Curso de Técnico/a Especialista em Mecatrónica Automóvel, Planeamento e Controlo de Processos
Especialização Tecnológica - Nível 5 de Qualificação (Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho)
Duração do Curso
O curso tem a duração de aproximadamente 1400 horas, com 3 meses e meio de Formação Prática em Contexto de Trabalho numa Empresa. Poderá ter um plano de formação adicional de 400 horas.
Certificações
Diploma de Especialização Tecnológica (DET) como "Especialista em Mecatrónica Automóvel, Planeamento e Controlo de Processos".
Bolsas e Subsídios
Cursos Financiados. Consulte os nossos Apoios Sociais.
Objetivos
O/A Técnico/a Especialista em Mecatrónica Automóvel, Planeamento e Controlo de Processos é o/a profissional que vai proceder ao planeamento e controlo de processos de manutenção e reparação automóvel em oficinas, supervisionando os trabalhos de deteção e reparação de avarias nos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis ligeiros e pesados, tendo em vista a maximização da produtividade da oficina de manutenção e reparação automóvel, no respeito pelas normas de segurança ambiental e de higiene e saúde no trabalho.
Os CETs na ATEC atribuem equivalências em Cursos do Ensino Superior
A ATEC tem protocolos com Universidades e Politécnicos que dão equivalência de créditos aos seus formandos dos Cursos de Especialização Tecnológica que pretendam ingressar no ensino superior no final do seu curso. Para saberes mais informações dirige-te à Instituição de Ensino Superior onde te pretendes inscrever.
Atividades Principais
- Planear e gerir o trabalho oficinal.
- Supervisionar os trabalhos de manutenção, deteção e reparação de avarias em veículos automóveis ligeiros e pesados.
- Acompanhar e controlar a qualidade dos trabalhos efetuados na oficina, tendo em vista a otimização dos resultados.
Pré-Requisitos
- Candidatos titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tenham estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário;
- Candidatos titulares do nível 4 de qualificação;
- Candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior obtido numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar.
- Os candidatos à frequência de um CET podem estar empregados ou desempregados.
Todos os candidatos, além de cumprirem com estes pré-requisitos, têm igualmente de obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para poderem ser considerados para o curso em questão.