Percurso de Sensibilização em Domótica KNX
Descrição e Organização
Com a crescente aposta na eficiência energética, conforto e gestão inteligente dos edifícios, os sistemas de Domótica têm vindo a ganhar destaque em projetos residenciais, comerciais e industriais. Nesta curso vamos estudar os principais protocolos e tecnologias existentes com enfoque para o protocolo KNX, reconhecido internacionalmente, e que é uma das soluções mais utilizadas para integrar e controlar diversos dispositivos e sistemas num único ambiente automatizado.
Este percurso formativo de 25 horas, tem como objetivo sensibilizar os participantes para os princípios fundamentais da Domótica, proporcionando uma introdução prática e acessível às suas funcionalidades, arquitetura e aplicações. A formação prepara os formandos para compreender o potencial da tecnologia na modernização de infraestruturas, promovendo soluções mais sustentáveis e inteligentes.
O Percurso de Formação Modular em Sensibilização em Domótica vai iniciar a 06 de outubro, nas instalações da ATEC em Matosinhos.
A formação decorrer em horário pós-laboral, das 19h00 às 23h15, às segundas-feiras (e uma sexta-feira), e no horário das 09h00 às 16h15 ao sábado (um sábado), presencialmente na ATEC.
Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.
Certificações
A conclusão com aproveitamento da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.
Apoios Sociais
r
A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.
São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:
- Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração.
- Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
- Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
- Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.
Atividades Principais e Programa
O Percurso é composto pela seguinte Unidade de Formação de Curta Duração:
- 6091 - Domótica - Generalidades
Saídas Profissionais
- Domótica
Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?
A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:
- Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
- Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
- Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
- Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
- Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;
Candidatura
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes.
Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:
- Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
- Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
- Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.
Candidatura
Formação Apoiada por
Pré Requisitos
- Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:
- Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
- Curriculum Vitae;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.