Certamente todos nós já nos deparámos com informação de vários tipos, quer sejam e-mails, quer sejam notificações, vinda de diversos canais de comunicação diferentes, aos quais estamos mais atentos agora. O tema da Comunicação em contexto de trabalho remoto é um fator crítico de sucesso para as empresas. Uma vez que são determinados aspetos relacionados com a comunicação que correm menos bem e que muitas vezes têm uma grande influência no nosso desempenho e por sua vez, no da nossa equipa. Para que não baixemos a guarda em relação a este tema, aqui vai uma dica:
Cátia Lourenço - Formadora e Consultora área de Formação Comportamental • 29 de abril de 2020
Estabeleça uma estrutura de comunicação com a sua equipa:
As equipas de trabalho remoto são particularmente vulneráveis a problemas de comunicação. Para facilitar os processos de comunicação neste contexto:
1. Comece por definir os canais de comunicação que vão utilizar. Quais os que têm disponíveis e qual a finalidade de cada um dos canais escolhidos. Por exemplo, em que circunstâncias devem utilizar o e-mail? Devemos evitar inundações de e-mails, situação que já não é produtiva em contexto normal, quanto mais em contexto de trabalho remoto!
2. Crie espaços de “conversa”, quer seja para trocar informações rápidas e simples, quer seja para saber como é que cada um está. Pode utilizar aplicações de chat ou ferramentas de trabalho para equipas, como por exemplo o Microsoft Teams que tem esta funcionalidade de chat um-a-um ou em grupo.
3. Utilize os canais de comunicação de voz e de vídeo, como o telefone e a videochamada, para transmitir mensagens complexas, novas ou ambíguas. Como saber quando recorrer a um e a outro? Depende da mensagem que pretende transmitir. Se considerar que é importante "ver" ou se basta "ouvir" a outra pessoa para uma comunicação eficaz.
Conclusão: Sabemos que em termos de comunicação temos ao nosso dispor canais mais ricos e canais mais pobres. Assim, importa ter sempre em atenção que os canais de comunicação mais ricos devem estar ao serviço de mensagens complexas, novas ou ambíguas. Por ordem, consideram-se canais mais ricos os de vídeo, seguidos de voz, chat ou mensagens e por fim o e-mail. Bom Trabalho!
#juntosnadistancia ;)
MAIS ARTIGOS