Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais (B-Learning)
Nível 5 de Qualificação Profissional
Descrição e Organização
A Certificação em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais é composta por um Programa de Integração, com a duração de 500 horas, e pelo Curso de Especialização Tecnológica em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais, com a duração de 1400 horas, que confere o Nível 5 de Qualificação.
A carga horária divide-se pela Componente Tecnológica (850 horas), Componente Geral (150 horas) e Formação Prática em Contexto de Trabalho (400 horas).
O Programa de Integração tem como objetivo preparar os participantes com competências técnicas que lhes permitam frequentar o curso com sucesso.
A presente organização do curso traduz-se da seguinte forma:
- Programa de Integração com a duração de 500 horas prévio ao curso
+
- Curso de Técnico Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais (Nível 5 de Qualificação) com a duração de 1400 horas, das quais, 400 são estágio.
Este curso em particular irá decorrer em formato B-Learning, ou seja, num formato híbrido, combinando formação presencial nas instalações da ATEC com sessões de formação a distância, síncronas, através da aplicação Microsoft Teams.
Sobre o curso:
Organizações, dos mais variados segmentos, dependem cada vez mais das novas tecnologias, que são um fator de vantagem competitiva em qualquer mercado. Assim, os técnicos especializados, capazes de assegurar os meios necessários (Hardware e Software) e a fiabilidade das redes de computadores, são cada vez mais requisitados pelas empresas.
Sabendo dessa necessidade do mercado a ATEC, através do curso de Gestão de Redes e Sistemas Computacionais, atribui aos formandos conhecimentos nas áreas das Comunicações, Sistemas Operativos, Redes de Computadores, Comunicações de Dados, Administração de Redes e Projeto, entre outras competências altamente valorizadas.
Requisitos Técnicos
Para participação nesta ação de formação em formato híbrido (B-Learning), o participante tem de garantir os seguintes requisitos mínimos:
- Computador com microprocessador Intel i5 de 4ª geração ou superior ou AMD Ryzen 5 e com pelo menos 16GB de memória RAM;
- Acesso à internet com velocidade que permita stream de vídeo em HD;
- WebCam;
- Colunas de som com microfone ou Headset (solução aconselhável devido ao ruído de fundo);
- Disco externo SSD 512 GB (USB 3.0 ou superior).
Certificações
- A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).
Apoios Sociais
Cursos Financiados. Consulte os nossos Apoios Sociais.
Atividades Principais e Programa
O Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais é o responsável por planear, executar, gerir e configurar infraestruturas de sistemas informáticos de apoio às diferentes áreas de gestão da organização bem como de suporte a redes de telecomunicações de nova geração, com integração de serviços de voz, dados e vídeo.
Como atividades principais destacam-se:
- Instalar e configurar redes de comunicação, ao nível da infraestrutura de cablagem, do sistema operativo, do equipamento e dos serviços, dando especial realce às questões de desempenho e segurança;
- Instalar e configurar infraestruturas de rede baseadas num sistema operativo, usando a tecnologia mais ajustada;
- Dimensionar e implementar uma rede corporativa de nova geração, com integração de serviços de voz, dados e vídeo;
- Gerir e configurar sistemas de informação de suporte aos sistemas e redes de comunicações, nomeadamente, sistemas de supervisão e servidores de DHCP, DNS, NAS, Proxys, gestores de tráfego, entre outros;
- Apoiar e gerir redes: protocolos e aplicações; servidores de autenticação, autorização, registo e contabilização;
- Apoiar e gerir sistemas: modelos e aplicações, ferramentas, sistemas operativos, políticas de back up, redundância e fiabilidade, preparação de planos de emergência, estipular tolerância a falhas;
- Apoiar e gerir serviços informáticos: políticas de licenciamento, suporte e manutenção, apoio aos utilizadores (helpdesk), ferramentas de apoio à instalação, diagnóstico, gestão e recuperação da informação;
- Instalar e configurar sistemas operativos, servidores, serviços e periféricos da rede;
- Gerir e configurar servidores e serviços baseados na Internet.
- Gerir utilizadores e computadores de forma centralizada.
Saídas Profissionais
- Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Computacionais
- Gestor / Técnico de Redes;
- Administrador / Técnico de Sistemas;
- Programador
Porquê escolher um curso de Especialização Tecnológica?
Um Curso de Especialização Tecnológica (CET) é um curso pós-secundário que confere o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações e que prepara os participantes com uma especialização científica ou tecnológica numa determinada área de formação.
ELEVADA EMPREGABILIDADE
Em linha com as necessidades do mercado de trabalho, os CET têm uma forte ligação às empresas o que se traduz em taxas de empregabilidade dos nossos formandos acima dos 90%.
ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Permitem o prosseguimento de estudos no ensino superior através do regime geral de acesso ou através do Concurso Especial para detentores do Diploma de Especialização Tecnológica. Confere ainda equivalências a créditos em licenciaturas do ensino universitário e politécnico.Para mais informações acerca do acesso ao ensino superior contacte a respetiva instituição de ensino.
Sabe mais sobre os Cursos de Especialização Tecnológica AQUI.
Candidatura
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.
Os candidatos interessados em ingressar num curso de Especialização Tecnológica da ATEC devem seguir os seguintes passos:
- Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa de Integração e o programa do Curso;
- Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
- Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.
Candidatura
Formação Apoiada por
Pré Requisitos
-
Ter idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação;
-
Candidatos titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente; OU
-
Candidatos titulares do nível 4 de qualificação; OU
-
Candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.
-
Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados;
- Cidadãos estrangeiros:
- Ter autorização de residência emitida e dentro da validade à data do início do curso;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários
- Ter um certificado de habilitações emitido em Portugal com as equivalências de estudos ao nível do 12º ano
Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se a um Curso de Especialização Tecnológica, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:
- Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Se ainda estiver a frequentar o 12º ano deverá enviar o certificado posteriormente para os seguintes endereços de email:
recrutamento.selecao@atec.pt (para cursos a iniciar em Palmela e Cascais)
candidaturas.matosinhos@atec.pt (para cursos a iniciar em Matosinhos) - Curriculum Vitae;
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a sua candidatura será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista e Testes Psicotécnicos. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:
- Entrevista - 60%
- Testes Psicotécnicos - 40%
Finalizado o processo de seleção, são admitidos para o curso os 20 candidatos que obtiverem os melhores resultados. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail acerca do seu resultado. Caso surjam vagas, serão efetuadas substituições de formandos.
Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo.
Consulte informação detalhada AQUI.