A importância da Educação e Formação no Desenvolvimento Sustentável

 

Nos dias que correm é com frequência que ouvimos falar sobre o estado do ambiente, em particular sobre os riscos globais que se estão a intensificar dia após dia.

Ana Medeiros • Desenvolvimento e Coordenação Pedagógica


Eventos climáticos extremos, desastres naturais, desastres provocados pelo Homem, são alguns exemplos catastróficos que têm originado a perda da biodiversidade, o colapso do ecossistema, bem como a escassez dos recursos naturais que consequentemente põem em causa a sustentabilidade do planeta.

Como resposta a esta emergente questão global surge o Desenvolvimento Sustentável que é definido como um modelo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades (Relatório Brundtland, 1987). Um modelo que tem como objetivo principal a preservação do meio ambiente, mas também a promoção da justiça social e de um crescimento económico mais sustentado e inclusivo, fatores essenciais que podem contribuir para a mudança de uma sociedade mais sustentável e igualitária para todos.

Como pode a Educação e a Formação contribuir para o Desenvolvimento Sustentável? Uma Educação e Formação inclusiva e equitativa de qualidade pode, com toda a certeza, desempenhar um papel fundamental para o alcance destes objetivos, por meio da mudança e da transformação.

Para alcançarmos essa mudança e transformação é imprescindível repensarmos no modo como refletimos para que possamos adequadamente tomar decisões informadas e optar por ações responsáveis.

Nesse sentido, é importante despertar e sensibilizar os jovens em idade escolar para o significado do Desenvolvimento Sustentável, assim como para as consequências a curto e a longo prazo para a humanidade se nada for feito. Em simultâneo, será igualmente relevante desenvolver nos estudantes um conjunto de competências, que se dividem em conhecimentos, habilidades e atitudes, que os capacite enquanto cidadãos ativos, esclarecidos e detentores de uma consciência crítica para que participem numa sociedade mais igualitária e justa para todos.

Quando falamos em Educação e Formação também nos referimos a uma outra dimensão pedagógica, como é a Aprendizagem ao Longo da Vida que abrange todas as idades e se concretiza em qualquer momento da nossa vida, não apenas no sentido de desenvolver, mas no sentido de melhorar e reforçar essas mesmas competências, capacitando, sem exceção, para uma sociedade baseada no conhecimento necessário para a promoção da sustentabilidade.

Compete, pois, às políticas educativas produzir esse conhecimento, no sentido de tornar os conteúdos dos programas mais relevantes e adequados aos objetivos e práticas de aprendizagem da Educação e Formação para o Desenvolvimento Sustentável. Neste alinhamento, decorreu no dia 25 setembro 2015 a Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável onde foram aprovados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade e que têm como finalidade garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos, agora e no futuro (Agenda 2030).

Como resultado, para a área da Educação e Formação, foi criado um guia de orientação para profissionais da Educação - Educação para os Objetivos de Educação Sustentável – Objetivos de Aprendizagem (Educação 2030) que oferece orientações e sugestões que poderão ser selecionados e adaptados aos contextos de aprendizagem. Neste domínio, a ATEC está integrada na Comissão Setorial de Educação e Formação (CS/11), no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ). Uma comissão promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) que funciona na dependência direta do Departamento de Assuntos Europeus e Sistema Português da Qualidade (DAESPQ).

A comissão tem como missão, difundir e incentivar a adoção dos princípios, metodologias e melhores práticas nacionais e internacionais da Qualidade na Educação e Formação, no âmbito do SPQ, tendo como grande ambição melhorar continuamente a qualidade da Educação e Formação da População Portuguesa, e promover a identificação de indicadores da Qualidade conducentes à melhoria do desempenho das instituições de Educação e Formação.

 

desenvolvimento sustentavel atec

Fig. 1 | Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(Fonte: www.unesco.org)

 

No mesmo sentido, a ATEC representa Portugal no Projeto Europeu Intersectorial Train2Sustain - Erasmus+, juntamente com a Finlândia, Dinamarca e Áustria, que tem como propósito o desenvolvimento de capacidades e competências dos professores e formadores do Ensino e da Formação Profissional para ensinar a Sustentabilidade, por meio do desenvolvimento de abordagens inovadoras com o objetivo de formar os alunos para a vida profissional. Com o intuito de alertar para este tema, a ATEC procura adotar diversas iniciativas e desenvolver diferentes projetos, envolvendo os formandos e a equipa pedagógica.

De destacar a Mostra de Projetos, realizada em 2020 com as turmas de Aprendizagem, centrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e cujo objetivo principal foi, por um lado, envolver os formandos na descoberta dos ODS, por outro, despertar competências fundamentais ao nível do Empreendedorismo, Trabalho em Equipa, Inovação e Criatividade. Com a mesma intenção, no passado dia 01 de março, para assinalar o Dia da Discriminação Zero, decorreu a Palestra online subordinada a este tema com duas convidadas conhecidas, a Ana Lopes (Tita), futebolista profissional, e a Catarina da Rocha Ferreira, deputada da Assembleia da República do grupo parlamentar do PSD, que deram o seu testemunho e a sua opinião sobre tópicos como a discriminação no acesso ao emprego, assédio nos locais de trabalho, entre outros. O Dia da Discriminação Zero, e esta iniciativa em particular, surge como uma tentativa de ver dissipados preconceitos tão enraizados na nossa sociedade, para que todas as pessoas compreendam que têm a oportunidade de se informarem, promover a inclusão social, a compaixão e a paz por uma sociedade mais justa.

 


SOBRE O AUTOR


 

ana medeiros 

Ana Medeiros

Licenciada em Educação, ramo de Especialização em Pedagogia Social e da Formação, e com mestrado em Administração e Gestão Educacional, Ana Medeiros integra atualmente a equipa de Desenvolvimento e Coordenação Pedagógica da ATEC.

A seu cargo tem tarefas como o recrutamento e seleção de formadores e a implementação de medidas relacionadas com o desenvolvimento da área pedagógica.

Possui ainda a certificação da Microsoft Innovative Educator Expert.

 


 

 

Referências

- Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem (2017). ISBN: 978-85-7652-218-8. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197

- Guia sobre o Desenvolvimento Sustentável. 17 Objetivos para transformar o nosso mundo (2018). https://unric.org/pt/wp-content/uploads/sites/9/2019/01/SDG_brochure_PT-web.pdf

- A ONU e o meio ambiente. Nações Unidas – Brasil. https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente

 

 

Encontro Regional da Educação e Formação Profissional

5º Encontro Regional da Educação e Formação Profissional do Grande Porto

 

Remonta a 2017 o 1º Encontro Regional da Educação e Formação Profissional do Grande Porto, que reuniu nas instalações da ATEC um conjunto de profissionais ligados ao setor da educação, da formação profissional, entidades públicas, empresas, associações empresariais e municípios. O repto foi lançado, que pontos de convergência existem e como se podem estas entidades coordenar para promover uma resposta conjunta aos desafios que a evolução tecnológica coloca às instituições de Educação e Formação Profissional.

Quatro anos e muitas discussões depois, quase uma centena de profissionais, de vários quadrantes, discutiram, no passado dia 04 de março, a importância do trabalho em rede entre os diversos atores da Educação e Formação no 5º Encontro Regional da Educação e Formação Profissional do Grande Porto, desta vez em formato online.

João Miguel Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, referiu na abertura que o trabalho em rede entre os operadores da Educação e Formação é essencial para superar desafios como os atuais decorrentes da pandemia COVID 19.

 

A mesma opinião foi partilhada num debate que contou com a participação da Agência Erasmus+ e que referiu ainda a importância do contributo das mobilidades e dos campeonatos das profissões para a atratividade da Educação e da Formação Profissional, bem como o papel fulcral das empresas neste ponto e a necessidade de cooperação entre elas e as instituições de Educação e Formação.

De destacar também a partilha de boas práticas, incluindo a nível internacional, como foi o caso da participação do consórcio europeu QMS4VET - Gestão da Qualidade na Educação e Formação Profissional, cujos representantes partilharam resultados do projeto ao nível de boas práticas nos processos de Aprendizagem, de Orientação e Suporte e de Avaliação.

Finalmente, Carla Vale, Delegada Regional do Norte do IEFP, encerrou o evento destacando os Encontros Regionais como motor para o trabalho em rede, em prol do aumento da qualidade e da atratividade da Educação e Formação Profissional.

 

View the embedded image gallery online at:
https://www.atec.pt/qualificacao-profissional/#sigProId8c857c4fd2

Consulte também as apresentações do evento:

A internacionalização da Educação e Formação Profissional

Boas Práticas Aprendizagem

Boas Práticas Avaliação

Boas Práticas no processo de Orientação e Suporte

Enquadramento Projeto QMS4VET

Documentos do Projeto QMS4VET

 

7 Equipas apuradas para o Prémio FAQtos 2021

O objetivo do Prémio  FAQtos é o de promover um concurso a nível nacional, orientado para os alunos do Ensino Secundário, que contribua para a formação de uma consciência coletiva em matéria de campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações (banda das radiofrequências), e do seu impacto na sociedade, bem como potenciais efeitos na saúde e ambiente.

Os participantes são desafiados a criar um prpjeto ao longo de um ano letivo sob o tema “Aplicações das Radiofrequências”. Na ATEC, esforçamo-nos por incutir o "bichinho" do empreendedorismo, incentivando-os à participação em concursos e projetos que os façam sair da sua zona de conforto e a desafiarem-se. Assim, foi com muita satisfação que vimos 7 equipas da nossa Academia apuradas para a 2ª fase do FAQtos 2021. 

Vejam os vídeos de apresentação das equipas:

Power ATEC- Radio ATEC

CDF – Control Fire Drone

Cyborg Team – The Cyborg Car

Mobile Team – Lookout Car

OS GUNAS - Carro Controlado por RF

Team Alfa - RFGame

Unleashed - Mobile House Control

 

Mais sobre o projeto FAQtos aqui

PALESTRA | Dia da Discriminação Zero

No dia 1 de março, dia em que se celebra o Dia da Discriminação Zero, a ATEC, realizou uma campanha de sensibilização para a persistência de desigualdades e discriminações na sociedade em geral e, em particular, no contexto laboral. A iniciativa organizada pelo grupo pedagógico de Português, de Mundo Atual e de Inglês, teve como destinatários os formandos das turmas de Aprendizagem dos cursos de Informática, Mecatrónica Industrial e Mecatrónica Automóvel.

Esta data foi criada em 2014 pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) sob o propósito de combater qualquer comportamento discriminatório com base em idade, sexo, identidade de género, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, idioma, estado de saúde, geográfico ou qualquer outro motivo. Nesta linha, e com a intenção de mudar as mentalidades e disseminar esta mensagem junto da sua comunidade, a ATEC promoveu uma palestra online focando-se, como anteriormente referido, na persistência de desigualdades e discriminações na sociedade em contexto laboral.

Para o efeito, contou com o testemunho e conhecimento de duas caras bem conhecidas na nossa sociedade: Catarina da Rocha Ferreira, deputada da Assembleia da República do grupo parlamentar do PSD e Tita (Ana Lopes), futebolista profissional.

A Tita (Ana Lopes) pronunciou-se sobre o seu percurso enquanto atleta experiente em Portugal e de situações com que se foi deparando enquanto candidata à vice-presidência do sindicato de jogadores profissionais de futebol, entre outras.

A Catarina partilhou a sua experiência focando-se em questões como, por exemplo, temas relativos à sua profissão enquanto advogada e de deputada, abordando, também, questões sobre o seu percurso de vida anteriores.

O Dia da Discriminação Zero, e esta iniciativa em particular, é uma tentativa de ver dissipados preconceitos tão enraizados na nossa sociedade, para que todas as pessoas compreendam que têm a oportunidade de se informarem, promover a inclusão social, a compaixão e a paz por uma sociedade mais justa.

 

atec formacao Dia Mundial Discriminação Zero

Estamos a recrutar Formadores | Palmela, Matosinhos e S. J. Madeira

A ATEC está a recrutar Formadores de Matemática, Cibersegurança e Mecânica  para as suas instalações em Palmela, Matosinhos e São João da Madeira.

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