Curso de Técnico/a Especialista em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
Especialização Tecnológica - Nível 5 de Qualificação (Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho)
Duração do Curso
O Curso tem a duração de 10 meses (1375 horas), com 2 meses e meio de Formação Prática em Contexto de Trabalho numa Empresa. Poderá ter um plano de formação adicional de 400 horas.
Certificações
Diploma de Especialização Tecnológica (DET) como "Especialista em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação".
Bolsas e Subsídios
Cursos Financiados. Consulte os nosso Apoios Sociais.
Objetivos
O Curso de Especialização em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação tem por objetivo principal analisar, conceber, planear e desenvolver soluções de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação e/ou soluções de integração de sistemas existentes.
Os CETs na ATEC atribuem equivalências em Cursos do Ensino Superior
A ATEC tem protocolos com Universidades e Politécnicos que dão equivalência de créditos aos seus formandos dos Cursos de Especialização Tecnológica que pretendam ingressar no ensino superior no final do seu curso. Para saberes mais informações dirige-te à Instituição de Ensino Superior onde te pretendes inscrever.
Atividades Principais
- Construir aplicações informáticas de gestão de sistemas de informação.
- Conceber e manusear uma base de dados tendo em vista a resolução de problemas de negócio ou outros e de suporte aos respetivos sistemas de informação.
- Implementar sistemas de informação baseados em tecnologias Web, através da utilização de sistemas de computação clássicos e de dispositivos móveis, designadamente telemóveis e PDA.
- Configurar e gerir aplicações de sistemas de informação nas organizações (ERP, CRM, logística, etc).
- Conceber arquiteturas de integração de sistemas.
- Selecionar as vias de solução tecnológica mais adequadas e as ferramentas a que poderão recorrer, em cada situação concreta.
Pré-Requisitos
- Candidatos titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tenham estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário;
- Candidatos titulares do nível 4 de qualificação;
- Candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.
- Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados.
Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.