Curso de Técnico/a Especialista em Gestão e Controlo de Energia
Especialização Tecnológica - Nível 5 de Qualificação

Descrição e Organização
A Certificação em Gestão e Controlo de Energia é composta por um Programa de Integração, com a duração de 500 horas, e pelo Curso de Especialização Tecnológica em Gestão e Controlo de Energia, com a duração de 1575 horas, que confere o Nível 5 de Qualificação.
O Programa de Integração tem como objetivo preparar os participantes com competências técnicas que lhes permitam frequentar o curso com sucesso.
A presente organização do curso traduz-se da seguinte forma:
Programa de Integração + Curso de Técnico Especialista em Gestão e Controlo de Energia (Nível 5)
500 horas 1575 horas (das quais 550 são estágio) = Duração total de 2075 horas
O Técnico/a Especialista em Gestão e Controlo de Energia desenvolve atividades de projeto, planeamento, gestão, controlo, instalação, manutenção e reparação de soluções que envolvam equipamentos elétricos, eletromecânicos, de automação e comando, força motriz, sinalização e proteção, energias renováveis, sistemas AVAC e comunicações com a finalidade de obter sistemas de elevado desempenho energético, aumentando a eficiência e minimizando os custos energéticos, de acordo com as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
Sobre a Formação Prática em Contexto de Trabalho
A frequência da componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho (estágio curricular) é obrigatória para a conclusão do curso e para a obtenção da respetiva certificação.
Esta componente de formação é assegurada pela ATEC, competindo-lhe a identificação e articulação com uma empresa parceira na área de conhecimento do curso, onde o/a formando/a irá desenvolver esta componente formativa.
A Formação Prática em Contexto de Trabalho deverá ser realizada de acordo com o horário praticado pela empresa parceira que venha a acolher o formando/a.
Metodologia
O curso pode decorrer em regime PRESENCIAL ou em regime BLENDED LEARNING (b-Learning), um modelo formativo que combina sessões presenciais com formação a distância em regime síncrono.
Nas edições em que a formação decorre online, as sessões são realizadas em regime síncrono, decorrendo em tempo real com a participação simultânea de formador e formandos. Estas sessões utilizam ferramentas como videoconferência e chat, permitindo uma comunicação direta e imediata entre todos os intervenientes.
Recomenda-se a consulta do separador Requisitos Técnicos para garantir que dispõe dos equipamentos técnicos necessários.
Requisitos Técnicos
Nos Cursos Especialização Tecnológica em Técnico/a Especialista em Gestão e Controlo de Energia (b-Learning) em que a formação decorre em modelo híbrido – total ou parcialmente no formato de Formação a Distância - os participantes devem assegurar os seguintes requisitos técnicos:
- Computador (desktop ou portátil) com sistema operativo atualizado (Windows, macOS ou equivalente).
- Webcam e microfone funcionais (integrados ou externos).
- Colunas de som com microfone ou headsets (para melhor qualidade de som e redução de ruído).
- Ligação à internet estável, com largura de banda suficiente para videoconferência síncrona.
- Recomenda-se ligação por cabo ou rede Wi-Fi de boa qualidade.
- Navegador de internet atualizado (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge ou equivalente).
- Acesso e permissões para utilização do Microsoft Teams (idealmente instalado no computador).
Certificações
-
Para concluir o curso com sucesso e obter o respetivo Diploma de Especialização Tecnológica - nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), os formandos devem obter, em cada Unidade de Competência (UC), uma classificação igual ou superior a 10 valores. A escala de avaliação aplicável aos Cursos de Especialização Tecnológica é de 0 a 20 valores.
Apoios Sociais
A frequência do curso é gratuita. Consulte os nossos serviços para mais informações sobre apoios sociais.
Atividades Principais e Programa
O Técnico/a Especialista em Gestão e Controlo de Energia tem como atividades principais:
- Elaborar projetos de equipamentos, sistemas e soluções técnicas de modernização e otimização da eficiência energética.
- Gerir projetos na área da eficiência energética, planeando recursos e avaliando as soluções do ponto de vista técnico, financeiro e ambiental.
- Coordenar as atividades de instalação de equipamentos, sistemas e soluções técnicas energeticamente mais eficientes de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais do fabricante.
- Coordenar as operações de manutenção de equipamentos, sistemas e soluções técnicas na área da eficiência energética.
- Elaborar relatórios e preencher documentação técnica respeitante à atividade.
- Propor e promover boas práticas de utilização de energia.
Como atividades principais destacam-se:
- Interagir em inglês no setor energético;
- Efetuar cálculos matemáticos em projetos de sistemas tecnológicos;
- Aplicar princípios da física a sistemas técnicos;
- Aplicar princípios de organização industrial e da empresa;
- Dimensionar condutores, proteções e circuitos de instalações de energia elétrica;
- Executar circuitos de terra e de proteção contra descargas atmosféricas;
- Instalar e interligar redes de comunicação industriais;
- Projetar, instalar e programar sistemas de domótica;
- Executar a instalação de motores elétricos;
- Instalar componentes de sistemas de gestão técnica;
- Implementar um sistema de gestão técnica de edifícios;
- Projetar sistemas baseados em autómatos programáveis e variadores de velocidade;
- Implementar protocolos de comunicação em sistemas de gestão de baterias;
- Instalar equipamentos de contagem inteligente e interligar redes de energia;
- Implementar a instalação e manutenção de sistemas de produção descentralizada de energias renováveis;
- Elaborar estudo técnico-económico de sistemas solares fotovoltaicos;
- Implementar soluções de mitigação de consumos em edifícios e instalações consumidoras intensivas;
- Efetuar a manutenção preventiva de instalações de utilização MT e BT;
- Elaborar documentação relativa a ligações à rede de distribuição em BT e MT;
- Implementar projetos de infraestruturas de carregamento inteligente com operação autónoma;
- Verificar a qualidade da energia elétrica e implementar soluções perante perturbações na rede;
- Coordenar equipas de trabalho.
Saídas Profissionais
- Especialista em Gestão e Controlo de Energia;
- Gestor/a de projetos de eficiência energética;
- Especialista na elaboração de soluções técnicas;
- Coordenador/a de instalações de equipamentos e sistemas.
Porquê escolher um curso de Especialização Tecnológica?
Um Curso de Especialização Tecnológica (CET) permite obter uma qualificação profissional de Nível 5 e desenvolver competências técnicas e especializadas numa área com elevada procura no mercado de trabalho.
Elevada Empregabilidade
Os CET são desenvolvidos em estreita ligação com as empresas, garantindo uma formação alinhada com as necessidades reais do mercado. Por isso, mais de 90% dos nossos formandos conseguem integrar o mercado de trabalho após concluírem o curso.
Acesso ao ensino superior
Se quiseres continuar os teus estudos, um CET também te abre portas ao ensino superior, através do regime geral de acesso ou de um concurso especial para titulares deste diploma. Além disso, algumas instituições de ensino superior podem atribuir equivalências a unidades curriculares, permitindo-te aproveitar parte da formação já realizada.
Para mais informações sobre o acesso ao ensino superior, consulta a instituição de ensino da tua preferência.
Sabe mais sobre os Cursos de Especialização TecnológicaAQUI.
Candidatura
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do teu perfil ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.
Os candidatos interessados em ingressar neste Curso de Especialização Tecnológica devem seguir os seguintes passos:
- Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa do Curso;
- Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
- Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo.
Após candidatura, aguarde o nosso contacto.
Candidatura
Formação Apoiada por

Pré Requisitos
Podem candidatar-se ao curso:
- Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação;
- Candidatos com um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos com nível 4 de qualificação;
- Candidatos com um diploma de especialização tecnológica ou licenciatuta numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.
- Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados;
Cidadãos estrangeiros devem ter:
- Autorização de residência emitida e dentro da validade à data do início do curso;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Certificado de habilitações emitido em Portugal com as equivalências de estudos ao nível do 12º ano.
Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se a um Curso de Especialização Tecnológica, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:
- Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Se ainda estiver a frequentar o 12º ano deverá enviar o certificado posteriormente para os seguintes endereços de email:
recrutamento.selecao@atec.pt (para cursos a iniciar em Palmela e Cascais)
candidaturas.matosinhos@atec.pt (para cursos a iniciar em Matosinhos) - Curriculum Vitae;
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a sua candidatura será contactado para realizar o processo de seleção de candidatos inerente à mesma. Este processo é composto por uma Entrevista e Testes Psicotécnicos. A cada um destes elementos é atribuído o seguinte peso que resulta numa avaliação final da prestação do candidato no processo de seleção:
- Entrevista - 75%
- Testes Psicotécnicos - 25%
Finalizado o processo de seleção, são admitidos para o curso os 20 ou 22 candidatos (dependendo do curso) que obtiverem os melhores resultados. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por email acerca do seu resultado. Caso surjam vagas, serão efetuadas substituições de formandos, sendo que a integração de candidatos após a data de início do curso está sujeita a uma entrevista adiconal com o propósito de verificar se o candidato tem conhecimentos e/ou experiência profissional na área.
Consulte informação detalhada AQUI.
