Léxico Lean

A-B


Prática pioneira da Toyota na qual o problema, a análise, as ações corretivas e o plano de ação são escritos numa única folha de papel (tamanho A3), normalmente utilizando-se gráficos e figuras. Na Toyota, os relatórios A3 evoluíram até se tornarem um método padrão para, resolução de problemas, relatório de status e exercícios de planeamento, como o mapeamento do fluxo de valor. A3 é o termo internacional para uma folha de papel com 297 milímetros de largura e 420 milímetros de comprimento.
Ver também: VSM

Componente fundamental do LPS, o abastecimento normalizado garante a logística interna de movimentação de materiais e informação.
O abastecimento normalizado, levado a cabo pelo mizusumashi, para além de assegurar o abastecimento de componentes e a evacuação de produto acabado, transmite o takt à linha, sendo portanto fundamental na sincronização da produção com a procura.
Levar à prática este conceito passa normalmente por:

•  Preparação das linhas de produção para abastecimento
•  Criação de supermercados de componentes e produto acabado
•  Definição e normalização de um circuito de abastecimento
•  Implementação de um trem logístico
•  Integração com o sistema de nivelamento e informação
Ver também: HeijunkaMizusumashi, Supermercado

É um sistema de custeio que determina o custo de produtos/serviços baseado nos recursos utilizados para realizar cada processo no fabrico ou na prestação do serviço.

Inicialmente estudado por J. Forrester do MIT nos anos 50, traduz um fenómeno presente em muitas cadeias de valor: o processo fornecedor receber instruções de produção ou entrega com variação crescente face à procura efetiva do processo cliente. Este efeito é amplificado à medida que vamos percorrendo a cadeia de jusante para montante e deve-se a dois fatores principais: o número de pontos de decisão ao longo da cadeia e o tempo perdido na decisão entre cada ponto.
A consequência inevitável deste fenómeno, às vezes numa dimensão impressionante, é o aumento de stocks ao longo da cadeia com o consequente alongamento do Lead Time.
Este efeito é mais evidente em cadeias de valor que usam um planeamento tradicional baseado em sistemas centralizados de tipo ERP/MRP. A sua eliminação passa pela implementação de sistemas de planeamento Pull Flow.
Ver também: Heijunka

Método de gestão desenvolvido por Vilfredo Pareto que orienta os gestores no sentido do que é importante (vital) sem se dispersarem com o que é trivial ou acessório. Também conhecido como regra 20/80 dada a regularidade da mesma (ex. 20% dos defeitos resultam em 80% das reclamações dos clientes).

Palavra japonesa para 'lâmpada' e que é usada para designar a utilização de sinais visuais que permitem informar do estado de funcionamento de uma linha ou máquina.
O Andon pode ser usado para avisar de avarias, necessidade de assistência, falta de material, etc.

Ferramenta estratégica utilizada na interface entre a visão e estratégia de uma organização e um conjunto coerente de métricas associadas. Permite aferir de que forma a empresa segue a estratégia definida, através da análise de indicadores financeiros, de operações, clientes, colaboradores e fornecedores. Desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton.

Avaliação e comparação do atual desempenho (ou perfil) de uma organização com organizações similares (ou que realizem operações similares) que são consideradas as melhores na sua classe.

Designação atribuída na organização SixSigma a uma pessoa que domina todas as técnicas estatísticas necessárias à execução de um projeto com sucesso. O currículo de formação de um BlacK Belt estende-se por 3 ou 4 semanas e prevê a execução de 2 projetos SixSigma bem sucedidos. Também conhecido como Mentor.
Ver também: Green Belt, Yellow Belt, Champion

Instalações de produção normalmente gerenciadas de acordo com a filosofia da produção em massa.

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