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Pedido de Informação

Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor preencha a empresa.
Por favor preencha o telefone.

Por favor escolha o seu pedido
Por favor preencha a mensagem.
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.

Download PDF do Curso

Por favor preencha os seguintes campos para poder fazer download da ficha do curso:

Por favor insira o seu nome.

Por favor insira um e-mail correcto.

Por favor escolha uma das opções.

A fim de proceder, tem que concordar com a nossa política de tratamento de dados pessoais.