Técnico/a de Manutenção Industrial/Mecatrónica

Nível 4 de Qualificação Profissional

Banner página site MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

 

Descrição e Organização

O/A Técnico/a de Manutenção Industrial/Mecatrónica é o/a profissional responsável por realizar a instalação, a manutenção, o diagnóstico e a reparação de avarias em máquinas e equipamentos industriais, respeitando princípios de segurança e saúde no trabalho, da qualidade e de sustentabilidade ambiental.

Este curso vai decorrer na modalidade de Educação e Formação de Adultos vertente Profissional, ou seja, destina-se a candidatos titulares do 12º ano que pretendam uma (re)qualificação técnica. O curso, com a duração total de 1600 horas, compreende a Componente Tecnológica, Portefólio Reflexivo da Aprendizagem (PRA) e Estágio Curricular. 

 

 

 

Certificações

  • Nível 4 de Qualificação (Certificado de Formação Profissional).

Apoios Sociais

Consulte os nossos Apoios Sociais.

Atividades Principais e Programa

  • Organizar e executar trabalhos de manutenção de equipamentos industriais, de acordo com o plano de manutenção.
  • Planear a sequência e os métodos de trabalho de desmontagem e montagem de componentes e equipamentos industriais, recorrendo a desenhos, normas e outras especificações técnicas.
  • Definir a aplicação dos processos, materiais e ferramentas adequados à execução dos trabalhos, de acordo com o diagnóstico efetuado.
  • Acompanhar e executar as operações de reparação e manutenção de conjuntos mecânicos e de circuitos eletromecânicos e de automação.
  • Controlar as reparações e manutenções executadas, utilizando os instrumentos adequados.
  • Acompanhar e executar a instalação, preparação e ensaio de vários tipos de máquinas, motores e outros equipamentos industriais.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa a trabalho desenvolvido.

Saídas Profissionais

  • Técnico/a de Manutenção Industrial/Mecatrónia;
  • Serralheiro/a Mecânico/a;
  • Técnico/a de Manutenção de Equipamentos Eletromecânicos.

Porquê escolher um curso de Educação e Formação de Adultos?

Os cursos de Educação e Formação de Adultos destinam-se a formar adultos que querem aumentar o seu nível de escolaridade e, em simultâneo, adquirir uma qualificação profissional em áreas que promovam a sua (re)entrada no mercado de trabalho. São cursos organizados em percursos de dupla certificação (escolar e profissional) e com forte componente prática.

De forma global, os cursos de Educação e Formação de Adultos:

  • permitem aumentar as Habilitações Escolares e Profissionais;
  • possibilitam especialização numa área profissional com elevada procura no mercado de trabalho aumentado assim a probabilidade de obter emprego qualificado;
  • são financiados e os formandos beneficiam de apoios sociais;
  • têm estágio garantido numa empresa parceira da ATEC;
  • permitem o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior.

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.

Os candidatos interessados em ingressar num curso de Educação e Formação de Adultos na ATEC devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa do Curso;
  2. Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

Logo Formação Apoiada Por

Pré Requisitos

  • 12º ano de escolaridade;
  • Idade igual ou superior a 18 anos para ações a tempo parcial (4h/dia) OU igual ou superior a 21 anos para ações a tempo integral (7h/dia);
  • Aprovação na Entrevista de seleção.

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a este curso deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 


Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal;
  • Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, perurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia, para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência, com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.


Documentos a entregar caso seja admitido no curso:

  • Registo Criminal, com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores. 

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção que é composto por Entrevista.

São admitidos os 20 candidatos que obtiverem o melhor resultado. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail.
Os candidatos que não obtiverem vaga recebem um email a informar que se encontram como suplentes para o caso de haver desistências. São efetuadas substituições de candidatos até no máximo 4 semanas após o início do curso. 

Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo. 

Consulte informação detalhada aqui

 

 

 

Percurso em Sistemas Fotovoltaicos - Autoconsumo

Formação Modular Certificada

atec modular sistemas fotovoltaicos

 

Descrição e Organização

Face à crescente preocupação com a sustentabilidade e à necessidade de reduzir a dependência energética de fontes não renováveis, os sistemas fotovoltaicos para autoconsumo têm-se afirmado como uma solução estratégica para particulares, empresas e instituições.

Este percurso formativo de 25 horas, visa sensibilizar os participantes para os princípios fundamentais da energia solar fotovoltaica, com enfoque na conceção, instalação e funcionamento de sistemas de autoconsumo. A formação proporciona uma abordagem prática e atualizada, alinhada com os requisitos técnicos e legais em vigor, preparando os formandos para contribuir ativamente na transição energética e na promoção de soluções mais eficientes e sustentáveis.

 

O Percurso de Formação Modular em Sistemas Fotovoltaicos - Autoconsumo vai decorrer nas instalações da ATEC em Matosinhos,  em horário pós-laboral, das 19h00 às 23h15.

 

Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

 

Certificações

A conclusão com aproveitamento da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.

Apoios Sociais

A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.

São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:

  • Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração. 
  • Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
  • Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
  • Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.

Atividades Principais e Programa

O Percurso é composto pela seguinte Unidade de Formação de Curta Duração com a duração total de 25 horas: 

  • 10981 - Sistemas Fotovoltaicos - Autoconsumo

 

Saídas Profissionais

  • Sistemas Fotovoltaicos - Autoconsumo

Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?

A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:

  • Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
  • Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
  • Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
  • Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes. 

Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
  2. Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

 

 

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass RGB 120cm

Pré Requisitos

  • Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.

 

 

Percurso de Robótica Industrial

Formação Modular Certificada

atec modular robotica industrial

 

Descrição e Organização

Num contexto de transformação digital e automação crescente, a indústria enfrenta uma procura cada vez maior por profissionais qualificados em tecnologias avançadas, como a robótica. Este percurso formativo visa responder a essa necessidade, capacitando os formandos com conhecimentos teóricos e práticos fundamentais na área da Robótica Industrial.

Ao longo de 50 horas, os participantes serão preparados para operar, programar e integrar sistemas robotizados em ambientes industriais. A formação está estruturada para oferecer uma visão abrangente e aplicada da robótica, alinhada com os desafios e exigências do setor produtivo moderno.

 

O Percurso de Formação Modular em Robótica Industrial, com 50 horas de duração, vai decorrer em horário pós-laboral, das 19h00 às 23h15, presencialmente na ATEC.

Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

 

Certificações

A conclusão com aproveitamento da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.

Apoios Sociais

A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.

São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:

  • Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração. 
  • Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
  • Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
  • Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.

Atividades Principais e Programa

O Percurso é composto pelas seguintes Unidades de Formação de Curta Duração: 

  • 6113 - Robótica
  • 6114 - Robótica - aplicações

Saídas Profissionais

  • Robótica Industrial

Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?

A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:

  • Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
  • Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
  • Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
  • Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes. 

Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
  2. Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

 

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass RGB 120cm

Pré Requisitos

  • Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.

 

 

Percurso de Sensibilização em Domótica KNX

Formação Modular Certificada

atec modular domotica

 

Descrição e Organização

Com a crescente aposta na eficiência energética, conforto e gestão inteligente dos edifícios, os sistemas de Domótica têm vindo a ganhar destaque em projetos residenciais, comerciais e industriais. Nesta curso vamos estudar os principais protocolos e tecnologias existentes com enfoque para o protocolo KNX, reconhecido internacionalmente, e que é uma das soluções mais utilizadas para integrar e controlar diversos dispositivos e sistemas num único ambiente automatizado.

Este percurso formativo de 25 horas, tem como objetivo sensibilizar os participantes para os princípios fundamentais da Domótica, proporcionando uma introdução prática e acessível às suas funcionalidades, arquitetura e aplicações. A formação prepara os formandos para compreender o potencial da tecnologia na modernização de infraestruturas, promovendo soluções mais sustentáveis e inteligentes.

O Percurso de Formação Modular em Sensibilização em Domótica vai decorrer, nas instalações da ATEC em Matosinhos, em horário pós-laboral, das 19h00 às 23h15.

 

Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

 

Certificações

A conclusão com aproveitamento da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.

Apoios Sociais

r

A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.

São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:

  • Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração. 
  • Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
  • Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
  • Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.

Atividades Principais e Programa

O Percurso é composto pela seguinte Unidade de Formação de Curta Duração: 

  • 6091 - Domótica - Generalidades

 

Saídas Profissionais

  • Domótica

Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?

A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:

  • Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
  • Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
  • Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
  • Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes. 

Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
  2. Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

 

 

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass RGB 120cm

Pré Requisitos

  • Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.

 

 

Percurso de Programação de Microcontroladores Industriais

Formação Modular Certificada

págian site mobile 450x300 2

 

Descrição e Organização

A crescente digitalização dos sistemas industriais e a procura por soluções mais eficientes e inteligentes têm impulsionado a adoção de microcontroladores como elementos-chave na automação de processos. Neste contexto, torna-se essencial formar profissionais capazes de desenvolver e programar sistemas baseados nestes dispositivos, que são cada vez mais utilizados em equipamentos, sensores e interfaces industriais.

Este percurso formativo, com a duração de 50 horas, proporciona aos participantes uma aprendizagem sólida e prática sobre a programação de microcontroladores, com enfoque na sua aplicação em ambientes industriais reais. A formação prepara os formandos para conceber, implementar e otimizar soluções técnicas que respondam às exigências da indústria moderna.

O Percurso de Formação Modular em Programação de Microcontroladores Industriais vai decorrer nas instalações da ATEC em Matosinhos, em horário pós-laboral, das 19h00 às 23h15.

 

Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

 

Certificações

A conclusão com aproveitamento da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.

Apoios Sociais

A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.

São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:

  • Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração. 
  • Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
  • Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
  • Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.

Atividades Principais e Programa

O Percurso é composto pelas seguintes Unidades de Formação de Curta Duração: 

  • 6072 - Microcontraladores
  • 6073 - Microcontroadores - aplicações

Saídas Profissionais

  • Programação de Microcontroladores Industriais

Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?

A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:

  • Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
  • Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
  • Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
  • Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes. 

Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
  2. Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

 

 

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass RGB 120cm

Pré Requisitos

  • Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.

 

 

Partilhe esta informação

Os seus dados
Por favor preencha o seu nome
Por favor preencha o seu e-mail.
Destinatário
Por favor preencha o e-mail destinatário
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Não trataremos qualquer dado pessoal aqui registado.

Partilhe Connosco
as suas necessidades

Empresas e Particulares
Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor indique o n.º de telefone.
Descreva a sua necessidade
Por favor preencha o projeto/tema.
Por favor preencha o objetivo
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Pedido de Informação

Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor preencha a empresa.
Por favor preencha o telefone.

Por favor escolha o seu pedido
Por favor preencha a mensagem.
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Download PDF do Curso

Por favor preencha os seguintes campos para poder fazer download da ficha do curso:

Por favor insira o seu nome.

Por favor insira um e-mail correcto.

Por favor escolha uma das opções.

A fim de proceder, tem que concordar com a nossa política de tratamento de dados pessoais.