#3 - Teletrabalho no Código do Trabalho

Aqui uma dica do âmbito jurídico que talvez não seja de conhecimento geral e que diz respeito a algumas especificidades do “Teletrabalho”.

Cláudio Dias de Sousa - Formador na área Jurídica e comportamental • 27 de abril de 2020 


 

ATEC Gestao da Mudanca curso

 

Artigo 170.º 
Privacidade de trabalhador em regime de teletrabalho


Nº1 – "O empregador deve respeitar a privacidade do trabalhador e os tempos de descanso e de repouso da família deste, bem como proporcionar-lhe boas condições de trabalho, tanto do ponto de vista físico como psíquico."

Nº2 – "Sempre que o teletrabalho seja realizado no domicílio do trabalhador, a visita ao local de trabalho só deve ter por objeto o controlo da atividade laboral, bem como dos instrumentos de trabalho e apenas pode ser efetuada entre as 9 e as 19 horas, com a assistência do trabalhador ou de pessoa por ele designada."


Para mais informações consulte: Código do trabalho (Teletrabalho) - Diário da República Eletrónico
#juntosnadistancia ;)

 

 

 

#4 - Comunicação de equipa à distância

Certamente todos nós já nos deparámos com informação de vários tipos, quer sejam e-mails, quer sejam notificações, vinda de diversos canais de comunicação diferentes, aos quais estamos mais atentos agora. O tema da Comunicação em contexto de trabalho remoto é um fator crítico de sucesso para as empresas. Uma vez que são determinados aspetos relacionados com a comunicação que correm menos bem e que muitas vezes têm uma grande influência no nosso desempenho e por sua vez, no da nossa equipa. Para que não baixemos a guarda em relação a este tema, aqui vai uma dica:

Cátia Lourenço - Formadora e Consultora área de Formação Comportamental • 29 de abril de 2020 


 

Estabeleça uma estrutura de comunicação com a sua equipa:

As equipas de trabalho remoto são particularmente vulneráveis a problemas de comunicação. Para facilitar os processos de comunicação neste contexto:

1. Comece por definir os canais de comunicação que vão utilizar. Quais os que têm disponíveis e qual a finalidade de cada um dos canais escolhidos. Por exemplo, em que circunstâncias devem utilizar o e-mail? Devemos evitar inundações de e-mails, situação que já não é produtiva em contexto normal, quanto mais em contexto de trabalho remoto!

2. Crie espaços de “conversa”, quer seja para trocar informações rápidas e simples, quer seja para saber como é que cada um está. Pode utilizar aplicações de chat ou ferramentas de trabalho para equipas, como por exemplo o Microsoft Teams que tem esta funcionalidade de chat um-a-um ou em grupo.

3. Utilize os canais de comunicação de voz e de vídeo, como o telefone e a videochamada, para transmitir mensagens complexas, novas ou ambíguas. Como saber quando recorrer a um e a outro? Depende da mensagem que pretende transmitir. Se considerar que é importante "ver" ou se basta "ouvir" a outra pessoa para uma comunicação eficaz.

Conclusão: Sabemos que em termos de comunicação temos ao nosso dispor canais mais ricos e canais mais pobres. Assim, importa ter sempre em atenção que os canais de comunicação mais ricos devem estar ao serviço de mensagens complexas, novas ou ambíguas. Por ordem, consideram-se canais mais ricos os de vídeo, seguidos de voz, chat ou mensagens e por fim o e-mail. Bom Trabalho!
#juntosnadistancia ;)


ATEC O novo trabalho em equipa dica

 

#5 - Bem-estar Psicológico

Já são muitos os dias e semanas em que estamos confinados entre quatro paredes com toda a carga que isso acarreta. Os primeiros dias de “encantamento”, de podermos ficar em casa e gerir os dias ao nosso dispor estão a passar e, para muitos, o confinamento pode tornar-se num peso, afetando o nosso bem-estar psicológico e o dos que nos rodeiam. Assim, partilhamos convosco 7 dicas simples, uma para cada dia da semana:

Helga Marques - Consultora e Formadora nas áreas de Stress e bem-estar e de PNL (Programação Neurolinguística) • 04 de maio de 2020 


 

 

ATEC Gestao stress durante a quarentena curso

 

🙆‍♂️ Dia 01 – Espreguiçar
Todos os dias, ao acordar e antes de abrir os olhos, espreguice-se da cabeça aos pés. Até aos dedos das mãos e dos pés. Sinta o seu corpo a soltar-se.
Faça isso várias vezes ao dia. Lembre-se do que os animais fazem e o que o Ser Humano de alguma forma desaprendeu!

💭 Dia 02 – Recordar é viver
Lembre-se de algo que o/a fez muito, muito feliz, independentemente da idade que tinha...
Retire uns minutos para si mesmo/a, evite ser incomodado/a por alguém com quem partilha casa. Feche os olhos e procure na sua mente essa memória e reviva-a como se estivesse a acontecer agora mesmo. Veja-se no local, lembre-se dos cheiros e do que ouviu. Sinta tudo como se estivesse a ser agora! Sempre que precisares de te sentir energizado/a e com mais confiança, lembra-te dessa experiência e observa como mudam os teus pensamentos e tudo o que se passa no teu corpo.

📚 Dia 03 – Agora!
Procure aí em casa aquele livro que comprou, já nem sabe bem há quanto tempo, e que até agora "lhe faltou tempo" para o ler. Agora é o momento!

✂️ Dia 04 – Mãos à obra
Qual é a atividade de trabalhos manuais que mais lhe agrada? Aproveite para fazer isso agora mesmo, sozinho/a ou em família!

👕 Dia 05 – "Destralhar"
Isso mesmo, é tempo de "destralhar". Tanta coisa que acumulou e que provavelmente já nem faz sentido na sua vida. Coisas que lhe tragam lembranças menos boas - livre-se delas! Há muitas coisas que acumulamos e que podem ser úteis a outras pessoas: dê a quem mais precisa! 

💆‍♀️ Dia 06 – Massagens
Faça massagens! Faça massagens a si próprio/a ou a alguém com quem partilha esta quarentena. Dica: pés, mãos e orelhas são zonas negligenciadas que dão ótimas massagens.

💆‍♂️ Dia 07 – Bis
Mais massagens: dê pequenos toques em cada parte do seu corpo ou do seu/sua parceiro/a de quarentena. Pequenos toques como se estivesse a tocar xilofone. Comece pela cabeça, pescoço, ombros, braços, costas, quadris, pernas até aos pés. Termine com uma posição confortável e descontraída.
Bom proveito! #juntosnadistancia ;)

 

 

#6 - Produtividade sem desassossego

No nosso contexto, o tema da produtividade é recorrente. Mais ainda quando em condições extraordinárias e num enquadramento domiciliar, com todos os desafios inerentes a um período de quarentena, nos é requerido manter, na medida do possível, a produtividade necessária para dar resposta às solicitações profissionais. A DICA de hoje relembra alguns pontos que nos ajudam a manter a nossa produtividade em contexto de quarentena.

Cátia Lourenço - Formadora e Consultora área de Formação Comportamental • 08 de abril de 2020 


 

1. Calendarize o seu dia
Calendarize o seu dia e  tente cumprir o calendário que estipulou. Uma ótima ferramenta para isso é o Outlook, não só serve para enviar mails e convocar reuniões, como também serve para calendarizar e atribuir tarefas (a nós próprios e/ou aos colegas). Permitindo ainda, o acompanhamento e implementação da tarefa atribuída. Quando calendarizar o seu dia, não se esqueça de contabilizar as suas pausas de forma a obter timings realistas para realizar as tarefas atribuídas. Como estamos a viver um momento VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), sendo que, o que é realidade agora pode já não o ser mais logo, nunca se esqueça de considerar 20% do tempo disponível para tarefas urgentes, não calendarizadas como é o caso dos e-mails. É importante reservar um tempo específico para responder a e-mails. Se não limitarmos esta atividade a um período de tempo específico, acaba por não fazer mais nada. 

2. Faça pausas regularmente
Faça pausas regularmente e saia da "zona de trabalho".  Vá até ao jardim, à varanda ou simplesmente troque de divisão. Estes pequenos momentos são importantes para renovar energias e manter a produtividade. Experimente a técnica Pomodoro, ideal para manter o foco de uma forma positiva (reveja esta técnica na nossa dica #1). 

3. Prioritize (2x)
Prioritize, pense no que é urgente e no que é importante. Uma excelente forma para organizar essas tarefas e prioriza-las de forma eficaz é através da "Matriz de Eisenhower". Esta encontra-se dividida em 4 quadrantes: Urgentes / Não Urgentes / Importantes / Não Importantes, permitindo-nos determinar quais as tarefas que devemos realizar no momento, as que podemos agendar para mais tarde, as que podemos delegar e atribuír a outra pessoa e por fim, as tarefas que não nos ajudam a atingir os nossos objetivos e que não devemos perder tempo a realizá-las. Saber gerir o tempo é um atributo muito importante sobretudo nos dias de hoje.

#juntosnadistancia ;)

Matriz de Eisenhower ATEC prioritizar produtividade

 

#7 - Formação à distância

A DICA que se segue foi-nos enviada pela formadora Úrsula Caser, atualmente confinada às suas quatro paredes na longínqua Alemanha e destina-se a todos os formadores e professores que estão a dar formação à distância. A Úrsula Caser já tem uma vasta experiência em ministrar aulas presenciais e formação à distância e decidiu, portanto, partilhar as suas sugestões e boas-práticas para conduzir sessões de formação a partir de casa. Ora vejam:

Úrsula Caser - Consultora e Formadora na área Intercultural e Mediação Organizacional • 15 de maio de 2020 


 

Homeoffice – Online Teaching

1 – Imprima os seus slides de um só lado, por exemplo em pdf imprima 6 slides por página na vertical, e fixe cada folha com uma mola de roupa (como mostra a figura). Depois, em modo screen share com os formandos, pode ver qual é o próximo slide e facilmente remover a página se todos os slides já tiverem sido discutidos;

2 – Imprima também o seu Roteiro/Guião, apenas de um lado, e fixe cada folha individualmente. Desta forma pode controlar o timing e verificar se está a fazer boa gestão de tempo; também pode remover facilmente a folha quando terminar a página;

3 – Se os formandos tiverem de participar ativamente na sua aula, isto é, em exercícios ou conversas, eventualmente também em situações de exame:
A) NÃO coloque perguntas a todos(as) sem chamar alguém pelo nome, pois vai criar num primeiro momento um silêncio generalizado e depois de repente todos falam ao mesmo tempo. Primeiro dirija-se a um(a) participante e depois faça uma pergunta (pode observar esta técnica nos noticiários da CNN);
B) Coloque uma lista de participantes impressa do seu lado direito, com uma linha por participante. Assinale quem já participou ou foi chamado/envolvido por si. Desta forma garante um envolvimento equilibrado de todos(as) e todos(as) estão sempre com atenção pois podem ser chamadas a qualquer momento;
C) Tenha uma caneta e papel em branco prontos (se necessário para notas).

4 – Dica para ter para ter um rosto bem iluminado:
A) Se a aula ou reunião for durante o dia, oriente-se para que tenha uma janela atrás do computador;
B) Se a aula for à noite, crie uma luz indireta da frente, por exemplo, na imagem tenho o candeeiro de secretária dirigido para a cortina).

5 – Coloque um relógio de maneira a que consiga ver o relógio e o seu Roteiro ao mesmo tempo. Desta forma, pode facilmente comparar a hora atual como seu timing planeado.

Boas sessões online! #juntosnadistancia ;)


 

formacao distancia dicas ATEC

 

 

Partilhe esta informação

Os seus dados
Por favor preencha o seu nome
Por favor preencha o seu e-mail.
Destinatário
Por favor preencha o e-mail destinatário
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Não trataremos qualquer dado pessoal aqui registado.

Partilhe Connosco
as suas necessidades

Empresas e Particulares
Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor indique o n.º de telefone.
Descreva a sua necessidade
Por favor preencha o projeto/tema.
Por favor preencha o objetivo
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Pedido de Informação

Por favor preencha o seu nome.
Por favor preencha o seu e-mail.
Por favor preencha a sua função.
Por favor preencha a empresa.
Por favor preencha o telefone.

Por favor escolha o seu pedido
Por favor preencha a mensagem.
Verificação de segurança inválido. Por favor atualize a página e tente novamente.
A ATEC atua no respeito das normas nacionais de proteção de dados pessoais. Os dados aqui colocados serão eliminados até seis meses após a sua utilização.
Para o exercício dos direitos de informação, acesso, retificação, eliminação ou oposição dos seus dados deverá enviar um e-mail para info@atec.pt.

Download PDF do Curso

Por favor preencha os seguintes campos para poder fazer download da ficha do curso:

Por favor insira o seu nome.

Por favor insira um e-mail correcto.

Por favor escolha uma das opções.

A fim de proceder, tem que concordar com a nossa política de tratamento de dados pessoais.