Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais (B-Learning)

Nível 5 de Qualificação Profissional

atec gestao redes informaticas

 

Descrição e Organização

A Certificação em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais é composta por um Programa de Integração, com a duração de 500 horas, e pelo Curso de Especialização Tecnológica em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais, com a duração de 1400 horas, que confere o Nível 5 de Qualificação.

A carga horária divide-se pela Componente Tecnológica (850 horas), Componente Geral (150 horas) e Formação Prática em Contexto de Trabalho (400 horas). 

O Programa de Integração tem como objetivo preparar os participantes com competências técnicas que lhes permitam frequentar o curso com sucesso. 

 

A presente organização do curso traduz-se da seguinte forma:

  • Programa de Integração com a duração de 500 horas prévio ao curso

                                                                                   +  

  • Curso de Técnico Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais (Nível 5 de Qualificação) com a duração de 1400 horas, das quais, 400 são estágio.

 

Este curso em particular irá decorrer em formato B-Learning, ou seja, num formato híbrido, combinando formação presencial nas instalações da ATEC com sessões de formação a distância, síncronas, através da aplicação Microsoft Teams.

 

Sobre o curso:

Organizações, dos mais variados segmentos, dependem cada vez mais das novas tecnologias, que são um fator de vantagem competitiva em qualquer mercado. Assim, os técnicos especializados, capazes de assegurar os meios necessários (Hardware e Software) e a fiabilidade das redes de computadores, são cada vez mais requisitados pelas empresas.

Sabendo dessa necessidade do mercado a ATEC, através do curso de Gestão de Redes e Sistemas Computacionais, atribui aos formandos conhecimentos nas áreas das Comunicações, Sistemas Operativos, Redes de Computadores, Comunicações de Dados, Administração de Redes e Projeto, entre outras competências altamente valorizadas.

 

Requisitos Técnicos

Para participação nesta ação de formação em formato híbrido (B-Learning), o participante tem de garantir os seguintes requisitos mínimos:

  • Computador com microprocessador Intel i5 de 4ª geração ou superior ou AMD Ryzen 5 e com pelo menos 16GB de memória RAM;
  • Acesso à internet com velocidade que permita stream de vídeo em HD;
  • WebCam;
  • Colunas de som com microfone ou Headset (solução aconselhável devido ao ruído de fundo);
  • Disco externo SSD 512 GB (USB 3.0 ou superior).

 

Certificações

  • A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).

Apoios Sociais

Cursos Financiados. Consulte os nossos Apoios Sociais.

Atividades Principais e Programa

O Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais é o responsável por planear, executar, gerir e configurar infraestruturas de sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão da organização bem como de suporte a redes de telecomunicações de nova geração, com integração de serviços de voz, dados e vídeo.

Como atividades principais destacam-se:

  • Instalar e configurar redes de comunicação, ao nível da infraestrutura de cablagem, do sistema operativo, do equipamento e dos serviços, dando especial realce às questões de desempenho e segurança;
  • Instalar e configurar infraestruturas de rede baseadas num sistema operativo, usando a tecnologia mais ajustada;
  • Dimensionar e implementar uma rede corporativa de nova geração, com integração de serviços de voz, dados e vídeo;
  • Gerir e configurar sistemas de informação de suporte aos sistemas e redes de comunicações, nomeadamente, sistemas de supervisão e servidores de DHCP, DNS, NAS, Proxys, gestores de tráfego, entre outros;
  • Apoiar e gerir redes: protocolos e aplicações; servidores de autenticação, autorização, registo e contabilização;
  • Apoiar e gerir sistemas: modelos e aplicações, ferramentas, sistemas operativos, políticas de back up, redundância e fiabilidade, preparação de planos de emergência, estipular tolerância a falhas;
  • Apoiar e gerir serviços informáticos: políticas de licenciamento, suporte e manutenção, apoio aos utilizadores (helpdesk), ferramentas de apoio à instalação, diagnóstico, gestão e recuperação da informação;
  • Instalar e configurar sistemas operativos, servidores, serviços e periféricos da rede;
  • Gerir e configurar servidores e serviços baseados na Internet.
  • Gerir utilizadores e computadores de forma centralizada.

Saídas Profissionais

  • Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais
  • Gestor / Técnico de Redes;
  • Administrador / Técnico de Sistemas;
  • Programador

Porquê escolher um curso de Especialização Tecnológica?

Um Curso de Especialização Tecnológica (CET)  é um curso pós-secundário que confere o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações e que prepara os participantes com uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação.

 

ELEVADA EMPREGABILIDADE

Em linha com as necessidades do mercado de trabalho, os CET têm uma forte ligação às empresas o que se traduz em taxas de empregabilidade dos nossos formandos acima dos 90%.

 

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Permitem o prosseguimento de estudos no ensino superior através do regime geral de acesso ou através do Concurso Especial para detentores do Diploma de Especialização Tecnológica. Confere ainda equivalências a créditos em licenciaturas do ensino universitário e politécnico.Para mais informações acerca do acesso ao ensino superior contacte a respetiva instituição de ensino.

Sabe mais sobre os Cursos de Especialização Tecnológica AQUI

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.

Os candidatos interessados em ingressar num curso de Especialização Tecnológica da ATEC devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa de Integração e o programa do Curso;
  2. Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

Logo Formação Apoiada Por

Pré Requisitos

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação;

  • Candidatos titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente; OU

  • Candidatos titulares do nível 4 de qualificação; OU

  • Candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.

  • Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados;

  • Cidadãos estrangeiros:
    • Ter autorização de residência emitida e dentro da validade à data do início do curso;
    • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários
    • Ter um certificado de habilitações emitido em Portugal com as equivalências de estudos ao nível do 12º ano

Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Curso de Especialização Tecnológica, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Se ainda estiver a frequentar o 12º ano deverá enviar o certificado posteriormente para os seguintes endereços de email:

    recrutamento.selecao@atec.pt (para cursos a iniciar em Palmela e Cascais)

    candidaturas.matosinhos@atec.pt (para cursos a iniciar em Matosinhos) 

  • Curriculum Vitae;

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a sua candidatura será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista e Testes Psicotécnicos. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:

  • Entrevista - 60%
  • Testes Psicotécnicos - 40%

Finalizado o processo de seleção, são admitidos para o curso os 20 candidatos que obtiverem os melhores resultados. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail acerca do seu resultado. Caso surjam vagas, serão efetuadas substituições de formandos.

Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo.

Consulte informação detalhada AQUI.

 

 

 

Percurso de Formação Modular em Sistemas de Climatização nos Veículos Automóveis

Formação Modular Certificada

atec financiado automovel

 

 

Descrição e Organização

O Percurso de Formação Modular em Sistemas de Climatização nos veículos automóveis (UFCD - 10859), com 50 horas de duração vai iniciar já a 05 de maio, nas instalações da ATEC em Matosinhos.

A formação decorrer em horário pós-laboral e no formato B-Learning (online síncrono e presencial).

 

Objetivos da formação:

De acordo com o Anexo I do Regulamento (CE) n.º 307/2008, de 2 de abril, os participantes devem ficar aptos a:

  • Utilizar corretamente os sistemas de ar condicionado que contêm gases fluorados com efeito de estufa instalados em veículos a motor;
  • Conhecer o impacto ambiental dos gases fluorados refrigerantes com efeito de estufa e a regulamentação ambiental correspondente;
  • Efetuar a recuperação ecológica dos gases fluorados com efeito de estufa.

 

Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

 

Certificações

A conclusão com aproveitamento da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.

Ao concluir com aproveitamento a UFCD  em Sistemas de Climatização nos Veículos Automóveis, o participante terá também direito ao Certificado emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Apoios Sociais

A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.

São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:

  • Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração. 
  • Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
  • Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
  • Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.

Atividades Principais e Programa

O Percurso de Formação Modular em Sistemas de Climatização nos Veículos Automóveis, com a duração de 50 horas, abrange as seguintes temáticas:

  • Tipos e características de sistemas de ventilação forçada e ar condicionado;
  • Produtos refrigerantes;
  • Fluidos lubrificantes dos diversos sistemas de ar condicionado;
  • Regulamentação ambiental aplicável aos gases fluorados refrigerantes com efeito de estufa;
  • Verificação de sistemas de ventilação forçada;
  • Verificação de sistemas de ar condicionado;
  • Diagnóstico de avarias em sistemas de ventilação forçada;
  • Diagnóstico de avarias em sistemas de ar condicionado;
  • Procedimentos de substituição do agente refrigerante e deteção de fugas no sistema;
  • Procedimentos de substituição de componentes do sistema de ar condicionado
  • Procedimentos de manipulação e reparação dos sistemas de climatização tendo em consideração o seu impacto no meio ambiente

Requisitos Técnicos

Para participação nesta ação de formação em formato híbrido (B-Learning), o participante tem de garantir os seguintes requisitos mínimos:

  • Computador com sistema operativo Microsoft Windows ou MAC OS ou Linux;

  • Acesso à internet com velocidade que permita stream de vídeo em HD;

  • Webcam;

  • Colunas de som com microfone ou headset (solução aconselhável devido ao ruído de fundo).

Saídas Profissionais

  • Área Automóvel

Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?

A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:

  • Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
  • Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
  • Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
  • Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes. 

Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
  2. Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

 

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass RGB 120cm

Pré Requisitos

  • Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.

 

 

Curso de Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica (B-Learning)

Especialização Tecnológica - Nível 5 de Qualificação

Banner página site TECNOLOGIA MECATRÓNICA mobile

 

Descrição e Organização

A Certificação em Tecnologia Mecatrónica é composta por um Programa de Integração, com a duração de 500 horas, e pelo Curso de Especialização Tecnológica em Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica, com a duração de 1560 horas, que confere o Nível 5 de Qualificação.

O Programa de Integraçãotem como objetivo preparar os participantes com competências técnicas que lhes permitam frequentar com sucesso o curso.

A organização do curso traduz-se da seguinte forma:

Programa de Integração   +   Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica (Nível 5)      

500 horas                                 1560 horas (das quais 535 são estágio)

 

O Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Tecnologia Mecatrónica visa dotar os participantes com competências para desenvolver atividades nas áreas de projeto, planeamento, fabrico e manutenção, integrando tecnologias de mecânica, eletrotecnia, automação e informática, com vista ao desenvolvimento de produtos, sistemas e processos.

O/A Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica é um/a técnico/a com capacidades de interpretação e desenho de mecanismos, de programar e operar máquinas ferramentas CNC/Convencionais, desenvolver sistemas industriais controlados mecanicamente e eletronicamente por meio de autómatos, processos eletromecânicos ou eletropneumáticos e sistemas robotizados.

As turmas a iniciar a 12 de maio de 2025 em Matosinhos e a 08 de setembro de 2025 em Palmela, vão decorrer em formato híbrido (B-Learning), com aulas presenciais de segunda a quinta-feira e online (a distância) à sexta-feira. 

 

Certificações

  • A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).

Apoios Sociais

Cursos Financiados. Consulte os nossos Apoios Sociais.

Atividades Principais e Programa

  • Planear e projetar equipamentos e sistemas ou, em casos mais complexos, coadjuvar quadros superiores, de modo a contribuir para a modernização de unidades fabris;
  • Colaborar com os departamentos de I/D no desenvolvimento de novos produtos;
  • Apoiar a área do planeamento no desenvolvimento de atividades e metodologias equipamentos para melhoria dos processos produtivos;
  • Cooperar com a área de manutenção, nomeadamente, inspeção e visualização das condições de funcionamento de equipamentos e instalações elétricas industriais;
  • Planear, preparar e efetuar intervenções na área de manutenção preventiva, corretiva e condicionada;
  • Cooperar com a área da qualidade na elaboração e execução de técnicas e medidas por forma a assegurar o sistema de gestão da qualidade relacionado com os produtos/serviços a fornecer.

Requisitos Técnicos

Para participação nesta ação de formação em formato híbrido (B-Learning), o participante tem de garantir os seguintes requisitos mínimos:

  • Computador com microprocessador Intel i5 de 4ª geração ou superior com no mínimo 4 núcleos físicos ou AMD Ryzen 5 e com pelo menos 16GB de memória RAM;
  • Acesso à internet com velocidade que permita stream de vídeo em HD;
  • WebCam;
  • Colunas de som com microfone ou Headset (solução aconselhável devido ao ruído de fundo);
  • Disco externo SSD 240 GB (USB 3.0 ou superior).

 

Saídas Profissionais

  • Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica;
  • Técnico/a Especialista em Manutenção Industrial;
  • Programador/a CNC;
  • Técnico/a de Manutenção Industrial (elétrica, mecânica, pneumática/hidráulica).

Porquê escolher um curso de Especialização Tecnológica?

Um Curso de Especialização Tecnológica (CET)  é um curso pós-secundário que confere o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações e que prepara os participantes com uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação.

ELEVADA EMPREGABILIDADE

Em linha com as necessidades do mercado de trabalho, os CET têm uma forte ligação às empresas o que se traduz em taxas de empregabilidade dos nossos formandos acima dos 90%.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Permitem o prosseguimento de estudos no ensino superior através do regime geral de acesso ou através do Concurso Especial para detentores do Diploma de Especialização Tecnológica. Confere ainda equivalências a créditos em licenciaturas do ensino universitário e politécnico.Para mais informações acerca do acesso ao ensino superior contacte a respetiva instituição de ensino.

Sabe mais sobre os Cursos de Especialização Tecnológica AQUI

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.

Os candidatos interessados em ingressar num curso de Especialização Tecnológica da ATEC devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Plano Adicional e o programa do Curso;
  2. Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

Logo Formação Apoiada Por

Pré Requisitos

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação;

  • Candidatos titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente; OU

  • Candidatos titulares do nível 4 de qualificação; OU

  • Candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.

  • Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados;

  • Cidadãos estrangeiros:
    • Ter autorização de residência emitida e dentro da validade à data do início do curso;
    • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários
    • Ter um certificado de habilitações emitido em Portugal com as equivalências de estudos ao nível do 12º ano

Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Curso de Especialização Tecnológica, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Se ainda estiver a frequentar o 12º ano deverá enviar o certificado posteriormente para os seguintes endereços de email:

    recrutamento.selecao@atec.pt (para cursos a iniciar em Palmela e Cascais)

    candidaturas.matosinhos@atec.pt (para cursos a iniciar em Matosinhos) 

  • Curriculum Vitae;

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a sua candidatura será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista e Testes Psicotécnicos. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:

  • Entrevista - 60%
  • Testes Psicotécnicos - 40%

Finalizado o processo de seleção, são admitidos para o curso os 20 candidatos que obtiverem os melhores resultados. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail acerca do seu resultado. Caso surjam vagas, serão efetuadas substituições de formandos.

Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo.

Consulte informação detalhada AQUI.

 

 

 

Percurso de Formação Modular em Atualização para Instaladores ITED

Formação Modular Certificada

ited atualizacao tecnicos atec

 

 

Descrição e Organização

 

A ATEC é entidade reconhecida pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, como entidade formadora em ITED, para ministrar cursos Habilitante e de Atualização de Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios – ITED.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, na redação em vigor, estabelece que para manter a habilitação profissional de projetista e instalador de ITED/ITUR, os técnicos devem frequentar, com aproveitamento, uma formação de atualização de conhecimentos correspondente a, pelo menos, 50 horas em cada período de cinco anos.

Neste sentido, a ATEC vai desenvolver a formação de Atualização para Instaladores ITED, com a duração de 50 horas, sendo que destas horas existirá uma componente prática presencial de, pelos menos 15 horas da sua duração, incluindo a prova de avaliação. Assim, a formação vai decorrer em formato b-learning, sendo que a formação presencial decorrerá nas instalações da ATEC no Freixieiro, Matosinhos.

Os Percursos de Formação Modular Certificada, financiados ao abrigo do Programa Pessoas 2030, são desenvolvidos nas instalações da ATEC em Matosinhos e destinam-se apenas a participantes oriundos e/ou residentes ns seguintes Regiões (Nuts III): Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Tãmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

 

Certificações

A conclusão com aproveitamento da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A certificação também depende de uma assiduidade mínima de 90%.

Apoios Sociais

A Formação Modular Certificada é financiada pelo Programa Pessoas 2030, não existindo nenhum tipo de pagamento a efetuar pelo formando.

São atribuídos Apoios Sociais aos participantes, nomeadamente:

  • Bolsa de formação: até 50% IAS. A Bolsa de Formação é atribuída a formandos que se encontrem em situação de desemprego. Esta bolsa não é atribuída a formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração. 
  • Subsídio de refeição: Atribuído em numerário (6€/dia), nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas. Não é atribuído, no caso de formandos ativos empregados, quando a formação (de duração igual ou superior a 3 horas) decorre no seu período normal de trabalho.
  • Despesas de Transporte (utilização de transportes públicos): Montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo por motivo de frequência de ação de formação. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando. Este apoio é atribuído apenas a quem tem idade superior a 23 anos.
  • Subsídio de Transporte: Elegível apenas quando comprovada a impossibilidade de utilização do transporte coletivo. Até ao limite máximo mensal de 30% do IAS. O pagamento deste apoio depende da assiduidade do formando.

Atividades Principais e Programa

Competências a adquirir durante a frequência da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) - Atualização para Instaladores ITED:

  • Reconhecer as responsabilidades relativas à execução de instalações ITED.
  • Aplicar as boas práticas de instalação de redes de cabos.
  • Reconhecer as boas práticas na realização de ensaios.
  • Analisar e validar os resultados dos ensaios.
  • Executar redes GPON, HFC e redes com tecnologia POE.
  • Executar o procedimento de avaliação das ITED, submeter o termo de responsabilidade de execução da instalação e enviar o respetivo Relatório de Ensaios e Funcionalidade (REF).

 

Nota: Consulte o cronograma clicando no "Programa de Curso" no início da página.

 

Requisitos Técnicos

Para participação nesta ação de formação em formato híbrido (B-Learning), o participante tem de garantir os seguintes requisitos mínimos:

  • Computador com sistema operativo Microsoft Windows ou MAC OS ou Linux;

  • Acesso à internet com velocidade que permita stream de vídeo em HD;

  • Webcam;

  • Colunas de som com microfone ou headset (solução aconselhável devido ao ruído de fundo).

Saídas Profissionais

  • Instalador ITED

Porquê escolher um curso de Formação Modular Certificada?

A Formação Modular Certificada tem como principais objetivos:

  • Responder às necessidades de formação do mercado de trabalho.
  • Aprofundar as competências dos adultos, tendo em vista o exercício de uma ou mais atividades profissionais, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e o reforço da empregabilidade;
  • Promover a realização e a certificação de unidades de competência (UC) e ou de unidades de formação de curta duração (UFCD) com finalidade e duração flexíveis e adaptadas às necessidades e disponibilidade do adulto;
  • Possibilitar a conclusão de qualificações incompletas previamente obtidas através de outras modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) ou de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC);
  • Permitir a realização e a certificação de percursos de formação de curta e média duração, previamente organizados, de modo a dar uma resposta com coerência e relevância para o mercado de trabalho;

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes. 

Os candidatos interessados em ingressar num curso / percurso de Formação Modular Certificada devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o programa;
  2. Verificar se reúne os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

 

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass RGB 120cm

Pré Requisitos

  • Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e com habilitações mínimas de 9º ano
  • Técnicos Instaladores de ITED inscritos na ANACOM

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a um Percurso de Formação Modular Certificada, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 

Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso.
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.

Documentos a entregar caso seja admitido no curso: 

  • Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado pelos nossos serviços. A seriação é efetuada por ordem de receção de candidatura completa. A candidatura fica completa com a apresentação física do certificado de habilitações original e o preenchimento da ficha de candidatura online.

 

 

 

Curso de Técnico/a de Soldadura (EFA Profissional)

Educação e Formação de Adultos - Nível 4 de Qualificação

ATEC Curso Tecnico de Soldadura mob

 

Descrição e Organização

O/A Técnico/a de Soldadura é o/a profissional responsável por planear e executar trabalho de soldadura, efetuando a escolha dos processos, equipamentos e materiais de adição a utilizar de acordo com instruções técnicas, respeitando as normas de segurança, higiene, saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos com o 12º ano de escolaridade concluído ou Licenciatura. No final do curso é atribuído o certificado de Nível 4 de qualificações. 

O curso tem a duração total de 1525 horas e engloba Componente Tecnológica (1250 horas), Formação Prática em Contexto de Trabalho - Estágio (210 horas) e Portfólio Reflexivo de Aprendizagem (65 horas). 

A edição do curso de Técnico\a de Soldadura a iniciar em 24 março de 2025 nas nossas instalações em Matosinhos, será em formato Presencial, na modalidade Profissional e destina-se, portanto, a participantes com o 12º ano concluído.

 

Certificações

  • Certificado de Qualificação Profissional de Nível 4.
  • Certificações específicas da área de Soldadura.

Apoios Sociais

Consulte os nossos Apoios Sociais.

Atividades Principais e Programa

    • Preparar e organizar o trabalho de soldadura de conjuntos, estruturas e tubagens metálicas cumprindo as medidas de segurança de modo a reduzir os riscos associados aos diferentes processos de soldadura;
    • Analisar e interpretar desenhos e documentação técnica, esboços, esquemas e outra documentação técnica relativa a uma determinada obra e equipamentos em construção soldada;
    • Selecionar o processo, equipamentos, tipo de junta, consumíveis e ferramentas a utilizar, tendo em conta o trabalho de soldadura a efetuar de acordo com as instruções de trabalho e/ou com a Especificação de Procedimento de Soldadura;
    • Efetuar a conservação dos equipamentos, dos consumíveis e das ferramentas utilizadas, de acordo com os procedimentos adequados;
    • Analisar a documentação necessária para a certificação/qualificação de soldadores e/ou operadores de soldadura e para a qualificação de um procedimento de soldadura (RQPS);
    • Identificar imperfeições de soldaduras e aplicar corretamente critérios de aceitação para juntas soldadas de acordo com a documentação técnica;
    • Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o trabalho de soldadura realizado;
    • Executar soldaduras topo a topo e de ângulo entre chapas ou chapa / tubo em construções metálicas, de acordo com as diretrizes IIW/EWF, as exigências de qualidade, as normas e códigos específicos da atividade.

Principais Módulos Técnicos

  • Desenho Técnico;
  • Metrologia dimensional;
  • Tecnologia da soldadura;
  • Soldadura MAG/FF em aço carbono e aço inoxidável;
  • Soldadura SER em aço carbono;
  • Soldadura TIG em aço carbono;
  • Maquinação convencional;
  • Tecnologia dos materiais.

Saídas Profissionais

  • Soldador/a
  • Técnico/a de construções Metalomecânicas

Porquê escolher um curso de Educação e Formação de Adultos?

Os cursos de Educação e Formação de Adultos destinam-se a formar adultos que querem aumentar o seu nível de escolaridade e, em simultâneo, adquirir uma qualificação profissional em áreas que promovam a sua (re)entrada no mercado de trabalho. São cursos organizados em percursos de dupla certificação (escolar e profissional) ou apenas profissional e com forte componente prática.

De forma global, os cursos de Educação e Formação de Adultos:

  • permitem aumentar as Habilitações Escolares e Profissionais;
  • possibilitam especialização numa área profissional com elevada procura no mercado de trabalho aumentado assim a probabilidade de obter emprego qualificado;
  • são financiados e os formandos beneficiam de apoios sociais;
  • têm estágio garantido numa empresa parceira da ATEC;
  • permitem o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior.

Candidatura

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.

Os candidatos interessados em ingressar num curso de Educação e Formação de Adultos na ATEC devem seguir os seguintes passos:

  1. Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa do Curso;
  2. Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
  3. Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.

 

Candidatura

 

Formação Apoiada por

Logo Formação Apoiada Por

Pré Requisitos

  • 12º ano de escolaridade ou Licenciatura;
  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Aprovação na Entrevista de seleção.

Processo de Candidatura

Caso pretenda candidatar-se a este curso deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. 


Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:

  • Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal;
  • Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, perurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
  • Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia, para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
  • Autorização de Residência, com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.


Documentos a entregar caso seja admitido no curso:

  • Registo Criminal, com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores. 

Processo de Seleção

Após efetuar a candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção que é composto por Entrevista.

São admitidos os 20 candidatos que obtiverem o melhor resultado. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail.
Os candidatos que não obtiverem vaga recebem um email a informar que se encontram como suplentes para o caso de haver desistências. São efetuadas substituições de candidatos até no máximo 4 semanas após o início do curso. 

Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo. 

Consulte informação detalhada aqui