Mas afinal o que é um CET? Um Curso de Especialização Tecnológica é um curso pós-secundário, não superior, que confere o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações. Têm uma forte ligação ao mercado de trabalho, permitindo ainda a continuação para estudos superiores, conferindo equivalências a disciplinas dos cursos do ensino universitário e politécnico.
O prosseguimento de estudos no ensino superior poderá ser realizado através do regime geral de acesso ao ensino superior ou através do Concurso Especial para detentores do Diploma de Especialização Tecnológica, regulado pelo Decreto de Lei nº 113/2014 de 16 de julho.
A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).
Os CET são compostos por três componentes de formação: Geral e Científica, Tecnológica e Formação Prática em Contexto de Trabalho (Estágio), com uma duração máxima de um ano e meio (18 meses). A componente de formação prática em contexto de trabalho (estágio) é realizada numa empresa parceira da ATEC onde o formando aplica em contexto real de trabalho os conhecimentos que adquiriu ao longo do curso.
Quem pode frequentar um CET?
- Candidatos titulares do nível 4 de qualificação;
- Candidatos com o 12º ano concluído;
- Candidatos que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tenham estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente sem o concluir;
- Candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e que pretendam uma requalificação profissional.
Quais as vantagens de frequentar um CET na ATEC?
- Curso totalmente financiado (consulte os Apoios Sociais);
- Duração máxima de 1 ano e meio;
- Estágio incluído e garantido em empresa parceira o que permite desenvolver as competências para o exercício profissional;
- Permite acesso ao Ensino Superior através de concursos especiais para detentores de Diploma de Especialização Tecnológica;
- Equivalência de créditos em licenciaturas do Ensino Superior universitário e politécnico ao abrigo de parcerias;
- Permitem uma requalificação profissional;
- Permite aprofundar conhecimentos científicos e tecnológicos numa dada área de formação;
- Forte ligação às necessidades do mercado de trabalho;
- Elevada empregabilidade;
1. Que cursos de especialização tecnológica estão disponiveis na atec?
A ATEC disponibiza vários cursos de especialização tecnológica com elevada aceitação no mercado de trabalho, nomeadamente:
- Técnico Especialista em Automação Robótica e Controlo Industrial
- Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica
- Técnico Especialista em Gestão e Controlo de Energia
- Técnico Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos
- Técnico Especialista em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
- Técnico Especialista em Cibersegurança
- Técnico Especialista em Mecatrónica Automóvel, Planeamento e Controlo de Processos
2. Quem tem o 12º ano incompleto fica com o Ensino secundário concluído?
Um curso de especialização tecnológica tem como parte integrante um Plano Adicional, prévio ao inicio do curso, e cuja carga horária varia consoante o curso. Este plano adicional tem de ser obrigatoriamente frequentado por todos os participantes que:
- Ingressaram num CET e que não sejam titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente. Aos formandos que concluam o CET, incluindo o plano adicional, é-lhes reconhecido o nível secundário de educação.
3. qual é a diferença entre um cet e um tesp?
Os TeSP ou CTSP são Cursos Técnicos Superiores Profissionais oferecidos pelo Ensino Politécnico, não conferentes de grau académico e a conclusão, com aproveitamento, do respetivo ciclo de estudos atribui o diploma de técnico superior profissional.
O CTSP tem uma duração de 2 anos (4 semestres), ao passo que o CET tem uma duração máxima de um ano e meio. A frequência de um CTSP implica o pagamento de propina cujo valor é estipulado pela instituição de ensino; o CET é financiado e os participantes têm direito a determinados apoios sociais.
4. Resumindo, um CET é a escolha certa se:
- Terminaste o 12º ano e pretendes ingressar no mercado de trabalho numa área técnica;
- Queres ter um emprego altamente qualificado e ser detentor de uma qualificação reconhecida no Quadro Europeu de Qualificações;
- Pretendes ingressar no ensino superior com sólido conhecimento técnico e adquirir equivalências a disciplinas de cursos universitários e politécnicos.